Jaques Wagner (PT) ganharia a eleição em primeiro turno com 58% dos votos válidos

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Rejeição a Paulo Souto (DEM) chega a 32%

A um mês das eleições, pesquisa realizada pelo Datafolha revela que o atual governador Jaques Wagner (PT) abre 30 pontos de vantagem em relação ao seu principal adversário, o ex-governador Paulo Souto (DEM) e tem 48% das intenções de voto contra 18% de Souto. Wagner oscilou positivamente um ponto percentual em relação à pesquisa anterior, de 24 de agosto. Paulo Souto, que mantinha um índice estável de 23% das citações, caiu cinco pontos percentuais e agora chega a 18%. O peemedebista e ex-ministro Geddel Vieira Lima oscilou positivamente três pontos percentuais e alcança 14% das intenções de voto baianas.

Entre os candidatos com menores citações, destacam-se Marcos Mendes (PSOL) e Bassuma (PV), com 1% cada. Professor Carlos (PSTU) foi citado mas não alcançou 1% das intenções de voto, e o candidato Sandro Santa Bárbara (PCB) não foi citado por nenhum entrevistado. Dos eleitores, 5% afirmam votar em branco ou anular o voto e 13% não sabem ainda em quem votar.

O levantamento ouviu 1104 eleitores baianos entre os dias 08 e 09 de setembro de 2010, em 43 cidades do estado da Bahia. A margem de erro desta pesquisa é de 3,0 pontos percentuais para mais ou para menos.

No cálculo de votos válidos, onde a taxa de votos brancos, nulos e indecisos é distribuída proporcionalmente segundo o percentual de intenção de voto de cada candidato, Jaques Wagner ganharia a eleição baiana no primeiro turno com 58% dos votos válidos, contra 22% de Paulo Souto e 17% de Geddel Vieira Lima.

Jaques Wagner, que tem o apoio do presidente Lula, tem melhor desempenho entre os eleitores de Dilma Rousseff, dos quais 63% afirmam votar no governador e entre os simpatizantes do seu partido (70%). O atual governador também aparece melhor entre os mais jovens (50%). Já o ex-governador Paulo Souto teve sua queda particularmente entre os que têm faixa etária entre 45 e 59 anos (era 34% e agora chega a 20%). O ex-ministro Geddel Vieira Lima se destaca entre os eleitores do seu partido, o PMDB, com 41% das intenções de voto.

Sem a apresentação do cartão dos candidatos, na intenção de voto espontânea, Wagner tem 31% das citações, índice que permaneceu inalterado em relação à pesquisa anterior. Paulo Souto, chega a 8%, oscilando negativamente um ponto percentual em relação à pesquisa anterior. Geddel Vieira Lima chega a 7%. Outros candidatos, assim como na pesquisa passada, não atingiram 1% das citações. Não souberam responder 42% (eram 46% na anterior e 56% em julho). Ainda existem 5% que afirmam votar em branco ou nulo.

Paulo Souto continua sendo o mais rejeitado, 32% dos eleitores baianos não votariam no candidato. Geddel Vieira Lima tem rejeição de 21%. Jaques Wagner mantém o índice de 15%. A seguir aparecem Bassuma (PV), com 19%, Professor Carlos (PSTU), Marcos Mendes e Sandro Santa Bárbara, do PCB com 17%, cada. Não rejeitam nenhum candidato somam 11%, e outros 3% rejeitam todos os candidatos apresentados. Não sabem, 16%.

A rejeição a Paulo Souto é maior entre os que moram na capital (39%). Geddel Vieira Lima tem sua maior rejeição entre os mais escolarizados (34%).

Em um cenário de segundo turno com Wagner e Paulo Souto, Wagner amplia a vantagem em relação a Paulo Souto e surge com 62% das citações contra 28% de Paulo Souto. Na pesquisa anterior, esses índices eram 58% e 29% respectivamente.

César Borges (PR), Lídice (PSB) e Walter Pinheiro (PT) empatam na disputa pelo senado

A um mês das eleições, pesquisa eleitoral Datafolha revela que a disputa está acirrada entre os três candidatos mais cotados ao senado da Bahia. César Borges (PR) tem 31% das intenções de voto (eram 31% na pesquisa anterior, 36% no início de agosto e 34% no final de julho). Lídice (PSB), cresceu seis pontos e alcança 28% das citações (eram 22% no final de agosto, 20% no início de agosto e 22% em julho). Walter Pinheiro (PT), cresceu cinco pontos percentuais e chega a 26% (eram 21% na anterior, 17% no início de agosto e 18% em julho). Os três candidatos, portanto estão tecnicamente empatados considerando a margem de erro máxima para essa pesquisa, de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Aleluia também cresceu cinco pontos e chega a 11% e José Ronaldo (DEM) aparece com 10%. Edvaldo Brito (PTB) surge com 9% das citações, Edson Duarte (PV), com 4%. Carlos Sampaio (PCB), que teve a sua candidatura indeferida após a realização do campo dessa pesquisa e não recorreu ao TSE, ainda aparece com 3%, e Zilmar e França (ambos do PSOL) aparecem com 2% cada. Albione (PSTU) foi citado, mas não alcançou 1% das intenções de voto. Dos eleitores, 13% votariam em branco ou anulariam o voto para uma das vagas e 7% para as duas vagas. Não sabem em quem votar para uma das vagas 32% e 23% para as duas vagas.

Foram ouvidos 1104 eleitores na Bahia em 43 municípios entre os dias 08 e 09 de setembro de 2010, e a margem de erro máxima para esta amostra é de 3,0 pontos percentuais para mais ou para menos.

Votam preferencialmente em César Borges os eleitores de José Serra (47%), assim como votam preferencialmente em Lídice e em Walter Pinheiro os eleitores de Dilma Rousseff (33%, cada). Entre os eleitores de Paulo Souto, 55% afirmam votar em César Borges para o senado, e entre os eleitores de Wagner, 39% cada afirmam votar em Lídice e Walter Pinheiro.

São Paulo, 09 de setembro de 2010.