Requião (PMDB) e Gleise (PT) dividem a liderança da disputa para o senado

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

O ex-governador, Roberto Requião (PMDB) e Gleise Hoffman (PT), seguem na liderança na disputa para o senado com 44%, cada, das intenções de voto. Na pesquisa realizada nos dias 8 e 9 de setembro, Requião liderava a disputa com 47% das intenções, a petista ocupava o segundo lugar com 41%. Na sequência aparecem, tecnicamente empatados, Gustavo Fruet (PSDB) e Ricardo Barros (PP) com 21% e 18%, respectivamente, no levantamento passado esses percentuais eram 22% e 16%, respectivamente.

Mais atrás estão os candidatos: Rubens Hering (PV) com 3%, Gilberto (PCB) com 2%, Professor Piva (PSOL), Valmor (PSOL) e Sargento Qe Pedroso (PRTB) com 1%, cada, Irineu Fritz (PT do B), Sargento Jensen (PRTB) e Timossi (PSTU) foram citados mas não atingiram 1%. Votariam em branco ou anulariam o voto para uma das vagas 7%, em branco ou nulo para as duas vagas 3%, declaram não saber para uma das vagas 35%, outros 19% não sabem para as duas vagas.

Foram ouvidos 1246 eleitores, com 16 anos ou mais de idade, entre os dias 13 e 14 de setembro de 2010, em 47 municípios do Estado do Paraná, a margem de erro para a amostra é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Na capital e região metropolitana, a petista lidera com 45%, Requião e Gustavo Fruet (PSDB) aparecem empatados com 36% e 38%, respectivamente. No interior do estado Requião lidera com 47% das intenções de voto, Gleise oscila positivamente e atinge 43%. Ricardo Barros aparece com 19% e Gustavo Fruet com 14% no interior do estado.

Roberto Requião atinge 61% das intenções de voto entre os que têm intenção de votar em seu colega de coligação, Osmar Dias, para o governo estadual. Entre os que pretendem votar em Beto Richa, 35% votam no peemedebista. Entre os eleitores de Dilma Rousseff (PT) 58% votam em Requião, entre os eleitores de José Serra (PSDB) 38% afirmam votar no ex-governador.

Gleise Hoffmann (PT) atinge 59% de menções entre os que votam em Osmar Dias, parceiro de chapa da candidata, para o governo. Entre os eleitores que dizem votar em Beto, 39% votam na petista. Entre os eleitores de Dilma, 59% votam em Gleise e dos que votam em Serra, 35% votam na candidata.

A partir de hoje o Datafolha passa a divulgar também os resultados de sua pesquisa sobre as intenções de voto para o senado com o cálculo que o Tribunal Superior Eleitoral utilizará na apuração oficial. A base de cálculo deixa de ser o total de eleitores e passa a ser o total de votos, o que não provocará mudanças de tendências, mas altera apenas os percentuais obtidos pelos candidatos. Este procedimento vale para o cálculo dos votos válidos.

No cálculo dos votos válidos, os votos brancos e nulos são desconsiderados - da forma adotada pelo TSE - e os indecisos são distribuídos proporcionalmente para cada candidato, segundo seus percentuais de intenção de voto. Como cada eleitor pode votar em dois candidatos ao senado, a soma dos percentuais divulgados pelo Datafolha até aqui é igual a 200%. Com o cálculo adotado pelo TSE, considerando-se a base de total de votos, os resultados somarão 100%. Assim, as taxas de menção aos candidatos serão inferiores às verificadas até aqui. É importante a divulgação dos dois resultados.

Considerando os votos válidos, Roberto Requião e Gleise Hoffmann teriam 32%, cada. Gustavo Fruet aparece em terceiro com 16% e Ricardo Barros com 13% dos votos válidos.

São Paulo, 16 de setembro de 2010.