Anastasia (PSDB) cresce 12 pontos após início do horário eleitoral de rádio e TV

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Hélio Costa mantém 43% das intenções de voto; índice de indecisos cai de 24% para 16%

A primeira pesquisa eleitoral realizada pelo Datafolha após o início do horário eleitoral gratuito no rádio e na TV revela que o atual governador de Minas Gerais, e candidato à reeleição, Antonio Anastasia (PSDB) cresceu 12 pontos percentuais em relação à última pesquisa realizada no início de agosto e agora tem 29% das intenções de voto mineiras. Hélio Costa (PMDB), manteve o mesmo índice da pesquisa anterior, e tem 43% das intenções de voto. Nota-se que o crescimento de Anastasia deve-se principalmente pela diminuição de indecisos, que na pesquisa anterior eram 24% e agora somam 16%. Os outros candidatos não tiveram nenhuma alteração significativa: Professor Luiz Carlos (PSOL), Fabinho (PCB), Vanessa Portugal (PSTU), Zé Fernando Aparecido (PV) e Edilson Nascimento (PT do B) tem 1% cada. Pepê (PCO) foi citado mas não alcançou 1% das intenções de voto. Afirmam votar em branco ou anular o voto, 7%.

O levantamento ouviu 1261 eleitores mineiros nos dias 23 e 24 de agosto de 2010, em 52 cidades do estado de Minas Gerais. A margem de erro desta pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Aécio Neves, ex-governador e candidato ao senado, foi o ator principal nos primeiros programas eleitorais de Anastasia, demonstrando um bom índice de transferência de votos ao candidato tucano. Na pesquisa de julho, 25% dos eleitores de Aécio afirmaram votar em Anastasia. No início de agosto, 23% e agora, após o início do horário eleitoral gratuito, 38% dos eleitores de Aécio afirmam votar em Anastasia.

Hélio Costa é preferencialmente escolhido pelos eleitores de meia idade (faixas etárias entre 35 e 59 anos), dos quais 47% afirmam votar no ex-ministro das comunicações, entre os eleitores de Dilma Rousseff (49%) e principalmente pelos simpatizantes do seu partido (67%). Já Anastasia tem melhor desempenho entre os mais escolarizados (45%), entre os que ganham mais de dez salários-mínimos (49%), entre os que moram na capital (42%) e entre os mais jovens (42%).

Espontaneamente, sem a apresentação do cartão com os candidatos, Antonio Anastasia é citado por 17% dos eleitores, índice que teve crescimento de oito pontos percentuais em relação à pesquisa anterior. Ele é seguido por Hélio Costa, com 14% das citações (eram 13% na pesquisa anterior), e o ex-governador Aécio Neves manteve seu índice de 4% das intenções de voto, mesmo sendo ele candidato ao senado. Nessa circunstância, 57% não sabem em quem votar (índice que era de 68%), e outras respostas somam 4%.

A maior rejeição em Minas Gerais continua sendo para o candidato Pepê, com 22% das citações dos eleitores, seguido por Fabinho (19%), Vanessa Portugal (17%), e com 15% cada, surgem os candidato Zé Fernando Aparecido. Professor Luiz Carlos e Edilson Nascimento tem 14% de rejeição cada. A rejeição de Hélio Costa e de Anastasia é a praticamente a mesma: 15% dos eleitores mineiros não votariam no atual governador, e outros 14% não votariam no ex-ministro. A rejeição a Hélio Costa era 10% em julho, foi a 11% na pesquisa anterior, antes do horário eleitoral gratuito, e chegou agora a 14%. Já a rejeição a Anastasia era de 13% e oscilou positivamente para 15%.

Em um cenário de segundo turno entre Hélio Costa e Anastasia, o ex-ministro teria 51% das intenções de voto, contra 35% do atual governador. Esse cenário, na pesquisa anterior, mostrava Hélio Costa com 54% das citações contra 36% de Anastasia. A diferença de Hélio Costa para Anastasia passou de 32 para 16 pontos percentuais. Se dependesse porém dos eleitores de Belo Horizonte, Anastasia ganharia a eleição, com 49% das citações da capital, ante 39% de Hélio Costa. Dos eleitores, 9% não saberiam em quem votar e outros 6% votariam em branco ou anulariam seu voto.

*Aécio Neves (PSDB) alcança 70% das intenções de voto para o senado
Ex-Presidente Itamar Franco (PPS) mantém segundo lugar *

A vantagem de Aécio Neves (PSDB) é ampliada na primeira pesquisa após o início do horário eleitoral gratuito de rádio e TV. O ex-governador alcança 70% das intenções de voto, maior índice até agora. No início de agosto, ele tinha 68% e no fim de julho, 62% das citações. As intenções de voto para o ex-presidente Itamar Franco (PPS) chegam a 44% (alcançaram 47% na pesquisa anterior e 41% em julho). Pimentel (PT), ex-prefeito de Belo Horizonte, também cresceu e alcança 25%, índice maior que na pesquisa de julho, quando ele chegava a 23% e cinco pontos maior do que na pesquisa anterior, do início de agosto. Marilda Ribeiro (PSOL) tem 3% das citações, Rafael Pimenta (PCB) e Miguel Martini (PHS) tem 2% cada e com 1% das intenções de voto surgem Mineirinho (PSOL), José João da Silva (PSTU), Alfredo (PRB), Zito Vieira (PC do B), Betão (PCO) e Efraim Moura (PSTU).

Como são dois votos para o senado, dos eleitores mineiros, 10% afirmam votar em branco ou anular o voto para uma das vagas e 5% para as duas vagas. Não sabem em quem votar para uma das vagas somam 22% e para as duas vagas, 10%.

Foram ouvidos 1261 eleitores em Minas Gerais em 52 municípios entre os dias 23 e 24 de agosto de 2010, e a margem de erro máxima para esta amostra é de 3,0 pontos percentuais para mais ou para menos.

Aécio tem melhor desempenho entre os eleitores de Belo Horizonte (76%), entre os mais jovens (77%), entre os que têm ensino médio (77%), entre os eleitores de José Serra (80%) e entre os simpatizantes do seu partido (92%).

Itamar Franco, por sua vez, se destaca entre os homens (49%), entre os mais escolarizados (49%), entre os que tem renda familiar entre dois e cinco salários mínimos (54%) e entre os eleitores de Anastasia (59%).

São Paulo, 26 de agosto de 2010.