Eduardo Campos (PSB) lidera com 63% dos votos válidos

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Jarbas (PMDB) é o mais rejeitado

A um mês das eleições, Datafolha revela leve diminuição da vantagem de Eduardo Campos sobre o segundo colocado Jarbas: em julho Campos aparecia com 59% das intenções de voto, no início de agosto ganhou três pontos indo a 62%, no final daquele mês ganhou cinco pontos em relação ao levantamento anterior, chegando a 67% e agora perde quatro pontos indo a 63%. Jarbas, no mesmo período tinha 28% perdeu sete pontos e foi a 21%, depois variou três pontos chegando a 19% das intenções e agora oscilou dois pontos alcançando 21%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 8 e 9 de setembro de 2010, com 1084 eleitores do Estado, em 38 municípios, e a margem de erro para o total da amostra é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

No cálculo dos votos válidos, em que os indecisos, brancos e nulos são distribuídos proporcionalmente segundo o índice obtido por cada candidato, Eduardo Campos alcança 73%, o que é mais do que suficiente para vencer a eleição já no primeiro turno.

Os candidatos Fernando Rodovalho (PRTB) e Sérgio Xavier (PV) chegaram a 1% das citações. Os outros candidatos, Edilson Silva (PSOL), Jair Pedro (PSTU) e Roberto Numeriano (PCB) foram citados mas não atingiram 1% das intenções de voto. Todos os candidatos com nomes oficialmente registrados no TSE estavam nos cartões apresentados aos entrevistados. Afirmaram votar em branco ou nulo, 4% dos entrevistados e 10% ainda não sabem em quem votar.

No interior, Eduardo Campos tem 65% das preferências dos eleitores e 19% preferem votar em Jarbas. Entre os eleitores da capital, 67% afirmaram votar no candidato do PSB e 24% no peemedebista.

Eduardo Campos é preferido por 65% do eleitorado feminino, por 66% daqueles que tem ensino médio e entre aqueles que ganham de dois a cinco salários mínimos, 67% afirmaram votar no candidato socialista.

Quanto à identificação partidária, entre aqueles que citaram o PT como a sigla preferida, 83% afirmaram votar no candidato do PSB e entre aqueles que citaram o PMDB, 36% preferem o atual governador. Entre aqueles que disseram votar em Dilma Rousseff (PT) para presidente do Brasil, 77% afirmaram votar também em Eduardo Campos, entre os eleitores de José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV), esses números são 36% e 54%, respectivamente.

Jarbas obtêm seus melhores índices entre o eleitorado masculino (24%) e entre aqueles com renda familiar de cinco a dez salários mínimos (29%), bem como entre aqueles com renda de mais de dez salários mínimos (34%).

Quanto à preferência partidária, entre aqueles que afirmaram possuir afinidades com o PMDB, 60% disseram preferir Jarbas, entre aqueles que citaram o PT, 9% votam no candidato do PMDB. Entre os eleitores que disseram votar em Dilma Rousseff (PT) para presidente, 13% afirmaram votar em Jarbas, entre os eleitores de José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV), esses números são 55% e 25%, respectivamente.

Na intenção de voto espontânea, resultado da pergunta aplicada pelos pesquisadores sem o estímulo da apresentação dos nomes dos candidatos, o índice dos eleitores que não sabem em quem votar na eleição para governado do Estado do Pernambuco é de 28% do total. Eduardo Campos aparece na frente, com 49% das intenções seguido do senador Jarbas Vasconcelos, com 14% das intenções de voto. Outras respostas somaram 5% e 4% pretendem votar nulo.

Senador, ex-governador e atual candidato ao Governo do Estado do Pernambuco pelo PMDB, Jarbas é rejeitado por 35% dos entrevistados. Fernando Rodovalho, do PRTB, é rejeitado por 29% dos entrevistados, Sérgio Xavier, do PV, Jair Pedro, do PSTU e Edilson Silva, do PSOL, aparecem juntos com 26% das citações, cada um. Roberto Numeriano, do PCB é rejeitado por 25% dos entrevistados e o Governador Eduardo Campos aparece na lanterna, com 8% de rejeição.

A rejeição ao governador concentra-se entre os eleitores que afirmaram ganhar mais de dez salários mínimos (14%), entre os simpatizantes do PMDB (36%) e entre os eleitores do presidenciável José Serra (24%)

Por sua vez, a rejeição ao senador Jarbas se destaca entre o eleitorado de 35 a 44 anos (41%), entre aqueles com maior escolaridade (39%), entre aqueles com renda familiar média de dois a cinco salários mínimos (41%), entre os simpatizantes do PT (50%) e entre os eleitores da presidenciável Dilma Rousseff (44%)

Também foi perguntado aos entrevistados em quem votariam no segundo turno se a disputa para governador do Estado do Pernambuco ficasse entre Jarbas e Eduardo Campos. Dos entrevistados, 68% responderam que votariam pela reeleição de Campos, 23% escolheriam Jarbas, 3% votariam em branco ou anulariam o seu voto e 5% ainda não sabem.

*Humberto Costa (PT)) lidera disputa pelo senado
Monteiro e Maciel permanecem empatados*

O ex-ministro Humberto Costa, do PT lidera a disputa na corrida ao senado com 44% das intenções de voto. O senador Marco Maciel, do DEM, aparece com 32% seguido por Armando Monteiro do PTB, com 30% das intenções de voto. Considerando a margem de erro da pesquisa que é de três pontos percentuais para o total da amostra, Monteiro e Maciel estão tecnicamente empatados.

Em julho Costa tinha 42% das intenções, indo a 40% no início de agosto. No final daquele mês ganhou quatro pontos indo a 44% e agora permanece com a mesma taxa. Maciel tinha, no mesmo período, 40% das intenções, no início de agosto perdeu cinco pontos e foi a 35% e ao final de agosto perdeu mais dois pontos chegando a 33% das intenções e agora oscila um ponto negativo e alcança 32%. Monteiro tinha 29%, foi a 25%, depois 29% e agora oscilou um ponto positivo chegando a 30% das intenções de voto.

Raul Jungmann, do PPS, aparece com 13%, Hélio Cabral (PSTU) e Jerônimo Ribeiro (PSOL) aparecem com 2% das intenções. Simone Fontana (PSTU), Danúbio Aguiar (PCB), Délio Mendes (PCB) e Lairson Lucena (PRTB) e Renê Patriota (PV) tiveram 1% das citações, cada.

Afirmaram votar e, branco ou nulo para uma das vagas 12% dos entrevistados e para as duas vagas 8% dos entrevistados. Não sabem para quem vai votar em uma das vagas, 32% dos entrevistados e 21% não sabem para quem votar nas duas vagas para o senado.

Na região metropolitana 47% dos entrevistados preferem Costa, 30% votam em Maciel e 28% escolhem Monteiro. No interior, Humberto Costa aparece com 41%, Marco Maciel com 33% e Monteiro aparece com 31% das preferências dos eleitores. Na capital, os índices são 52%, 33% e 33%, respectivamente.

O Datafolha ouviu 1084 eleitores no estado do Pernambuco, entre os dias 8 e 9 de setembro e a margem de erro para o total da amostra é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

São Paulo 10 de setembro de 2010.