Salários sobem 7,71% em 2013

DE SÃO PAULO

Os salários na Grande São Paulo subiram, em média, 7,71 entre janeiro e dezembro de 2013, indica a edição anual da Pesquisa Bolsa de Salários Datafolha, realizada a partir dos resultados obtidos ao longo do ano passado.

Dentre os quatro segmentos analisados, o da Construção Civil registrou os maiores índices de dissídio durante 2013 - teve variação média acumulada de 9,65%. O segmento de Serviços figurou na segunda posição, com variação média acumulada de 7,84%, seguido pelo da Indústria, com variação média de 7,72%, e o do Comércio, com 5,6%.

No mesmo período analisado, o IPC-Fipe (Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas ) registrou inflação acumulada de 3,88%. Sendo assim, o aumento médio dos salários ficou 3,83 pontos percentuais (p.p.) acima do índice de comparação.

Os maiores aumentos médios salariais, registrados durante o ano de 2013, ocorreram nos meses de maio, 1,51%; janeiro, 1,27%; e outubro, 0,67%.

Maiores reajustes médios

Entre os dez grupos de ocupações que compõem a pesquisa, o de Outros Serviços, com 8,27%, registrou o maior reajuste médio. Destaque para a função de Tapeceiro, com índice médio acumulado de 9,87%.

Em seguida, com reajuste médio de 8,21%, aparece o grupo de Ocupações de Nível Médio, liderado pela função de Editor de Texto, Imagem, TV e Vídeo, com média acumulada de 12,4% (para 6h de trabalho/dia).

O grupo Ocupações da Produção aparece com o terceiro maior nível de reajuste (8,18%), com destaque para função de Bombeiro, que teve índice médio acumulado de 9,93%.

Menores reajustes médios

O grupo de Diretores e Gerentes, com reajuste de 6,83%, aparece entre os menores reajustes médios, com destaque negativo para a função de Gerente de Loja (índice médio acumulado de 3,98% ao longo de 2013).

Em seguida vêm os grupos Administração, Vendas e Finanças, com reajuste médio de 7,12% e destaque negativo para a função de Vendedor de Varejo (índice de 1,48%); e Ocupações de Nível Superior, com reajuste médio de 7,26%, em que se destaca negativamente a função de Advogado Júnior, índice médio de 2,72%.

Cargos com maiores variações no Mercado Geral

Entre os 350 cargos pesquisados no Mercado Geral, o maior índice médio acumulado encontrado ficou para função de Editor de Texto, Imagem, TV e Vídeo, dentro do grupo Ocupações de Nível Médio e pertencente ao segmento de Serviços: 12,4%, considerando a jornada diária de 6 horas. Em 2012 o acordo coletivo não foi firmado para esta função, refletindo assim uma maior variação em 2013: índice de 13% aplicado em julho.

Os sindicatos que representam a função de Editor de Texto, Imagem, TV e Vídeo, e que tiveram os índices definidos e aplicados de forma retroativa, foram: Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiofusão e Televisão no Estado de São Paulo, data-base em maio; e SAAESP (Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar de São Paulo, data-base em março).

Com o segundo maior índice acumulado ficou a função de Assistente de Produção, 12,17%, também pertencente ao grupo de Ocupações de Nível Médio. Desta categoria fazem parte, com maior frequência, profissionais que atuam no segmento de Serviços e estão igualmente representados pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiofusão e Televisão no Estado de São Paulo.

Cargos com menores variações no Mercado Geral

Dos 350 cargos pesquisados, alguns tiveram reajuste abaixo do IPC-Fipe, de 3,88%, entre eles a função de Vendedor de Varejo, variação média acumulada de 1,48%; e de Vendedor Técnico, 1,72%. Ambas fazem parte do grupo de Administração, Vendas e Finanças e têm forte representação no comércio. Representadas pelo Sindicato do Comércio de São Paulo nas categorias de atacadistas, concessionárias, federação e varejista, estas funções não tiveram um acordo oficial definido em 2013, o que se refletiu na variação geral dos referidos cargos.

A reposição salarial, em 2013 (variação média salarial acumulada de 7,71%), ficou 0,32 p.p. maior quando comparada ao mesmo período em 2012 (variação média salarial acumulada de 7,39%).

O aumento médio acumulado dos salários, em 2013, superou a inflação em 98,7%. Em 2012, havia superado em 44,9% (variação média salarial acumulada em relação ao IPC-Fipe acumulado do mesmo período).

A variação acumulada do IPC-Fipe, 2013 em relação a 2012, ficou menor em 1,22 ponto percentual.