Lindberg (PT) divide liderança com Crivella (PRB)

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Pesquisa Datafolha de intenção de voto para senador do Estado do Rio de Janeiro confirma a mudança na preferência dos eleitores detectada na última pesquisa. Marcelo Crivella e Lindberg empatam na disputa ao senado com 40% e 38% das intenções de voto. Em terceiro lugar aparece César Maia (DEM) com 27% das intenções.

Na pesquisa realizada no início de agosto, Crivella tinha 40% das intenções de voto e liderava sozinho a disputa, perdeu três pontos na pesquisa seguinte indo a 37%, depois voltou ao percentual de agosto, ficando com 40% e agora repete o mesmo índice. Lindberg tinha 22% no início de agosto, no final daquele mês oscilou dois pontos, indo a 24%, depois ganhou doze pontos chegando a 36% das intenções de voto e agora oscilou mais dois pontos indo a 38%. Considerando que a margem de erro para o total da amostra é de três pontos percentuais, Crivella poderia ter entre 43% e 37% e Lindberg poderia ter entre 41% e 35%, o que configura um empate técnico. Maia, no mesmo período tinha 33%, oscilou negativamente um ponto no final de agosto, depois oscilou negativamente mais três pontos chegando a 29% das menções e agora oscila mais dois pontos e vai a 27% das intenções de voto.

Jorge Picciani, do PMDB, aparece com 21% (na pesquisa anterior tinha 22%). Waguinho (PTdoB) aparece com 7%, Marcelo Cerqueira (PPS) e Milton Temer (PSOL) aparecem com 4. Carlos Dias (PTdoB) tem 3%, Wladimir Mutt (PCB) e Claiton (PSTU) têm 1%, cada. Heitor (PSTU) é citado mas não atinge 1%.

Afirmaram votar em branco ou nulo para uma das vagas 14% dos entrevistados, para as duas vagas 8%, 22% não sabem em quem votar para uma das vagas e 10% para as duas vagas.

Na região metropolitana, 41% dos entrevistados preferem Crivella, 39% escolhem Lindberg e 27% votam em César Maia. No interior, Crivella aparece com 37% da preferência dos eleitores, 27% optam por Maia e 34% preferem Lindberg. Na capital, o senador Crivella tem 38%, Lindberg tem 40% e o ex-prefeito César Maia tem 31% das intenções.

A partir de hoje o Datafolha passa a divulgar também os resultados de sua pesquisa sobre as intenções de voto para o senado com o cálculo que o Tribunal Superior Eleitoral utilizará na apuração oficial. A base de cálculo deixa de ser o total de eleitores e passa a ser o total de votos, o que não provocará mudanças de tendências, mas altera apenas os percentuais obtidos pelos candidatos. Este procedimento vale para o cálculo dos votos válidos.

No cálculo dos votos válidos, os votos brancos e nulos são desconsiderados - da forma adotada pelo TSE - e os indecisos são distribuídos proporcionalmente para cada candidato, segundo seus percentuais de intenção de voto. Como cada eleitor pode votar em dois candidatos ao senado, a soma dos percentuais divulgados pelo Datafolha até aqui é igual a 200%. Com o cálculo adotado pelo TSE, considerando-se a base de total de votos, os resultados somarão 100%. Assim, as taxas de menção aos candidatos serão inferiores às verificadas até aqui. É importante a divulgação dos dois resultados.

No cálculo dos votos válidos, Crivella alcança 27% das preferências, Lindberg chega a 26%, César Maia aparece com 18% e Picciani com 14%..
O Datafolha ouviu 1273 eleitores no estado do Rio de Janeiro, entre os dias 13 e 14 de setembro e a margem de erro para o total da amostra é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

São Paulo, 16 de setembro de 2010.