Hélio costa e Anastasia dividem a liderança

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

21% não têm candidato

Pesquisa Datafolha realizada em Minas Gerais a um mês das eleições, revela que o candidato à reeleição, Antonio Anastasia e o ex-ministro das comunicações, Hélio Costa (PMDB), pela primeira vez aparecem tecnicamente empatados na disputa pelo governo mineiro. Anastasia tem agora 36% das intenções de voto contra 39% de Hélio Costa. Considerando a margem de erro máxima para essa pesquisa de dois pontos percentuais para mais ou para menos, Hélio Costa poderia ter entre 37% e 41% e Anastasia entre 34% e 38% das intenções de voto.

O ex-ministro oscilou negativamente um ponto percentual em relação à pesquisa anterior, do início de setembro. Anastasia, por sua vez, começou a campanha com 17%, passou a 29% no final de agosto, a 35% no início de setembro e agora oscila positivamente um ponto percentual.

O levantamento ouviu 1685 eleitores mineiros nos dias 08 e 09 de setembro de 2010, em 75 cidades do estado de Minas Gerais. A margem de erro desta pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Os candidatos Zé Fernando Aparecido (PV), Vanessa Portugal (PSTU), Fabinho (PCB), Edilson Nascimento (PT do B) e Professor Luiz Carlos (PSOL) atingiram 1% das intenções de voto cada. Pepê (PCO), foi citado porém não alcançou 1% das citações. O TRE mineiro informa que Pepê teve sua candidatura indeferida, sendo substituído por Adilson Rosa, do mesmo partido. Essa alteração ocorreu após o início do campo da pesquisa atual. Estão indecisos 16% e 5% pretendem votar em branco ou anular o voto.

No cálculo de votos válidos, onde a taxa de votos brancos, nulos e indecisos é distribuída proporcionalmente segundo o percentual de intenção de voto de cada candidato, Hélio Costa tem 50% das citações, contra 45% de Antonio Anastasia.

Anastasia se destaca na capital mineira, com 45% das intenções de voto contra 35% de Hélio Costa. Já no interior, a situação se inverte: Hélio Costa tem 40% das citações contra 34% do atual governador.

Espontaneamente, sem a apresentação do cartão com os candidatos, Antonio Anastasia mantém mesmo índice da pesquisa anterior: 22% contra 17% de Hélio Costa. Não souberam citar nenhum candidato espontaneamente 49% dos entrevistados. Outras respostas somam 4% e 4% afirmam votar em branco ou anular o voto.

A maior rejeição em Minas Gerais continua sendo para o candidato Pepê, com 25% das citações dos eleitores, seguido por Fabinho (22%), por Vanessa Portugal, (20%), Zé Fernando Aparecido (17%), Edilson Nascimento, (15%) e Professor Luiz Carlos (15%). Anastasia é rejeitado por 17% e Hélio Costa por 16%.

Considerando um cenário de segundo turno entre Hélio Costa e Anastasia, o ex-ministro teria 47% contra 39% do atual governador de Minas Gerais. Esses índices já foram em 24 de agosto 51% e 35%, respectivamente. A diferença entre eles nesse cenário é de oito pontos percentuais. Votariam em branco ou anulariam o voto, 5% e 10% não saberiam em quem votar. Na capital, Anastasia ganharia a eleição com 47% contra 38% de Hélio Costa. No início de setembro, esses índices eram 53% a 39%, respectivamente.

*Aécio Neves (PSDB) volta a crescer e alcança 67% das intenções ao senado
Ex-Presidente Itamar Franco (PPS) mantém segundo lugar *

Aécio volta a crescer nas intenções de voto para o senado em pesquisa Datafolha a um mês das eleições e alcança 67% das citações, índice que já chegou a 70% no final de agosto e passou a 64% na pesquisa anterior, no início de setembro. O ex-presidente Itamar Franco (PPS) oscilou negativamente dois pontos percentuais e alcança 42%. Pimentel (PT), ex-prefeito da capital mineira, oscilou um ponto e chega a 29% das intenções de voto, ante 30% da pesquisa anterior.

O levantamento ocorreu entre os dias 08 e 09 de setembro e ouviu 1685 eleitores mineiros em 75 cidades do estado. A margem de erro máxima para essa pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Rafael Pimenta (PCB), Marilda Ribeiro (PSOL) e Zito Vieira (PC do B) têm 2% das intenções de voto cada, e com 1% cada surgem os candidatos Miguel Martini (PHS), José João da Silva (PSTU), Efraim Moura (PSTU), Betão (PCO) e Mineirinho (PSOL). O candidato Alfredo (PRB) atingiu 1% das citações, porém sua candidatura foi indeferida pelo TRE mineiro durante o campo da pesquisa, e o candidato já teve seu processo transitado e julgado. Como nessas eleições os eleitores devem votar para dois senadores, 8% dos eleitores mineiros afirmam votar em branco ou anular seu voto para uma das vagas, e 5% para as duas vagas. Não sabem em quem votar para uma das vagas somam 23% e 16% não sabem em quem votar para as duas vagas.

Aécio tem melhor desempenho entre os eleitores de Belo Horizonte 72%, entre os mais jovens (73%), entre os eleitores de José Serra (79%) e entre os 95% dos simpatizantes do seu partido.

Itamar Franco, por sua vez, se destaca entre os eleitores do PSDB, dos quais 65% votam no ex-presidente.

São Paulo, 10 de setembro de 2010.