Beto Richa (PSDB) mantém a liderança

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Disputa permanece estável após início do horário eleitoral

A primeira pesquisa Datafolha realizada após o início do horário eleitoral gratuito no rádio e na TV mostra que o prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), segue na liderança pela disputa na eleição de outubro com 47% das intenções de voto, mostra levantamento realizado entre os dias 23 e 24 de agosto. A taxa de indecisos é de 15% e a dos que pretendem votar em branco ou anular o voto é de 3%. Foram ouvidos 1211 eleitores, com 16 anos ou mais de idade, em 45 municípios do Estado do Paraná, a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

O candidato Beto Richa tinha 46% das intenções de voto na pesquisa anterior, realizada no início de agosto, oscilou positivamente um ponto, chegando agora a 47%. O pedetista Osmar Dias mantém os 34% de intenções de voto verificado na pesquisa anterior. A vantagem de Beto Richa sobre Osmar Dias é de 13 pontos percentuais. Os candidatos Paulo Salamuni (PV), Amadeu Felipe (PCB), Robinson de Paula (PRTB), Avanilson (PSTU) e Bergmann (PSOL) foram citados, mas não atingiram 1%, cada.

Na capital e região metropolitana Beto Richa chega a 62% contra 25% de Osmar Dias (PDT), na pesquisa passada esses percentuais eram 60% e 23%, respectivamente. No interior os candidatos seguem tecnicamente empatados, Beto Richa com 41% e Osmar com 37%. Na capital, Curitiba, o prefeito Beto Richa, oscilou negativamente três pontos passando de 68% para 65% das intenções de voto, enquanto Osmar mantém os 20%.

Quanto ao desempenho dos principais candidatos por segmento do eleitorado, observa-se que Beto Richa (PSDB) oscilou positivamente quatro pontos entre os eleitores com idade entre 45 e 59 anos, passando de 45% para 49%. Entre os eleitores com nível superior de escolaridade o peessedebista subiu de 49% para 55%. Beto ganhou nove pontos entre os eleitores com renda familiar acima de dez salários mínimos, passou de 59% para 68%.

Osmar Dias perdeu seis pontos entre o eleitorado com mais 60 ou mais, passou de 38% para 32%. Entre os eleitores com renda familiar de mais de cinco até dez salários mínimos o candidato oscilou cinco pontos, passando de 33% para 28% das intenções, entre aqueles com renda superior a dez salários mínimos o pedetista caiu dezessete pontos, tinha 32% e agora aparece com 15% das intenções nesse estrato.

Entre os que votam em José Serra (PSDB) para presidente, 60% votam no candidato do PSDB, 28% votam em Osmar Dias (PDT). Entre os eleitores de Dilma Rousseff (PT), 45% votam em Osmar Dias e 42% em Beto Richa. As porcentagens oscilaram dentro da margem de erro.

A intenção de voto espontânea em Beto Richa passou de 25%, na pesquisa passada, para 31% hoje. Osmar Dias oscilou três pontos, passando de 15% para 18%. No interior, Beto subiu sete pontos, passando de 19% para 26%, Osmar osciliou três pontos e passou de 16% para 19% das menções espontâneas. Na capital Beto oscilou positivamente um ponto chegando a 47% em relação ao levantamento passado, Osmar oscila de 12% para 13%. Dizem votar em branco ou anular o voto 2% dos eleitores. A taxa dos eleitores que não sabem dizer espontaneamente em quem vão votar em outubro caiu de 55% para 46%.

O candidato Osmar Dias (PDT) é rejeitado por 15% dos eleitores. Em seguida, aparecem: Amadeu Felipe (PCB) com 12%, Paulo Salamuni (PV) e Beto Richa (PSDB) com 11%, cada, Avanilson (PSTU), Bergmann (PSOL) e Robinson de Paula (PRTB) com 10%. As taxas de rejeição oscilaram dentro da margem de erro. Afirmam que não rejeitam nenhum 24% dos eleitores (essa taxa era de 15% na pesquisa passada) e 28% não souberam responder, eram 34% no levantamento passado. Osmar é rejeitado por 22% dos eleitores da capital, entre os eleitores com nível superior de escolaridade a rejeição era de 23% caiu para 18% nesse segmento, essa taxa é de 22% entre os mais jovens. Entre os eleitores com renda familiar acima de dez salários mínimos subiu de 12% para 27%. O candidato do PSDB, Beto Richa, é rejeitado por 13% dos eleitores do sexo masculino e por 13% dos eleitores que tem entre 35 e 44 anos.

Considerando um eventual segundo turno entre Beto Richa (PSDB) e Osmar Dias (PDT), o candidato do PSDB teria 51% dos votos contra 37% de Osmar Dias, no levantamento anterior essas taxas eram de 47% e 38%, respectivamente. No interior, Beto teria 46% contra 41% de Osmar, taxas que se alteraram e se inverteram em relação à pesquisa passada, quando o prefeito aparecia com 40% contra 44% de Osmar. Na capital e região metropolitana o cenário é bem diferente, o prefeito de Curitiba teria 67% contra 24% de Osmar Dias. Votariam em branco ou anulariam o voto 2% e 9% não souberam responder.

*Requião (PMDB) segue na liderança por uma das vagas para o senado
Gleise sobe seis pontos e se mantém na segunda posição*

O ex-governador, Roberto Requião (PMDB), segue na liderança na disputa para o senado com 48% das intenções, com oscilação negativa de um ponto em relação à pesquisa anterior, quando obteve 49% de intenções de voto. Gleise do PT segue em segundo com 37%, a candidata ganhou seis pontos em relação à pesquisa passada (31%). Na sequência aparecem empatados os candidatos Ricardo Barros (PP) e Gustavo Fruet (PSDB) com 16% (tinham 15% e 13%, respectivamente).

Mais atrás estão os candidatos: Gilberto (PCB) com 3%, Rubens Hering (PV) e Professor Piva (PSOL) com 2%, cada, Valmor (PSOL), Irineu Fritz (PT do B), Sargento Jensen (PRTB) e Sargento Qe Pedroso (PRTB), com 1%, cada. Timossi (PSTU) foi citado mas não atingiu 1%. Votariam em branco ou anulariam o voto para as duas vagas 3%, votariam em branco ou anulariam o voto para uma das vagas 7%. Não sabem em quem votar para uma das vagas 40%, e 20% não sabem em quem votar para as duas vagas.

Na capital e região metropolitana, Gleise (PT) oscilou quatro pontos e atinge 46% (tinha 42%), Requião (PMDB) aparece com 43% e Gustavo Fruet com 26%, ambos oscilaram negativamente um ponto em relação ao levantamento passado.

No interior do estado Requião lidera e se mantém com 51% das intenções, Gleise ganhou sete pontos e tem 34%, Ricardo Barros oscilou um ponto positivamente alcança 19%, Gustavo Fruet oscilou positivamente cinco pontos e alcança 12% nesse segmento.

Roberto Requião atinge 65% das intenções de voto entre os que têm intenção de votar em seu colega de coligação, Osmar Dias, para o governo estadual. Entre os que pretendem votar em Beto Richa, 43% votam no peemedebista (eram 49% na pesquisa passada). Entre os eleitores de Dilma Rousseff (PT) 57% votam em Requião, entre os eleitores de José Serra (PSDB) 47% afirmam votar no ex-governador.

Gleise Hoffmann (PT) atinge 48% de menções entre os que votam em Osmar Dias (no levantamento passado essa taxa era de 36%), parceiro de chapa da candidata, para o governo. Entre os eleitores que dizem votar em Beto, 37% votam na petista. Entre os eleitores de Dilma, 50% votam em Gleise e dos que votam em Serra, 31% votam na candidata.

São Paulo. 25 de agosto de 2010.