Cristovam Buarque (PDT) segue na liderança por uma das vagas para o senado

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Rollemberg se mantém na segunda posição

A menos de um mês para as eleições Cristovam Buarque se mantém na liderança com 49% das intenções de voto. O candidato do PSB, Rollemberg, segue na segunda posição com 39%. Ambos oscilaram negativamente um ponto, em relação ao levantamento dos dias 8 e 9 de setembro, quando tinham 50% e 40%, respectivamente. Abadia (PDSB) tem 17% (tinha 24%), Alberto Braga mantém o mesmo índice da pesquisa passada (16%).

Ainda foram citados Pastor Milton Tadashi (PTN) e Chico Sant'Anna (PSOL), com 2% cada, Gerônimo (PSL), Moacir Bueno (PV), Jorge Antunes (PSOL), Robson (PSTU) e Cadu Valadares (PV) com 1%, cada. Rosana Chaib (PCB) e Gilson Dobbin (PCO) foram citados mas não atingiram 1%. Dos eleitores, 37% não sabem em quem votar para uma das vagas, 22% não sabem para as duas vagas, 8% declaram votar em branco ou anular o voto para uma das vagas, 5% para as duas vagas.

Foram ouvidos 849 eleitores no Distrito Federal, entre os dias 13 a 15 de setembro de 2010, e a margem de erro máxima para esta amostra é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Cristovam Buarque destaca-se entre os mais escolarizados (59%), entre os mais ricos (65%) e entre os que declaram renda mensal de mais de cinco até dez salários mínimos (68%), entre os eleitores de Agnelo (72%). Já Rollemberg tem melhor desempenho entre os que têm renda de mais de cinco até dez salários mínimos (53%) e entre os que declaram votar em Agnelo (60%). Os candidatos Abadia e Alberto Fraga se destacam entre os eleitores de Roriz, com 42% e 25%, respectivamente.

A partir de hoje o Datafolha passa a divulgar também os resultados de sua pesquisa sobre as intenções de voto para o senado com o cálculo que o Tribunal Superior Eleitoral utilizará na apuração oficial. A base de cálculo deixa de ser o total de eleitores e passa a ser o total de votos, o que não provocará mudanças de tendências, mas altera apenas os percentuais obtidos pelos candidatos. Este procedimento vale para o cálculo dos votos válidos.

No cálculo dos votos válidos, os votos brancos e nulos são desconsiderados - da forma adotada pelo TSE - e os indecisos são distribuídos proporcionalmente para cada candidato, segundo seus percentuais de intenção de voto. Como cada eleitor pode votar em dois candidatos ao senado, a soma dos percentuais divulgados pelo Datafolha até aqui é igual a 200%. Com o cálculo adotado pelo TSE, considerando-se a base de total de votos, os resultados somarão 100%. Assim, as taxas de menção aos candidatos serão inferiores às verificadas até aqui. É importante a divulgação dos dois resultados.

No cálculo dos votos válidos, Cristovam Buarque teria 38%, Rollemberg 30%, Abadia e Alberto Fraga aparecem empatados com 13% e 12%, respectivamente, dos votos válidos.

São Paulo, 16 de setembro de 2010.