Cid Gomes tem 69% dos votos válidos

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Faltando um mês para as eleições, pesquisa realizada pelo Datafolha mostra que o governador do Ceará, Cid Gomes (PSB) segue líder na disputa para o governo do estado com 58% das intenções de voto, 42 pontos à frente de Lúcio Alcântara (PR), que atinge 16% das preferências. Na pesquisa realizada logo após o inicio do horário eleitoral a diferença entre os principais candidatos era de 34 pontos, mostrava Cid com 53% e Lúcio com 19%.

Aparecem a seguir o deputado estadual, Marcos Cals, do PSDB, com 8% (tinha 9%, no final de agosto), Gonzaga (PSTU) com 1%, Marcelo Silva (PV) e Soraya Tupinambá (PSOL) foram citados mas não atingiram 1% das menções. Nati (PSOL) não foi citada..Os que votariam em branco ou anulariam o voto ao governo, caso a eleição fosse hoje totalizam 2% e 14% ainda estão indecisos.

Foram ouvidos 927 eleitores do estado do Ceará, com 16 anos ou mais, nos dias 9 e 10 de setembro de 2010, em 41 municípios. A margem de erro para o total da amostra é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

No cálculo dos votos válidos, em que os indecisos, brancos e nulos são distribuídos proporcionalmente segundo o índice obtido por cada candidato, Cid Gomes alcançaria 69%, o que é mais do que suficiente para vencer a eleição já no primeiro turno.

Cid Gomes (PSB) ganhou sete pontos entre os eleitores da capital e região metropolitana, passando de 57% para 64% hoje, Lúcio Alcântara, tinha 25% em julho, caiu para 15% e agora tem 12% nesse segmento. Marcos Cals (PSDB) oscilou positivamente um ponto e aparece com 11%.

No interior, Cid Gomes ainda à frente com 55% (tinha 50%), contra 19% de Lúcio Alcântara, que tinha 22% no levantamento passado, Marcos Cals aparece 6% das intenções nesse segmento (tinha 8%, em agosto)

Quanto ao desempenho dos principais candidatos por segmento do eleitorado, observa-se que Cid Gomes ganhou seis pontos, em relação ao levantamento anterior, entre os mais jovens (61%, tinha 55%), entre os homens (60%, tinha 54%) e entre os mais pobres (58%, tinha 52%). O candidato do PSB cresceu oito pontos entre os eleitores com nível médio de escolaridade (60%, tinha 52%) e entre os que têm renda familiar de mais de dois até cinco salários mínimos (63%, tinha 55%). Entre os eleitores de Dilma Rousseff, Cid atinge 70% das intenções de voto (eram 61%).

Lúcio Alcântara variou positivamente três pontos entre os mais velhos (de 15% para 18%), entre os mais escolarizados ganhou cinco pontos e obtém 20% e entre os mais ricos o candidato do PR cresceu nove pontos e chega a 21% das menções. O candidato perdeu pontos principalmente entre o eleitorado jovem (tem 16%, tinha 23%), entre os que têm nível médio de escolaridade (de 22% para 15%) e entre os que declaram renda familiar de mais de dois até cinco salários mínimos (de 18% para 13%).

Entre os eleitores de Dilma Rousseff (PT) 70% pretendem votar em Cid Gomes, 15% votam em Lúcio Alcântara. Na pesquisa passada, essas taxas eram 61% e 19%, respectivamente. Entre os eleitores de José Serra (PSDB) 40% votam em Cid e 28% votam em Lúcio, no final de agosto esses percentuais eram 43% e 33%, respectivamente.

A intenção de voto espontânea em Cid Gomes (PSB) passou de 18%, em julho, para 34%, no final de agosto e agora chega a 43% das menções. Lúcio Alcântara (PR) oscilou dois pontos e aparece com 11% (tinha 9%), seguido por Marcos Cals (PSDB) com 6%. Não souberam citar nenhum nome de forma espontânea, 35% dos eleitores (eram 43% no levantamento passado).

Os candidatos com as maiores taxas de rejeição, ou seja, aqueles que os eleitores não votariam de jeito nenhum, são Lúcio Alcântara (PR) com 28%, Soraya Tupinambá (PSOL) e Marcos Cals (PSDB) com 23%, cada. A seguir aparecem Gonzaga (PSTU) com 22%, Marcelo Silva (PV) e Nati (PCB) com 20%, cada, Cid Gomes é rejeitado por 16% do eleitorado, taxa que se manteve inalterada em relação à pesquisa passada. Os outros candidatos oscilaram dentro da margem de erro. Afirmam que não rejeitam nenhum 15%, 2% dizem que rejeitam todos e 17% não souberam responder.

Considerando um eventual segundo turno entre Cid Gomes e Lúcio Alcântara, o candidato do PSB teria 63% dos votos contra 25% de Lúcio (era 59% contra 28%, respectivamente). Votariam em branco ou anulariam o voto 3% e 10% não souberam responder. Na capital e região metropolitana, Cid Gomes teria 69% contra 23% de Lúcio Alcântara. Já no interior do estado Cid teria 59% contra 26% de Lúcio, Cid ganhou cinco pontos (tinha (54%), enquanto Lúcio perdeu sete pontos (tinha 33%) nesse segmento. Na análise estratificada, Cid tem vantagem entre os mais jovens, os eleitores com nível médio de escolaridade e entre os que têm renda familiar mensal de mais de dois até cinco salários mínimos (65%, em cada). Lúcio destaca-se entre os que têm entre 35 e 44 anos (29%), entre os mais escolarizados e entre os mais ricos (39%, em cada).

*Tasso Jereissati (PSDB) segue na liderança por uma das vagas para o Senado
Eunício e Pimentel empatam na disputa pela segunda vaga ao senado*

Faltando um mês para as eleições, pesquisa realizada pelo Datafolha mostra o candidato, Tasso Jereissati (PSDB), liderando a disputa por uma das vagas ao senado com 48% das intenções de voto, tucano oscilou negativamente quatro pontos em relação ao levantamento realizado no final de agosto, quando tinha 52%. Seguem empatados na disputa pela segunda cadeira, Eunício (PMDB) e Pimentel (PT), com 34% e 31%, respectivamente. Eunício oscilou três pontos em relação ao levantamento anterior (passou de 31% para 34%), Pimentel oscilou quatro pontos e passou de 27% para 31%.

Mais atrás aparecem os candidatos Alexandre Pereira (PPS), Raquel Dias (PSTU) e Tarcísio Leitão (PCB) com 2%, cada, Benedito Oliveira (PCB), Marilene Torres (PSOL), Reginaldo (PSTU) e Polô (PV) com 1% das menções, cada. Os candidatos oscilaram dentro da margem de erro em relação à pesquisa anterior. Votariam em branco ou anulariam o voto para uma das vagas 7%, votariam em branco ou anulariam o voto para as duas vagas 4%. Não sabem em quem votar para uma das vagas 40% e 25% não sabem em quem votar para as duas vagas.

Foram ouvidos 927 eleitores do estado do Ceará, com 16 anos ou mais, nos dias 9 e 10 de setembro de 2010, em 41 municípios. A margem de erro para o total da amostra é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Quanto ao desempenho dos principais candidatos por segmento do eleitorado, observa-se que o candidato Tasso Jereissati (PSDB) chega a 56% das intenções de voto na capital e região metropolitana, e 43% no interior do estado. O peessedebista perdeu oito pontos entre os mais jovens (passou de 53% para 45%), perdeu 20 pontos entre os mais escolarizados, tinha 63% no final de agosto e agora tem 43% nesse segmento.

Eunício (PMDB), cresceu principalmente entre os mais escolarizados, passou de 36% para 52%, entre e entre os eleitores de 35 a 44 anos (tinha 29% e agora tem 41%). Pimentel (PT), destaca-se entre o eleitorado de 45 a 59 anos de idade com 39% (tinha 26%).

Entre os eleitores de Cid Gomes, 45% pretendem votar em Tasso Jereissati, 43% em Eunício e 42% em Pimentel. Na pesquisa passada esses percentuais eram 52%, 39% e 34%, respectivamente. Entre os que pretendem votar em Lúcio Alcântara, 68% votam em Tasso, 30% em Eunício e 24% em Pimentel, no levantamento de agosto essas taxas eram de: 62%, 32% e 24%, respectivamente.

Foi perguntado aos eleitores qual número vai digitar na urna para confirmar o primeiro voto para o senado apenas 9% souberam dizer corretamente o número do candidato na urna, a maioria (57%) não sabe o número do seu candidato.Entre os eleitores que pretendem votar em Tasso Jereissati para a primeira vaga 13% responderam corretamente o número do candidato, 79% não souberam responder o seu número. Entre os eleitores de Eunício, 15% acertaram o número do candidato, 80% não souberam citar. Daqueles que pretendem votar em Pimentel, 12% souberam citar o corretamente o número do petista, outros 81% não souberam.

Para o segundo candidato ao senado as menções corretas são ainda menores, apenas 5% mencionaram corretamente o número do candidato em que pretendem votar para a segunda vaga ao senado cearense, outros 46% não souberam citar. Entre os eleitores de Tasso 6% mencionam corretamente o seu número corretamente e 63% não souberam responder. Entre eleitores de Eunício esses índices são 9% e 83%, respectivamente e entre os que votam em Pimentel, 10% e 78%, respectivamente.

Em relação à decisão do voto para a primeira vaga 83% dizem estar totalmente decididos, 15% afirmam que o voto ainda pode mudar. Os que votam em Tasso 82% estão totalmente decididos, 85% dos que votam em Eunício e 89% dos eleitores de Pimentel. Afirmam que o voto ainda pode mudar 17% dos eleitores de Tasso, 15% de Eunício e 10% de Pimentel. Entre os que afirmam que o voto ainda pode mudar 15% votariam em Pimentel, 13% em Eunício e 5% Tasso, 45% não saberiam em quem votar.

Em relação à segunda vaga, 75% dizem que o voto está totalmente decidido e 21% afirmam que o voto ainda pode mudar. Entre os que estão mais decididos sobre o voto são 85% dos que votam em Pimentel, 80% dos eleitores de Eunício e 71% dos eleitores de Tasso. Para 26% dos eleitores de Tasso o voto ainda pode mudar, são 20% entre os eleitores de Eunício e 13% entre os de Pimentel. Aqueles que mencionaram ainda não estarem totalmente decididos sobre o voto para a segunda vaga ao senado, 13% dizem que Pimentel teria mais chance de receber o seu voto, outros 13% mencionam Eunicío e 5% dizem que votariam em Tasso, 47% não saberiam em quem votar caso mudassem o voto.

São Paulo, 11 de setembro de 2010.