Jaques Wagner (PT) tem 57% dos votos válidos na Bahia

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

50% dos eleitores de Jaques Wagner conhecem seu número

Faltando menos de uma semana para o primeiro turno das eleições, pesquisa Datafolha revela que o atual governador Jaques Wagner (PT), tem 50% das intenções de voto, contra 19% do seu principal adversário, o ex-governador Paulo Souto (DEM). O ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) tem 15% e aproxima-se de Souto. Na pesquisa anterior, de 22 de setembro, Jaques Wagner tinha 21%, Paulo Souto alcançava 21% e Geddel Vieira Lima era citado por 12%.

O levantamento ouviu 1198 eleitores entre os dias 28 e 29 de setembro de 2010, em 49 cidades do estado da Bahia. A margem de erro desta pesquisa é de 3,0 pontos percentuais para mais ou para menos.

Bassuma (PV), tem 2% e Professor Carlos (PSTU) tem 1%. Sandro Santa Bárbara (PCB) e Marcos Mendes (PSOL) foram citados porém não alcançaram 1% das intenções de voto. Pretendem votar em branco ou anular o voto, 4% e 8% estão indecisos.

No cálculo de votos válidos, onde a taxa de votos brancos, nulos e indecisos é excluída, Jaques Wagner alcançaria 57% dos votos válidos, contra 21% de Paulo Souto e 17% de Geddel Vieira Lima. Na pesquisa anterior, esses índices eram respectivamente: 58%, 25% e 14%.

Sem a apresentação do cartão dos candidatos, na intenção de voto espontânea, Wagner tem 36% das citações, índice estável em relação a semana passada, Paulo Souto, aparece com 9%, oscilando negativamente um ponto percentual e Geddel Vieira Lima chega a 9% (eram 6%). Bassuma aparece com 1% das citações e outros candidatos, assim como na pesquisa passada, não atingiram 1% das citações. Não souberam responder 35% e 3% afirmam votar em branco ou nulo.

Paulo Souto tem 32% de rejeição entre os baianos (eram 34% na pesquisa anterior). Geddel Vieira Lima tem rejeição de 24% (eram 24% na pesquisa anterior). Jaques Wagner surge com 18% de rejeição (era 15%). Entre os candidatos de partidos menores, aparece Bassuma (PV), com 25% de rejeição, Marcos Mendes (PSOL) com 23%, Professor Carlos (PSTU), com 22%, e Sandro Santa Bárbara, do PCB com 24%. Não rejeitam nenhum candidato somam 8%, e outros 3% rejeitam todos os candidatos apresentados. Não sabem, 12%.

Apresentado aos eleitores um cenário de segundo turno com Jaques Wagner e Paulo Souto, Wagner mantém o índice de 62%, oscilando positivamente dois pontos percentuais em relação à pesquisa anterior. Paulo Souto, nessa circunstância, tem 28%, oscilação negativa de um ponto percentual.

Faltando menos de uma semana para o primeiro turno das eleições, 50% dos eleitores baianos que declaram ter um candidato ainda não sabem como fazer para confirmar sua escolha na eleição de outubro (eram 54% na pesquisa anterior). Respondem corretamente 43% (eram 40%) e dão respostas incorretas 4%. Entre os que afirmaram anular seu voto, 3% não sabem como fazê-lo.

Entre os eleitores de Jaques Wagner, 50% citam corretamente o número de seu candidato (13) quando questionados (oscilação de um ponto percentual em relação a pesquisa anterior) e 47% não conhecem o seu número. Entre os que votam em Paulo Souto, o índice de eleitores que sabem qual o número a ser digitado na urna eletrônica é de 26% (eram 31%), e entre os eleitores de Geddel Vieira Lima, 50% (eram 27%). Entre os eleitores de Paulo Souto, 67% não sabem o número do candidato (eram 65%).

César Borges (PR), Lídice (PSB) e Walter Pinheiro (PT) continuam empatados

Faltando menos de uma semana para as eleições, a disputa pelas duas vagas ao senado continua acirrada, é o que revela pesquisa Datafolha: César Borges (PR), 34%, Lídice (PSB), 34% e Walter Pinheiro (PT), 30%, continuam tecnicamente empatados. Na pesquisa anterior, os índices eram 29%, 28% e 25% respectivamente, já caracterizando o empate técnico. José Ronaldo (DEM) manteve seu índice e tem 12%. Edvaldo Brito (PTB) tem 11%, Aleluia (DEM), oscilou um ponto percentual e agora tem 13% e Edson Duarte (PV), manteve 3% das citações. Surgem ainda os candidatos do PSOL, França e Zilmar, com 1%, cada. Albione (PSTU) foi citado porém não alcançou 1%.

Considerando as duas escolhas ao senado, dos eleitores baianos, 11% afirmam votar em branco para uma das vagas, e 6% para as duas vagas. Não sabem em quem votar para uma das vagas, 26% e para as duas vagas, 18%. O índice de eleitores indecisos passou de 62% para 44%.

Foram ouvidos 1198 eleitores na Bahia em 49 municípios entre os dias 28 e 29 de setembro de 2010, e a margem de erro máxima para esta amostra é de 3,0 pontos percentuais para mais ou para menos.

O Datafolha passa a divulgar também os resultados de sua pesquisa sobre as intenções de voto para o senado com o cálculo que o Tribunal Superior Eleitoral utilizará na apuração oficial. A base de cálculo deixa de ser o total de eleitores e passa a ser o total de votos, o que não provocará mudanças de tendências, mas altera apenas os percentuais obtidos pelos candidatos. Este procedimento vale para o cálculo dos votos válidos.

No cálculo dos votos válidos, os votos brancos, nulos e indecisos são excluídos. Como cada eleitor pode votar em dois candidatos ao senado, a soma dos percentuais divulgados pelo Datafolha até aqui é igual a 200%. Com o cálculo adotado pelo TSE, considerando-se a base de total de votos, os resultados somarão 100%. Assim, as taxas de menção aos candidatos serão inferiores às verificadas até aqui. É importante a divulgação dos dois resultados.

No cálculo dos votos válidos para o senado da Bahia, César Borges e Lídice têm 25%, cada, das citações, e Walter Pinheiro, 22%. Aleluia tem 9%, José Ronaldo, 8%, Edvaldo Brito, 8% e Edson Duarte, 2%. Na região metropolitana de Salvador, Lídice destaca-se, com 29% dos votos válidos, seguida por Walter Pinheiro, com 25% e com 21%, César Borges. Já no interior, Borges tem 26%, Lídice, 23% e Walter Pinheiro, 20%.

São Paulo, 29 de setembro de 2010