Aécio Neves (PSDB) volta a crescer e alcança 71% das intenções ao senado

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Ex-Presidente Itamar Franco (PPS) mantém segundo lugar

Aécio volta a crescer nas intenções de voto para o senado em pesquisa Datafolha a menos de 20 dias das eleições e alcança 71% das citações, índice que era de 67% na pesquisa anterior. O ex-presidente Itamar Franco (PPS) oscilou negativamente dois pontos percentuais e alcança 40%. Pimentel (PT), ex-prefeito da capital mineira, oscilou três pontos e chega a 32% das intenções de voto, ante 29% da pesquisa anterior.

O levantamento ocorreu entre os dias 13 e 14 de setembro e ouviu 1837 eleitores mineiros em 83 cidades do estado. A margem de erro máxima para essa pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Marilda Ribeiro (PSOL), Rafael Pimenta (PCB), Zito Vieira (PC do B), tem 2% das intenções de voto, cada. Com 1% das citações cada aparecem José João da Silva (PSTU), Miguel Martini (PHS), Betão (PCO), Efraim Moura (PSTU) e Mineirinho (PSOL).

Como nessas eleições os eleitores devem votar para dois senadores, 8% dos eleitores mineiros afirmam votar em branco ou anular seu voto para uma das vagas, e 4% para as duas vagas. Não sabem em quem votar para uma das vagas somam 23% e 11% não sabem em quem votar para as duas vagas.

A partir de hoje o Datafolha passa a divulgar também os resultados de sua pesquisa sobre as intenções de voto para o senado com o cálculo que o Tribunal Superior Eleitoral utilizará na apuração oficial. A base de cálculo deixa de ser o total de eleitores e passa a ser o total de votos, o que não provocará mudanças de tendências, mas altera apenas os percentuais obtidos pelos candidatos. Este procedimento vale para o cálculo dos votos válidos.

No cálculo dos votos válidos, os votos brancos e nulos são desconsiderados - da forma adotada pelo TSE - e os indecisos são distribuídos proporcionalmente para cada candidato, segundo seus percentuais de intenção de voto. Como cada eleitor pode votar em dois candidatos ao senado, a soma dos percentuais divulgados pelo Datafolha até aqui é igual a 200%. Com o cálculo adotado pelo TSE, considerando-se a base de total de votos, os resultados somarão 100%. Assim, as taxas de menção aos candidatos serão inferiores às verificadas até aqui. É importante a divulgação dos dois resultados.

No cálculo de votos válidos, Aécio Neves tem 46% das citações, seguido por Itamar Franco, com 26% e Pimentel, com 21%. Marilda Ribeiro tem 2% das citações e com 1%, cada surgem Rafael Pimenta, Zito Vieira, José João da Silva, Miguel Martini, Betão e Efraim Moura. Nessa situação, o candidato Mineirinho é citado, porém não alcança 1% das intenções de voto.

São Paulo, 17 de setembro de 2010