O aumento médio dos salários foi de 0,48% em fevereiro

DE SÃO PAULO

A pesquisa Datafolha Bolsa de Salários, atualizada mensalmente, apontou que o segmento de Serviços foi o que apresentou os maiores reajustes nos salários, variação geral média de 0,82%. Com pequenas variações médias, em fevereiro, figuram os segmentos do Comércio e o da Indústria, índices de 0,04% e 0,03% respectivamente, por outro lado, o da Construção Civil não apresentou oscilações nas médias salariais.

Das 130 empresas participantes da pesquisa, 8,5% concederam reajustes salariais. Os índices aplicados variarão de 0,5%, e fazem referências as segundas partes dos dissídios concedidos pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas Mecânicas e de Materiais Eletrônicos de São Paulo (grupo 19/3), Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região (grupo 2) e Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas de São Paulo, a 7%, referentes aos dissídios do Sindicato dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias e Auxiliares na Administração em Geral de São Paulo e do Sindicato dos Armazéns Gerais e das Empresas de Movimentação de Mercadorias de São Paulo.

Dos 350 cargos pesquisados, 47% apresentaram variações médias entre 0,1% e 6,6%, os demais, permaneceram inalterados.

Entre os dez grupos de ocupações que compõem a pesquisa, o grupo de Analistas apresentou a maior variação média, 0,98%, seguido por Diretores e Gerentes, 0,89%. Na terceira colocação figurou o grupo de Assessores e Assistentes, variação de 0,82%.