Agnelo Queiroz (PT) mantém a liderança

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

O número de Roriz é mais conhecido do que o de Agnelo

Faltando menos de um mês para as eleições e frente ao julgamento do recurso de Roriz (PSC) contestando o indeferimento da sua candidatura com base na Lei da ficha limpa, o candidato Agnelo (PT) mantém a liderança na disputa pelo governo com 44% das intenções de voto. Roriz (PSC) oscilou negativamente dois pontos e tem 31%. Na pesquisa realizada entre os dias 08 e 09 de setembro, os percentuais eram de 44% para Agnelo e 33% para Roriz.

O Datafolha ouviu 849 eleitores do Distrito Federal entre os dias 13 a 15 de setembro de 2010. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

No cálculo dos votos válidos, em que os indecisos, brancos e nulos são distribuídos proporcionalmente segundo o índice obtido por cada candidato, Agnelo alcançaria 55% (era 53% na pesquisa passada) contra 40% de Roriz, considerando a margem de erro, que é de três pontos, não é possível afirmar que o petista estaria eleito já no primeiro turno.

Aparecem na sequência os candidatos Toninho do PSOL com 3% das intenções de voto, Eduardo Brandão (PV) com 1%, Ricardo Machado (PCO) e Rodrigo Dantas (PSTU), foram citados mas não atingiram 1%. Newton Lins (PSL) e Frank (PCB) não foram citados. Afirmam não saber em quem votar 15% (eram 11%), brancos e nulos somam 5%.

Agnelo melhorou seu desempenho entre os mais velhos, ganhou 11 pontos e passou de 31% para 42%. Nos outros segmentos o candidato oscilou dentro da margem de erro. Roriz apresenta oscilação negativa em praticamente todos os segmentos, destaque entre os mais velhos, segmento que o candidato perdeu sete pontos (de 40% para 33%) e entre os mais ricos, onde perdeu 10 pontos (de 23% para 13%).

Analisando-se os resultados por segmento, observa-se que o índice de indecisos cresceu significativamente, entre os eleitores mais velhos (de 5% para 15%) e entre os que possuem nível médio de escolaridade (de 6% para 17%).

Sem a apresentação do cartão com os nomes dos candidatos, na intenção de voto espontânea, Agnelo tem 36% (eram 37%), Roriz obtém 26% das intenções de voto (eram 28%). O percentual de eleitores que não sabiam dizer espontaneamente em quem votar volta a subir e atinge 31%, (eram 46% no começo de agosto e após o início do horário eleitoral chegou a 36% e foi a 24% no começo de setembro). Toninho do PSOL e Eduardo Brandão (PV) atingiram 1%, cada, Newton Lins (PSL), Ricardo Machado (PCO), Frank (PCB) e Rodrigo Dantas (PSTU) não foram citados. A soma dos que pretendem votar em branco ou anular o voto é de 4%.

Roriz continua sendo o candidato mais rejeitado pelos eleitores do Distrito Federal, o índice oscilou negativamente um ponto e atinge 42%. Não votariam em Agnelo 20% (eram 22%), Toninho do PSOL aparece com 11%, Frank (PCB) com 10%, Newton Lins (PSL) com 8%, Rodrigo Dantas (PSTU) e Ricardo Machado (PCO) com 7%, Eduardo Brandão (PV) com 6%. Afirmam não rejeitar nenhum candidato 9% e outros 3% não votariam em nenhum dos candidatos. Não souberam responder, 14%. Nos segmentos as maiores taxas de rejeição de Roriz estão entre os mais ricos (62%) e entre os mais escolarizados (60%). Já o petista tem maior rejeição entre os menos escolarizados (27%).

Considerando um possível segundo turno e uma disputa entre Agnelo e Roriz, o petista ganharia com 53% contra 36% de Roriz. Na pesquisa realizada no começo do mês os candidatos tinham 50% e 39%, respectivamente. Nesse cenário votariam em branco ou anulariam o voto 6%, não souberam responder 5%.

Entre os eleitores de Dilma Rousseff (PT), 67% pretendem votar em Agnelo e 21% em Roriz para o governo. Aqueles que votam em José Serra para a presidência, 25% votam no petista e 58% em Roriz.

Quase metade (48%) dos eleitores do Distrito Federal não sabem citar corretamente o número do candidato que pretendem votar em 3 de outubro. Respondem corretamente 38% e dão respostas incorretas 3%. Os eleitores que têm intenção em Roriz são que demonstram maior conhecimento do número do candidato (20): 45% respondem corretamente quando indagados sobre como vão fazer para confirmar seu voto. Entre os que pretendem votar em Agnelo (13): 36% conhecem o número do candidato.

São Paulo, 16 de setembro de 2010.