Sérgio Cabral (PMDB) lidera com 58% das intenções de voto

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Maioria dos eleitores de Cabral desconhece seu número na urna

Faltando menos de um mês para as eleições Datafolha revela manutenção da vantagem de Sérgio Cabral sobre o segundo colocado: Cabral tem 58% das intenções e Gabeira 18%, índices idênticos aos observados no início do mês de setembro. Em julho, Cabral tinha 53% indo a 57% na primeira pesquisa do mês de agosto. Ao final daquele mês oscilou um ponto percentual, indo a 56% e no início de setembro oscilou mais dois pontos alcançando a 58%. Gabeira tinha 18% em julho, no início de agosto perdeu quatro pontos e foi a 14%, no final do mês recuperou três dos pontos perdidos chegando a 17% das intenções de voto. No início do mês oscilou positivamente um ponto e agora permanece com a mesma taxa.

A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 14 de setembro de 2010, com 1273 eleitores do Estado do Rio de Janeiro, em 30 municípios, e a margem de erro para o total da amostra é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

No cálculo dos votos válidos, em que os indecisos, brancos e nulos são distribuídos proporcionalmente segundo o índice obtido por cada candidato, Cabral alcança 68%.

A seguir aparecem Peregrino (PR) com 4%, Eduardo Serra (PCB) e Cyro Garcia (PSTU) com 2% das intenções cada um, seguidos por Jefferson Moura (PSOL), com 1% das citações. Todos os nomes dos candidatos oficialmente registrados no TSE estavam presentes nos cartões apresentados aos entrevistados. Afirmaram votar em branco ou nulo 7% dos entrevistados e 8% não saberiam em quem votar.

Na capital fluminense Cabral tem 54% das intenções de voto (na pesquisa anterior tinha 55%) e Gabeira tem 22% das intenções (oscilou negativamente dois pontos em relação à última pesquisa). Entre os eleitores da região metropolitana, 57% afirmaram votar em Cabral e 19% em Gabeira. No interior, 61% preferem o atual governador e 16% votam no candidato verde.

Cabral tem seus piores índices entre os mais jovens (50%) e entre aqueles que ganham mais de dez salários mínimos (48%). Obtém as melhores taxas entre os eleitores simpatizantes do PSDB (72%).

Gabeira obtém seus melhores índices entre o eleitorado mais jovem (28%) e entre os entrevistados de nível superior (29%). Seus piores índices se destacam entre os entrevistados de nível fundamental e entre aqueles que ganham até dois salários mínimos (13% das intenções em cada segmento).

Na intenção de voto espontânea, resultado da pergunta aplicada pelos pesquisadores sem o estímulo da apresentação dos nomes dos candidatos, é alto o índice dos eleitores que não sabem em quem votar na eleição para governador do Estado do Rio de Janeiro, chegando a 44% do total. Sérgio Cabral aparece na frente, com 33% das intenções taxa essa que aumentou dezessete pontos percentuais de julho até agora (em julho a taxa era de 16%). O ex-deputado Gabeira aparece com 8% das intenções de voto. Peregrino é citado por 1% dos entrevistados e os outros candidatos não chegaram a 1% das citações. Afirmaram votar em branco ou nulo 7% dos entrevistados e 6% citaram outras respostas.

Gabeira, do PV, é rejeitado por 31% dos entrevistados e Sérgio Cabral, do PMDB, por 15%. A taxa dos que afirmaram não votar de jeito nenhum em Peregrino, do PR, é de 23%, em Cyro Garcia, do PSTU chega a 21%. Não votam em Jefferson Moura (PSOL) 18% dos entrevistados e em Eduardo Serra, do PCB, 17%. Afirmaram que votariam em qualquer um 16% dos entrevistados, 5% afirmaram rejeitar todos os candidatos e 8% não souberam responder.

A rejeição ao governador se concentra entre aqueles com idade de 16 a 24 anos (22%), entre aqueles com ensino superior, bem como entre os entrevistados com renda familiar de mais de dez salários mínimos (23% em cada segmento).

A rejeição a Gabeira se concentra entre os eleitores de 45 a 59 anos (36%).

Também foi perguntado aos entrevistados em quem votariam no segundo turno se a disputa para governador do Estado do Rio de Janeiro ficasse entre Gabeira e Sérgio Cabral. Dos entrevistados, 66% responderam que votariam pela reeleição do Cabral, 24% escolheriam Gabeira, 7% votariam em branco ou anulariam o seu voto e 4% ainda não sabem.

Faltando menos de um mês para o primeiro turno da eleição para governador, 66% dos eleitores fluminenses que declaram ter um candidato a governador ainda não sabem como fazer para confirmar sua escolha na eleição de outubro e 5% não sabem como anular o seu voto. Respondem corretamente 24% e dão respostas incorretas 5%.

Os eleitores que têm intenção de votar em Peregrino são os que demonstram maior conhecimento do número do seu candidato (22): 29% respondem corretamente quando indagados sobre como vão fazer para confirmar seu voto no dia 3 de outubro. O percentual dos que citam corretamente o número de Sérgio Cabral (15) e dos que citam corretamente o número de Gabeira (43) é de 25% para cada um dos candidatos.

São Paulo 16 de setembro de 2010