Eduardo Campos (PSB) tem 76% dos votos válidos

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

48% dos eleitores de Eduardo Campos conhecem seu número de urna

A menos de um mês das eleições, Datafolha revela nova ampliação da vantagem de Eduardo Campos sobre o segundo colocado Jarbas: em julho Campos aparecia com 59% das intenções de voto, no início de agosto ganhou três pontos indo a 62%, no final daquele mês ganhou cinco pontos em relação ao levantamento anterior, chegando a 67%. No início de setembro o socialista perdeu quatro pontos indo a 63% e agora recupera os quatro pontos perdido repetindo a taxa de agosto (67%). Jarbas, no mesmo período tinha 28% perdeu sete pontos e foi a 21%, depois variou dois pontos chegando a 19% das intenções, no início de setembro oscilou dois pontos alcançando 21% e agora oscila um ponto atingindo 20% das citações.

A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 14 de setembro de 2010, com 1101 eleitores do Estado, em 38 municípios, e a margem de erro para o total da amostra é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
No cálculo dos votos válidos, em que os indecisos, brancos e nulos são distribuídos proporcionalmente segundo o índice obtido por cada candidato, Eduardo Campos alcança 76%, o que é mais do que suficiente para vencer a eleição já no primeiro turno.

Os candidatos Edilson Silva (PSOL) e Sérgio Xavier (PV) chegaram a 1% das citações. Jair Pedro (PSTU), Fernando Rodovalho (PRTB) e Roberto Numeriano (PCB) foram citados mas não atingiram 1% das intenções de voto. Todos os candidatos com nomes oficialmente registrados no TSE estavam nos cartões apresentados aos entrevistados. Afirmaram votar em branco ou nulo 3% dos entrevistados e 8% ainda não sabem em quem votar.

No interior, Eduardo Campos tem 67% das preferências dos eleitores e 18% preferem votar em Jarbas. Entre os eleitores da capital, 68% afirmaram votar no candidato do PSB e 21% no peemedebista.

Eduardo Campos é escolhido por 70% do eleitorado que ganha de dois a cinco salários mínimos, mesma taxa entre aqueles que ganham mais de dez salários mínimos. Entre os entrevistados mais velhos e entre aqueles com ensino médio, o socialista é citado por 72%, em cada segmento.

Jarbas obtêm seus melhores índices entre o eleitorado de nível superior (26%).

Na intenção de voto espontânea, resultado da pergunta aplicada pelos pesquisadores sem o estímulo da apresentação dos nomes dos candidatos, o índice dos eleitores que não sabem em quem votar na eleição para governado do Estado do Pernambuco é de 29% do total. Eduardo Campos aparece na frente, com 51% das intenções seguido do senador Jarbas Vasconcelos, com 12% das intenções de voto. Outras respostas somaram 4% e 3% pretendem votar nulo.

Senador, ex-governador e atual candidato ao Governo do Estado do Pernambuco pelo PMDB, Jarbas é rejeitado por 37% dos entrevistados. Fernando Rodovalho, do PRTB, é rejeitado por 34% dos entrevistados, Sérgio Xavier, do PV é rejeitado por 31%. Edilson Silva, do PSOL, e Roberto Numeriano, do PCB, aparecem juntos com 30% das citações, Jair Pedro, do PSTU é rejeitado por 29% dos entrevistados e o Governador Eduardo Campos aparece na lanterna, com 9% de rejeição. Votariam em qualquer um 5% dos entrevistados e 3% disseram rejeitar todos os candidatos.

Também foi perguntado aos entrevistados em quem votariam no segundo turno se a disputa para governador do Estado do Pernambuco ficasse entre Jarbas e Eduardo Campos. Dos entrevistados, 71% responderam que votariam pela reeleição de Campos, 21% escolheriam Jarbas, 3% votariam em branco ou anulariam o seu voto e 5% ainda não sabem.

Faltando menos de um mês para o primeiro turno da eleição para governador, 52% dos eleitores pernambucanos que declaram ter um candidato a governador ainda não sabem como fazer para confirmar sua escolha na eleição de outubro. Respondem corretamente 40%, 4% dão respostas incorretas e 5% não sabem como anular o seu voto.

Os eleitores que têm intenção de votar no governador Eduardo Campos são os que demonstram maior conhecimento do número do seu candidato (40): 48% respondem corretamente quando indagados sobre como vão fazer para confirmar seu voto no dia 3 de outubro. O percentual dos que citam corretamente o número de Jarbas (15) é de 21% e dos que alegam desconhecer o número do candidato chega a 66%.

São Paulo 16 de setembro de 2010.