Petista tem 50% das intenções de voto; tucano fica com 28%
Pesquisa nacional realizada pelo Datafolha nos dias 2 e 3 de setembro mostra pouca mudança na disputa pela Presidência da República. Comparando-se os dados com o levantamento feito nos dias 23 e 24 de agosto, os dois principais candidatos apresentam oscilações dentro da margem de erro, que é de dois pontos percentuais. Dilma Rousseff (PT) vai de 49% para 50% e José Serra (PSDB) passa de 29% para 28%. A diferença entre os dois, que antes era de 20 pontos percentuais, fica agora em 22.
Marina Silva (PV) ficou estável com 10%. Os outros candidatos não alcançaram 1% das menções, cada. Pretendem votar em branco ou anular o voto 4% dos eleitores (também era 4% no mês passado) e 7% se mostram indecisos (era 8% há dez dias). No cálculo dos votos válidos, em que os indecisos, brancos e nulos, são distribuídos proporcionalmente segundo o índice obtido por cada candidato, Dilma alcança 56%, o que é mais do que suficiente para vencer a eleição já no primeiro turno.
Na evolução por segmentos, as oscilações também não são tão expressivas. Destacam-se apenas o crescimento de Dilma entre os que têm de 25 a 34 anos (cinco pontos) e entre os mais escolarizados (seis pontos). Vale citar ainda a queda de quatro pontos de Serra entre os que têm nível superior de escolaridade e três pontos entre os habitantes do Sul. Já Marina tem evolução positiva entre os que têm renda familiar mensal de 5 a 10 salários mínimos (cinco pontos).
Na intenção de voto espontânea, sem a apresentação do cartão com os nomes dos candidatos, a petista aparece com 38% contra 19% de Serra e 6% de Marina Silva. Em relação à pesquisa anterior, Dilma cresceu três pontos, Serra e Marina oscilaram positivamente um ponto, cada. A taxa de indecisos, nessa pergunta, caiu, nos últimos dez dias, cinco pontos percentuais - de 33% para 28%.
Na simulação de segundo turno, Dilma tem 56% (era 55% na pesquisa anterior) e Serra mantém 36%. Quanto à rejeição aos candidatos, também não há mudanças significativas. Dizem que não votam no tucano 31% dos eleitores (era 29%). Reprovam Dilma 21% dos entrevistados (era 19% no final de agosto), taxa que cai para 17% em relação a Marina Silva (era 16%).
*81% se dizem totalmente decididos sobre voto
Para 69%, Dilma será eleita presidente*
A grande maioria dos eleitores (81%) se diz totalmente decidida sobre o candidato que escolheu para presidente da República. Dizem que o voto ainda pode mudar 18% dos entrevistados. Em comparação com a pesquisa anterior, nota-se crescimento de quatro pontos percentuais no grau de decisão dos brasileiros. Há dez dias, essas taxas correspondiam a 77% e 21%, respectivamente.
Entre os eleitores de Dilma, a taxa dos que se dizem totalmente decididos pela petista oscilou dois pontos positivos (de 83% para 85%). Já, entre os eleitores de Serra, essa taxa cresceu três pontos (de 74% para 77%). Entre os que preferem Marina, a evolução foi maior - subiu cinco pontos, de 67% para 72%.
Entre os que ainda podem mudar o voto, Serra é candidato com mais probabilidade de ser beneficiado, caso esses eleitores resolvessem fazê-lo. Ele lidera o ranking de segunda opção, com 31% das menções, seguido por Dilma com 21%. Na pesquisa anterior, essas taxas eram 27% e 25%, respectivamente.
Sobre a expectativa de vitória, o índice dos que acreditam na eleição de Dilma Rousseff crês ceu seis pontos em dez dias - passou de 63% para 69%. A taxa dos que acreditam que o tucano José Serra vencerá a disputa caiu, no mesmo espaço de tempo, de 17% para 15%.
*Alcance do horário eleitoral cresce 12 pontos
Dilma mantém melhor desempenho na propaganda*
Metade dos brasileiros (51%) já assistiu ao horário eleitoral gratuito de pelo menos um dos candidatos à Presidência da República. Comparando-se com a pesquisa anterior feita nos dias 23 e 24 de agosto, nota-se um crescimento de 12 pontos percentuais no alcance do programa. A taxa dos que viram a propaganda de Dilma é de 46%, 11 pontos superior à verificada no final do mês passado. Em relação ao programa de José Serra, o crescimento foi de 13 pontos (passou de 31% para 44%). Viram a propaganda de Marina Silva 31% dos entrevistados (era 21% no levantamento anterior).
A audiência é maior entre os que têm nível superior de escolaridade (60%), entre os que possuem renda entre 5 e 10 salários mínimos (60%) e entre os que moram no Norte e Centro-Oeste (56%).
Entre os que já assistiram ao horário eleitoral, a maioria (53%) diz que Dilma é a candidata com melhor desempenho na propaganda. Outros 28% acham que José Serra é melhor e 8% Marina Silva. Há dez dias, essas taxas era de 54%, 26% E 7%, respectivamente. Entre os que votam em José Serra, 20% acham que a petista se sai melhor na TV. Entre os que preferem a petista, apenas 8% afirmam que o tucano é melhor nas propagandas.
São Paulo, 03 de setembro de 2010.