Marina (PV) e Serra (PSDB) empatam entre alunos, professores e funcionários da USP

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Alunos, professores e funcionários têm escolhas diferentes

Em pesquisa Datafolha - ECA/USP a menos de 20 dias para o primeiro turno das eleições, na USP - Universidade de São Paulo, a candidata do PV à presidência da República, Marina Silva, tem 30% e José Serra (PSDB) tem 27% das intenções de voto na USP. Considerando a margem de erro máxima para essa amostra, de três pontos percentuais para mais ou para menos, Marina poderia ter entre 27% e 33%, e Serra, entre 30% e 24%, configurando um empate técnico. Dilma Rousseff (PT) tem 21% das citações e Plínio (PSOL), 7%. Com 1%, cada surgem os candidatos Zé Maria (PSTU) e Eymael (PSDC). Ivan Pinheiro (PCB) foi citado porém não alcançou 1% das intenções de voto na maior universidade do país. Dos entrevistados, 9% anulariam o voto, e 1% votariam em branco. Não sabem, 3%.

Para essa pesquisa, foram ouvidos 1014 entrevistados, de 16 anos ou mais, nos dias 14, 15 e 16 de setembro de 2010 em 29 faculdades ou institutos da USP na cidade de São Paulo, sendo 698 alunos de graduação ou pós-graduação, 154 docentes e 162 funcionários da Universidade de São Paulo. A abordagem aleatória foi realizada por alunos da ECA - Escola de Comunicação e Artes da USP, que cursam o 4º semestre de Jornalismo, instruídos pelo Datafolha. A pesquisa de campo, de responsabilidade dos alunos, foi supervisionada pelo Prof. Dr. José Coelho Sobrinho, responsável pela cadeira de laboratório de jornalismo impresso, e processada pelo Datafolha. A margem de erro máxima para essa pesquisa é de 3,0 pontos percentuais para mais ou para menos.

Entre os alunos de graduação e pós-graduação, Marina tem 31% das intenções de voto, Serra tem 28% e Dilma 20%. Entre os professores da USP, porém, as preferências se modificam e Serra se destaca, com 38% das citações, ante 25% de Dilma e 22% de Marina. Entre os funcionários não docentes, mais uma vez as preferências se alteram, e Dilma passa a 37%, Marina, a 28% e Serra, 14%.

A pluralidade da maior universidade do país pode ser notada também entre as faculdades e/ou institutos. Quando cruzadas, as preferências nas faculdades são bastante heterogêneas, como pode ser notado. Na FEA - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, 45% escolhem o Serra como seu candidato, contra 27% de Marina e 16% de Dilma. Na POLI - Escola Politécnica, 45% declaram seu voto ao tucano, 27% a Marina, e 16% a Dilma. Na FFLCH - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas entretanto, Dilma tem 30%, Marina, 27% e Serra, 13%. Na EACH - Escola de Artes e Ciências e Humanidades, na USP - Leste, por sua vez, 37% afirmam votar em Marina, 25% em Serra e 19% em Dilma. Na Faculdade de Medicina, Serra tem 41%, Marina, 25% e Dilma, 8%. Na ECA - Escola de Comunicação e Artes, 30% votam em Marina, 29% em Dilma e 13% em Serra.

Lula é aprovado por 53% da comunidade uspiana

Perguntados sobre a avaliação do presidente Lula, 7% dos entrevistados afirmam que Lula está fazendo um ótimo governo e 46% que o seu governo é bom. Outros 36% acham o governo de Lula regular, 7% ruim e 3% péssimo. Entre as faculdades, a melhor avaliação de Lula é na Faculdade de Direito, onde ele obtém 66% de aprovação e a maior reprovação é na POLI, com 16% de citações "ruim ou péssimo". Na ECA, Lula alcança 14% de citações para "ótimo", 44% para "bom", 36% "regular", 4%, "ruim", e outros 2% "péssimo".

Entre os segmentos funcionais e estudantis da USP, aprovam mais Lula os funcionários, dos quais 69% afirmam que ele está fazendo um ótimo ou bom governo. Dos alunos, esse índice é de 52% e entre os professores, 51%. Desaprovam, 7% dos funcionários, 9% dos alunos e 24% dos docentes. Acham-no regular 38% dos alunos, 25% dos funcionários e 25% dos docentes.

Já entre as categorias internas da USP, Lula alcança nota média de 7,0 entre os funcionários, 6,2 entre os alunos e 5,9 entre os professores.

*Alckmin (PSDB) tem 39% na USP
Mercadante (PT) ganha entre os funcionários*

Geraldo Alckmin (PSDB) tem 39% das intenções de voto na maior universidade pública do país. Ele é seguido por Aloizio Mercadante (PT), com 25%, Skaf (PSB), com 6%, Fabio Feldmann (PV), com 3%, Paulo Búfalo (PSOL) e Celso Russomano (PP), ambos com 2%, cada. Mancha (PSTU) é citado mas não alcança 1% das intenções de voto. Anulam seu voto 13% dos entrevistados, votam em branco, 2% e outros 6% não souberam responder.

Entre os docentes, o tucano se destaca, dos quais 43% afirmam votar no candidato, contra 26% que votariam em Mercadante, 6% em Fabio Feldmann e 1% em Skaf. Entre os alunos, 39% votam em Alckmin, 24% em Mercadante, 6% em Skaf e 3% em Fabio Feldmann. Caracterizando a heterogeneidade dos públicos presentes na maior universidade do país, entre os funcionários, o cenário entre os principais postulantes ao governo paulista se modifica, e o petista Aloizio Mercadante se destaca, com 39% das citações, contra 32% de Geraldo Alckmin, 5% de Skaf, e com 4% cada, Feldmann e Russomano.

Plural, inclusive entre as inúmeras faculdades, a USP demonstra seus diversos contornos também quando se trata de eleições. Na EEFE - Escola de Educação Física e Esportes por exemplo, 61% afirmam votar em Alckmin, 11% em Mercadante, e 2% em Skaf. Já na FFLCH - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 33% afirmam votar no petista, contra 20% que dizem votar no tucano e 6% em Skaf. Na POLI - Escola Politécnica, Alckmin ganharia com 51% dos votos, contra 19% de Mercadante. Na ECA - Escola de Comunicação e Artes, outro cenário: 35% Alckmin, 32% Mercadante, 3% Feldmann e 2% Skaf. Entre as faculdades, o maior índice pró-Alckmin é na FEA - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (70%), assim como o maior índice pró-Mercadante está na FFLCH (33%). Entre os candidatos com menores citações, destaca-se Paulo Búfalo, também na FFLCH (5%) e Skaf, na Faculdade de Direito (8%). No pólo USP - Leste, Mercadante tem 26% das intenções de voto, contra 40% de Alckmin.

São Paulo 20 de setembro de 2010