Diferença de Dilma para a soma dos outros candidatos cai para dois pontos

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Dilma tem 51% dos votos válidos; margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais

A candidata do PT, Dilma Rousseff, caiu três pontos percentuais nos últimos cinco dias na disputa pela Presidência da República. Passou de 49% para 46%. Pesquisa nacional realizada pelo Datafolha junto a 3180 eleitores no dia 27 de setembro mostra que a diferença de sete pontos que a petista mantinha em relação à soma dos outros candidatos é agora de apenas dois pontos percentuais.

O dado consiste em importante indicador sobre a probabilidade da ocorrência de segundo turno. Quanto menor a diferença entre o líder das intenções de voto e os outros candidatos, maior a probabilidade de segundo turno.

José Serra (PSDB) aparece em segundo lugar com 28%, seguido por Marina Silva (PV) com 14%. Em relação à pesquisa anterior, o tucano permaneceu estável e a candidata do Partido Verde oscilou positivamente um ponto percentual. Os outros candidatos, individualmente, não alcançam 1%, cada. Juntos, porém, atingem a marca.

Pretendem votar em branco ou anular o voto, 4% dos entrevistados, um ponto a mais do que o verificado há cinco dias. A taxa de indecisos oscilou dois pontos positivos - de 5 % para 7%.

Nos votos válidos, observa-se uma queda importante de Dilma Rousseff. Em cinco dias, ela caiu três pontos percentuais e aparece com 51% dos votos válidos. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, seria impossível apontar vitória da petista no primeiro turno, caso a eleição fosse agora.

Dilma perdeu pontos em todas as regiões do país, principalmente nas áreas metropolitanas. A queda também é expressiva entre as mulheres (cinco pontos), entre os mais escolarizados (sete pontos), os que possuem renda de dois a cinco salários mínimos (cinco pontos) e entre os que têm de 35 a 59 anos. Serra e Marina melhoraram principalmente entre os mais ricos. A candidata do Partido Verde também se destaca entre os que têm nível superior de escolaridade.

Na intenção de voto espontânea, Dilma oscila negativamente dois pontos percentuais - de 39% para 37%. Serra fica estável com 21% e Marina vai de 9% para 11%. O percentual de indecisos permanece inalterado (24%).

Na simulação de segundo turno entre Dilma Rousseff e José Serra, a vantagem da petista também caiu. No levantamento anterior, Dilma tinha 55% das intenções de voto na hipótese de um confronto direto com o tucano. Agora, essa taxa corresponde a 52%. Serra, que antes tinha 38%, oscila um ponto e fica com 39%.

*Petista conhece sua maior taxa de rejeição
22% assistiram pelo menos parte do debate da TV Record; metade ainda não sabe números para urna*

A seis dias da eleição, a candidata do PT a Presidência da República, Dilma Rousseff, conhece sua maior taxa de rejeição - 27%. Nos últimos cinco dias, o índice dos que dizem que não votam na petista de jeito nenhum subiu três pontos percentuais. A taxa é a maior reprovação já verificada em relação a Dilma desde o início do processo eleitoral. A rejeição a José Serra oscilou um ponto (de 31% para 32%) e a Marina Silva permaneceu estável em 17%.

Sobre o debate que aconteceu no domingo, dia 26, na TV Record, 22% dos eleitores afirmam ter assistido ao programa mesmo que em parte. Dentre estes, apenas 5% o viram inteiro. Entre os eleitores de um modo geral, a grande maioria (72%) nãos sabe dizer qual dos candidatos se saiu melhor. Entre os que assistiram ao debate completo, 37% acham que Dilma foi a vitoriosa, 22% apontam Marina Silva e outros 22% José Serra.

Quanto ao número que o eleitor deverá digitar na urna eletrônica para concretizar seu voto para presidente, metade dos brasileiros (50%) desconhece os algarismos. Acertam o número 53%. Entre os eleitores de Dilma essa taxa vai a 62%, entre os de Serra ela é de 52% e entre os de Marina fica em apenas 32%.

São Paulo, 27 de setembro de 2010.