Agnelo Queiroz (PT) sobe e empata com Joaquim Roriz (PSC)

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Rejeição a Roriz passa de 34% para 38%

A primeira pesquisa eleitoral realizada pelo Datafolha após o início do horário eleitoral gratuito de rádio e TV para o governo do Distrito Federal, revela que o ex- ministro Agnelo Queiroz (PT) continua em ascensão e chega agora a 35% das intenções de voto. Joaquim Roriz (PSC) tem 41%, índice que permaneceu estável desde a última pesquisa, no início de agosto. Agnelo, por sua vez, tem uma curva de ascensão: em julho o petista tinha 27% e passou para 33% no início de agosto. A diferença entre o ex-governador distrital e o candidato petista caiu de oito para seis pontos percentuais, caracterizando empate técnico entre os dois candidatos face à margem de erro da pesquisa. Toninho do PSOL tem 3% das intenções de voto, e Frank (PCB) tem 1%. Rodrigo Dantas (PSTU), Ricardo Machado (PCO) e Eduardo Brandão (PV) foram citados mas não atingiram 1% das intenções de voto. Afirmam não saber em quem votar 12%, e votam em branco ou anulam o voto 8%. Newton Lins (PSL) não foi citado por nenhum dos entrevistados.

O levantamento ouviu 691 eleitores do Distrito Federal entre os dias 23 e 24 de agosto de 2010. A margem de erro desta pesquisa é de 4,0 pontos percentuais para mais ou para menos.

Após o início do horário eleitoral, o índice de indecisos caiu seis pontos, já que era de 18% em julho, foi a 15% no início de agosto e agora chega a 12%.

Roriz continua com melhor desempenho entre os menos escolarizados (58% ante 59% da pesquisa anterior), entre os mais pobres (55% contra 52% no início de agosto), e entre os simpatizantes do PMDB, seu antigo partido (71%). Agnelo, por sua vez, se destaca entre os simpatizantes do seu partido, dos quais 68% afirmam votar no petista, entre os eleitores de Dilma Rousseff (54%) e entre os mais escolarizados (43%).

Sem a apresentação do cartão dos candidatos, na intenção de voto espontânea, Roriz tem 31% das citações (eram 26% na pesquisa anterior), enquanto que Agnelo tem 25% (eram 20%). Toninho do PSOL tem 1% e outros candidatos não chegam a 1% cada. O início do programa eleitoral gratuito diminui o percentual de eleitores que não sabiam espontaneamente em quem votar (eram 46% na pesquisa anterior e agora chega a 36%). Dos eleitores, 5% afirmam votar em branco ou anular o voto, nessa circunstância.

Roriz continua sendo o candidato mais rejeitado pelos eleitores do Distrito Federal, com índice que alcança agora 38% (era 34% nas pesquisas anteriores). Outros 21% (eram 22%) não votariam em Agnelo, 12% rejeitam Toninho do PSOL, com 9% de rejeição cada surgem Rodrigo Dantas, Ricardo Machado e Newton Lins. Frank tem 8% de rejeição e Eduardo Brandão, 7%. Afirmam não rejeitar nenhum candidato 14% e outros 4% não votariam em nenhum dos candidatos. A rejeição de Roriz atinge 53% entre os mais escolarizados e entre os mais ricos.

Considerando a disputa no segundo turno entre Roriz e Agnelo, os dois candidatos estariam empatados tecnicamente, com 45% das intenções de voto para Roriz e 44% para Agnelo. Na pesquisa anterior, do início de agosto os índices eram 46% e 39%, respectivamente. Nesse cenário, 6% votariam em branco ou anulariam seu voto, e 5% não saberiam em quem votar.

*Disputa ao senado entre Rollemberg (PSB) e Abadia (PSDB) continua acirrada
Cristovam Buarque (PDT) mantém a liderança*

A primeira pesquisa eleitoral realizada pelo Datafolha após do horário eleitoral gratuito no rádio e TV para o senado no Distrito Federal mantém empate técnico na disputa à segunda vaga para o senado no Distrito Federal. Rollemberg (PSB), tem 30% das intenções de voto e Abadia (PSDB), 27%. Na pesquisa anterior, do início de agosto, os índices eram 30% e 29% respectivamente. Cristovam Buarque, que na pesquisa anterior obteve 44% das intenções de voto e tinha 42% em julho, oscilou positivamente um ponto, chegando a 45% e mantém a liderança.

Foram ouvidos 691 eleitores no Distrito Federal, entre os dias 23 e 24 de agosto de 2010, e a margem de erro máxima para esta amostra é de 4,0 pontos percentuais para mais ou para menos.

Ainda citados ao senado aparecem Alberto Fraga (DEM), com 11% (índice estável em relação a pesquisa anterior), Pastor Milton Tadashi (PTN), com 2% (eram 5% na pesquisa anterior). Rosana Chaib (PCB), Robson (PSTU), Jorge Antunes (PSOL) e Chico Sant'Anna (PSOL) aparecem com 1% cada. Gerônimo (PSL), Moacir Bueno (PV), Gilson Dobbin (PCO) e Cadu Valadares (PV) foram citados, porém não alcançaram 1% das intenções de voto cada.

Como se vota para dois senadores, 39% do eleitores não sabe em quem votar para uma das vagas, 21% para as duas vagas, e votariam em branco ou anulariam seu voto para uma das vagas 12% e outros 7% para as duas, se a eleição fosse hoje.

Cristovam Buarque é preferencialmente escolhido pelos mais escolarizados (64% contra 65% da pesquisa anterior), pelos eleitores de Agnelo (70% hoje contra 67% no início de agosto) e pelos simpatizantes do PT (62% contra 60% da pesquisa anterior). Já Rollemberg tem melhor desempenho entre os mais escolarizados (42% agora contra 46% no início de agosto), entre os mais ricos dos quais 37% votam nele (eram 42%) e entre os eleitores de Agnelo (53% contra 52% da pesquisa anterior). Abadia, por sua vez, se destaca entre os menos escolarizados (33% - eram 38%), entre os mais pobres (31% ante 36% da pesquisa anterior) e entre os simpatizantes do PSDB (50%).

São Paulo, 25 de agosto de 2010.