Geraldo Alckmin (PSDB) segue líder na disputa com 54%

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Após início do horário eleitoral Mercadante sobe quatro pontos

A primeira pesquisa Datafolha realizada após o início do horário eleitoral gratuito no rádio e na TV mostra que o candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, segue na liderança pela disputa na eleição de outubro com 54% das intenções de voto, mostra pesquisa realizada pelo Datafolha entre os dias 23 e 24 de agosto. A taxa de indecisos é de 8% e a dos que pretendem votar em branco ou anular o voto é de 6%.

Foram ouvidos 2088 eleitores, com 16 anos ou mais de idade, em 59 municípios do Estado de São Paulo, a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

O candidato Geraldo Alckmin (PSDB) manteve os 54% das intenções de voto da pesquisa anterior, realizada entre os dias 09 e 12 de agosto. O petista, Aloizio Mercadante (PT), que tinha 16% das intenções obtidas na pesquisa passada, subiu quatro pontos percentuais, alcançando 20% das intenções. Celso Russomanno (PP) que tinha 11% na pesquisa passada, oscilou três pontos para baixo e aparece com 7%. Skaf (PSB) aparece com 3%. Os candidatos Fábio Feldmann (PV), Paulo Búfalo (PSOL) e Mancha (PSTU), aparecem com 1% das intenções, cada. Anaí Caproni (PCO) e Igor Grabois (PCB) foram citados, mas não atingiram 1%, cada.

Na pesquisa passada, no interior, a diferença entre os dois primeiros colocados chegava a 43 pontos, nessa rodada a diferença caiu para 35 pontos. Alckmin lidera com 55% contra 20% de Mercadante (que tinha 15% no levantamento anterior, nesse segmento), Celso Russomanno obtém 7%, oscilando negativamente dois pontos. Na capital e região metropolitana o desempenho do peessedebista é de 52%, oscilando positivamente um ponto em relação à pesquisa passada, o candidato petista obtém 21% das menções, um aumento de quatro pontos, em relação a pesquisa passada. Celso Russomanno (PP) cai quatro pontos e atinge 8%.

Quanto ao desempenho dos principais candidatos por segmento do eleitorado, observa-se que o candidato Geraldo Alckmin (PSDB) se destaca entre os eleitores jovens, obtém 61% das menções, o candidato perdeu quatro pontos nesse segmento em relação à pesquisa passada. Entre os menos escolarizados Alckmin volta a oscilar positivamente de 49% para 52% nesse estrato. Entre os eleitores com renda familiar mensal de cinco a dez salários mínimos Alckmin perdeu seis pontos percentuais, passando de 57% para 51%. Entre os eleitores com 60 anos, Alckmin, subiu sete pontos, passando de 49% para 56% das menções.

O candidato petista se destaca entre o eleitorado de 35 a 44 anos com 23% das intenções, ganhou sete pontos em relação à pesquisa passada, o candidato ganhou quatro pontos entre os mais jovens (de 8% para 12%), entre os eleitores de 25 a 34 anos (de 15% para 18%) e entre os eleitores de 45 a 59 anos (de 20% para 24%).

Entre os eleitores com ensino fundamental e médio, o candidato tinha 16% e 15%, respectivamente, e agora tem 21% e 19%, respectivamente. Entre os eleitores com renda familiar de até dois salários mínimos, Mercadante ganhou quatro pontos, passou de 12% para 16% das intenções, entre os eleitores com renda de mais de dois até cinco salários mínimos o candidato ganhou cinco pontos e passou de 18% para 23% e no segmento com renda familiar de mais de dez salários mínimos passou de 14% para 19% das intenções no segmento.

Entre os que votam em José Serra (PSDB) para presidente, 80% votam no candidato do PSDB, 6% votam em Celso Russomanno (PP) e apenas 5% votam em Mercadante. Entre os eleitores de Dilma Rousseff (PT), 39% votam em Mercadante, essa taxa era de 31% no levantamento passado, e outros 39% votam em Geraldo Alckmin.

A intenção de voto espontânea em Geraldo Alckmin voltou a crescer, passando de 16% para 25%. Aloizio Mercadante subiu na intenção espontânea, de 6% para 11%. A taxa dos eleitores que não sabem dizer espontaneamente em quem vão votar em outubro continua caindo, passou de 65% para 48%.

Considerando um eventual segundo turno entre Geraldo Alckmin (PSDB) e Aloizio Mercadante (PT), o candidato do PSDB teria 62% dos votos contra 29% de Mercadante, taxas que na pesquisa passada eram de 65% e 25%, respectivamente. Votariam em branco ou anulariam o voto 6% e 3% não souberam responder. Na capital e região metropolitana, Geraldo Alckmin teria 62% contra 29% de Mercadante. Já no interior do estado Alckmin teria 64% contra 27% do petista.

O candidato Mancha (PSTU) é o mais rejeitado com 27% das menções. Em seguida, aparecem: Aloizio Mercadante (PT) com 23%, Paulo Búfalo (PSOL) com 21%, Celso Russomanno (PP) e Skaf (PSB) com 18%, cada, Geraldo Alckmin (PSDB) e Igor Grabois (PCB) com 17%, cada, Anaí Caproni (PCO) e Fábio Feldmann (PV) aparecem com 15%, cada. Afirmam que não rejeitam nenhum 8% dos eleitores, 4% dizem rejeitar todos e 13% não souberam responder. Todas as alterações, em relação à pesquisa passada, foram dentro da margem de erro.

O candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, é rejeitado por 23% daqueles com renda de cinco a dez salários-mínimos. Mercadante é rejeitado por 29% dos eleitores com nível superior de escolaridade, e por 32% dos eleitores com renda familiar acima de dez salários-mínimos, na pesquisa passada era rejeitado por 40% desse segmento. A rejeição ao petista entre os mais jovens, subiu de 18% para 27%. Entre os eleitores da capital, 24% afirmam não votar de jeito nenhum no candidato petista, enquanto 21% afirmam não votar em Geraldo Alckmin.

*Marta Suplicy (PT) segue na liderança por uma das vagas para o senado
Quércia (PMDB) e Netinho (PC do B) disputam a segunda vaga *

Pesquisa realizada pelo Datafolha após o início do horário eleitoral revela que a ex-prefeita, Marta Suplicy, mantém a liderança na disputa pelo senado com 32% das intenções de voto, mesmo índice obtido no levantamento realizado no início de agosto. Netinho (PC do B) cresceu sete pontos percentuais (de 17% para 24%) e agora disputa a segunda posição com Quércia que tem 25%. Romeu Tuma (PTB) perdeu seis pontos em relação à pesquisa anterior e agora tem 16%.

Mais atrás aparecem Ciro com 13% (tinha 15% das intenções na pesquisa passada), Aloysio Nunes (PSDB) com 9%, Moacyr Franco (PSL) com 7%, Ana Luiza (PSTU) com 4%, Ricardo Young (PV), Afonso Teixeira, incluído pela primeira vez, e Serpa (PSB) com 2%, cada, Marcelo Henrique (PSOL), Dirceu Travesso (PSTU), Mazzeo (PCB) e Ernesto Pichler (PCB) com 1%, cada. Doutor Redó (PP), também incluído pela primeira vez, foi citado mas não atingiu 1% das menções. Votariam em branco ou anulariam o voto para as duas vagas 8%, votariam em branco ou anulariam o voto para uma das vagas 13%. Não sabem em quem votar para uma das vagas 24%, e 14% não sabem em quem votar para as duas vagas.

Marta Suplicy oscilou dois pontos na capital e região metropolitana, passando de 35% para 37%. Quércia e Netinho aparecem empatados com 25%, cada, e Romeu Tuma com 16%. No interior do estado Quércia e Marta Suplicy aparecem empatados com 27%, cada, na sequência aparecem Netinho com 23% (que subiu nove pontos em relação à pesquisa passada) e Romeu Tuma com 17% (perdeu seis pontos em relação ao levantamento passado, nesse segmento).

Entre os mais jovens, a candidata do PT perdeu seis pontos passando de 42% para 36%. Entre os eleitores com ensino fundamental, Netinho ganhou nove pontos (passando de 18% para 27%) e entre aqueles com renda familiar de até dois salários mínimos, passou de 21% para 31%, entre os eleitores com renda de mais de dois até cinco salários mínimos o candidato atinge 24%, contra 18% do levantamento passado. Entre os eleitores com 60 anos ou mais Quércia é mencionado por 28%, seguido por Marta com 22% e empatados aparecem Netinho com 20% e Romeu Tuma com 19%, sendo que Tuma tinha 28%, na pesquisa passada, nesse segmento.

Marta Suplicy atinge 59% das intenções de voto entre os que pretendem votar em seu colega de partido, Aloizio Mercadante. Entre os que pretendem votar em Alckmin, 27% votam na petista. Dizem votar em Quércia 35% dos que votam em Alckmin. Entre os eleitores de Mercadante, Netinho obtém 32% de intenção. Entre os eleitores de José Serra (PSDB) 36% afirmam votar em Quércia, 22% dizem votar em Netinho, 20% em Marta e 20% em Romeu Tuma. Entre os eleitores de Dilma (PT), 48% pretendem votar em Marta, 30% em Netinho e 23% em Quércia.

São Paulo, 26 de agosto de 2010.