Diferença entre Beto Richa e Osmar Dias cai para seis pontos

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Beto Richa tem 53% dos votos válidos

Faltando um mês para as eleições, pesquisa realizada pelo Datafolha mostra que o prefeito Beto Richa (PSDB) segue líder na disputa para o governo do estado com 44% das intenções de voto, o tucano oscilou negativamente três pontos (tinha 47%) em relação ao levantamento anterior realizado no final de agosto. Osmar Dias (PDT) oscilou quatro pontos e chega a 38% (tinha 34%). A vantagem de Beto Richa sobre Osmar Dias diminuiu, de 13 pontos percentuais no final de agosto para seis pontos agora.

Foram ouvidos 1229 eleitores, com 16 anos ou mais de idade, entre os dias 8 e 9 de setembro de 2010, em 46 municípios do Estado do Paraná, a margem de erro para a amostra é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

No cálculo dos votos válidos, em que os indecisos, brancos e nulos são distribuídos proporcionalmente segundo o índice obtido por cada candidato, Beto Richa alcançaria 53%, considerando a margem de erro, que é de três pontos, não é possível afirmar que o prefeito estaria eleito já no primeiro turno.

Os candidatos Paulo Salamuni (PV), Amadeu Felipe (PCB), Robinson de Paula (PRTB), Avanilson (PSTU) e Luiz Felipe Bergmann (PSOL) foram citados, mas não atingiram 1%, cada. A taxa de indecisos é de 15% e a dos que pretendem votar em branco ou anular o voto é de 2%.

Na capital e região metropolitana Beto Richa obtém 54% contra 33% de Osmar Dias (PDT), na pesquisa passada esses percentuais eram 62% e 25%, respectivamente, Beto perdeu oito pontos e Osmar ganhou oito pontos nesse segmento. No interior os candidatos seguem empatados com 40%, cada, no levantamento anterior essas taxas eram de 41% para Beto e 37% para Osmar. Na capital, o prefeito Beto Richa, voltou a oscilar negativamente, no começo de agosto o candidato tinha 68%, passou para 65% e agora tem 62%. Osmar oscilou cinco pontos na capital passou de 20% para 25% das intenções de voto.

Beto Richa (PSDB) tem melhor desempenho entre os que têm entre 25 e 34 anos (51%) e entre os mais ricos (62%, no entanto o candidato perdeu seis pontos, tinha 68%). As principais variações negativas são observadas entre os mais jovens (tinha 56% e agora tem 46%). Entre os entre 45 e 59 anos (tinha 49% e agora tem 41%), entre os mais escolarizados o peessedebista passou de 55% para 48% e entre os que declaram renda de mais de cinco até dez salários mínimos o candidato perdeu 16 pontos (passou de 62% para 46%).

Osmar Dias oscilou cinco pontos entre os mais jovens (de 33% para 38%), entre os que têm entre 45 e 59 anos ganhou oito pontos e chega a 40%. Entre os que possuem nível médio de escolaridade, Osmar ganhou sete pontos (de 34% para 41%) e entre os mais escolarizados ganhou 12 pontos e passou de 29% para 41% nesse segmento. Os que declararam renda familiar de mais de cinco até dez salários mínimos o pedetista ganhou 13 pontos (tinha 28% e agora tem 41%) e entre os mais ricos ganhou 19 pontos (de 15% para 34%).

Entre os que votam em José Serra (PSDB) para presidente, 58% votam no candidato do PSDB, 30% votam em Osmar Dias (PDT), as taxas oscilaram dentro da margem de erro. Entre os eleitores de Dilma Rousseff (PT), 51% votam em Osmar Dias (eram 45%) e 38% em Beto Richa (eram 42%).

A intenção de voto espontânea em Beto Richa oscilou de 31%, na pesquisa passada, para 32% hoje. Osmar Dias ganhou sete pontos e passou de 18% para 25%. No interior, Beto oscilou dois pontos, passando de 26% para 28%, Osmar subiu sete pontos e chegou a 26% das menções espontâneas (tinha 19%). Na capital Beto oscilou positivamente quatro pontos chegando a 51% (tinha 47%) em relação ao levantamento passado, Osmar ganhou seis pontos e passou de 13% para 19%. A taxa dos eleitores que não sabem dizer espontaneamente em quem vão votar em outubro caiu de 46% para 39%.

Os candidatos Osmar Dias (PDT) e Beto Richa aparecem com rejeição de 15%, cada, Osmar Dias mantém a mesma taxa, enquanto Beto oscilou quatro pontos (tinha 11%). Em seguida, aparecem: Paulo Salamuni (PV) com 14%, Avanilson (PSTU), Robinson de Paula (PRTB) e Amadeu Felipe (PCB) com 13%, cada, e Luiz Felipe Bergmann (PSOL) e com 12%. As taxas de rejeição oscilaram dentro da margem de erro. Afirmam que não rejeitam nenhum 26% dos eleitores, dizem que não votariam em nenhum apenas 1% e 25% não souberam responder.

Osmar é rejeitado principalmente entre os moradores da capital (22%), pelos mais jovens (19%), pelos mais escolarizados (20%) e pelos mais ricos (21%). Beto Richa tem as maiores taxas de rejeição entre os que têm entre 35 e 44 anos, os que têm renda acima de cinco até dez salários mínimos e pelos que têm renda superior a dez salários mínimos (18% em cada segmento) e por 23% dos mais escolarizados.

Considerando um eventual segundo turno entre Beto Richa (PSDB) e Osmar Dias (PDT), o candidato do PSDB teria 48% dos votos contra 42% de Osmar Dias, no levantamento anterior essas taxas eram de 51% e 37%, respectivamente. No interior, Beto teria 44% contra 45% de Osmar (eram 46% e 41%, respectivamente). Na capital e região metropolitana o prefeito de Curitiba tinha 67% contra 24% de Osmar Dias na pesquisa anterior, agora esses índices são 58% contra 35%, respectivamente. Votariam em branco ou anulariam o voto 2% e 7% não souberam responder.

*Requião (PMDB) segue na liderança por uma das vagas para o senado
Gleise passa de 37% para 41%*

O ex-governador, Roberto Requião (PMDB), segue na liderança na disputa para o senado com 47% das intenções, com oscilação negativa de um ponto em relação à pesquisa anterior, quando obteve 48% de intenções de voto. Gleise (PT) segue em segundo com 41%, a petista oscilou positivamente quatro pontos (tinha 37%). Na sequência aparecem Gustavo Fruet (PSDB) que cresceu seis pontos com 22% e Ricardo Barros (PP) com 16%, no levantamento realizado no final de agosto os candidatos apareciam empatados com 16%, cada.

Mais atrás estão os candidatos: Rubens Hering (PV), Gilberto (PCB), Sargento Jensen (PRTB) e Professor Piva (PSOL) com 2%, cada,, Irineu Fritz (PT do B), Valmor (PSOL) e Sargento Qe Pedroso (PRTB), com 1%, cada. Timossi (PSTU) foi citado mas não atingiu 1%. Votariam em branco ou anulariam o voto para uma das vagas 6%, votariam em branco ou anulariam o voto para as duas vagas 3%. Não sabem em quem votar para uma das vagas 35%, e 20% não sabem em quem votar para as duas vagas.

Foram ouvidos 1229 eleitores, com 16 anos ou mais de idade, entre os dias 8 e 9 de setembro de 2010, em 46 municípios do Estado do Paraná, a margem de erro para a amostra é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Na capital e região metropolitana, Gleise (PT) e Requião mantêm os mesmos índices observados no levantamento anterior (46% e 43%, respectivamente). Gustavo Fruet que tinha 26%, ganhou 11 pontos nesse segmento e chega a 37%.

No interior do estado Requião lidera com 49% das intenções de voto, oscilou negativamente três pontos, tinha 51% na pesquisa passada. Gleise volta a crescer no interior do estado, no final de agosto a petista havia crescido sete pontos, chegando a 34%, agora ganha mais seis pontos e atinge 40%. Ricardo Barros aparece com 18% e Gustavo Fruet com 15% no interior do estado.

Analisando os resultados por segmento observa-se que Requião destaca-se entre os que têm entre 25 e 34 anos e entre os que têm entre 35 e 44 anos (51%, cada), Gleise concentra mais intenções entre os eleitores com nível médio de escolaridade (51%). Entre os mais escolarizados, Gustavo Fruet obtém 41% das menções e 40% entre os mais ricos.

Roberto Requião atinge 62% das intenções de voto entre os que têm intenção de votar em seu colega de coligação, Osmar Dias, para o governo estadual. Entre os que pretendem votar em Beto Richa, 41% votam no peemedebista. Entre os eleitores de Dilma Rousseff (PT) 59% votam em Requião, entre os eleitores de José Serra (PSDB) 42% (eram 47% no levantamento anterior) afirmam votar no ex-governador.

Gleise Hoffmann (PT) atinge 55% de menções entre os que votam em Osmar Dias (no levantamento passado essa taxa era de 48%), parceiro de chapa da candidata, para o governo. Entre os eleitores que dizem votar em Beto, 39% votam na petista. Entre os eleitores de Dilma, 53% votam em Gleise e dos que votam em Serra, 33% votam na candidata.

São Paulo, 10 de setembro de 2010.