Após início do horário eleitoral Cid Gomes cresce seis pontos

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

81% dos eleitores dizem que o seu voto para o governo está totalmente decidido

A primeira pesquisa realizada após o início do horário eleitoral gratuito mostra o governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), liderando a disputa com 53% das intenções de voto, 34 pontos à frente do ex-governador, Lúcio Alcântara (PR), que atinge 19% das preferências. A pesquisa anterior, realizada nos dias 14 e 15 de julho, mostrava o candidato Cid Gomes com 47% contra 26% de Lúcio Alcântara.

Aparecem a seguir o deputado estadual, Marcos Cals, do PSDB, com 9% (tinha 7%, em julho), Gonzaga (PSTU) e Marcelo Silva (PV) com 1%, cada. Soraya Tupinambá (PSOL) e Nati (PSOL) foram citados mas não atingiram 1% das menções. Os que votariam em branco ou anulariam o voto ao governo, caso a eleição fosse hoje totalizam 6%, e 12% ainda estão indecisos.

Foram ouvidos 937 eleitores do estado do Ceará, com 16 anos ou mais, nos dias 24 e 25 de agosto de 2010, em 41 municípios. A margem de erro para o total da amostra é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Cid Gomes (PSB) oscilou três pontos entre os eleitores da capital e região metropolitana, passando de 54% para 57% hoje, Lúcio Alcântara, tinha 25% de intenções de voto, perdeu 10 pontos nesse estrato e agora está com 15%, Marcos Cals (PSDB) oscilou positivamente três pontos e aparece com 10%.

No interior, Cid Gomes ainda à frente com 50% (tinha 42% em julho), contra 22% de Lúcio Alcântara, que tinha 27% no levantamento passado, Marcos Cals tem 8% das intenções nesse segmento (tinha 7%, em julho)

Quanto ao desempenho dos principais candidatos por segmento do eleitorado, observa-se que o candidato Cid Gomes (PSB) se destaca entre os eleitores de 45 a 59 anos (53%) o candidato ganhou 10 pontos nesse segmento em relação à pesquisa passada. Entre os eleitores de 60 anos ou mais, o candidato tem 51% das intenções de voto, um crescimento de 14 pontos nesse estrato (tinha 37%). Entre os menos escolarizados Cid Gomes ganhou 10 pontos e passou de 43% para 56%. Entre os mais escolarizados o candidato subiu 13 pontos, passando de 43% para 58%. Entre os eleitores com renda familiar mensal de mais de cinco salários mínimos Cid Gomes subiu 11 pontos e passou de 48% para 59%.

O candidato Lúcio Alcântara perdeu pontos em todos os segmentos, destaque entre o eleitorado de 25 a 34 obteve, onde o candidato obteve 18% das intenções, perdeu nove pontos em relação à pesquisa de julho quando tinha 27%, entre o eleitorado de 60 anos ou mais, perdeu 12 pontos, tinha 27% e agora tem 15% das intenções de voto. Entre os mais escolarizados, Lúcio perdeu 19 pontos, tinha 34% e agora aparece com 15% de menções, entre os eleitores menos escolarizados Lúcio perdeu sete pontos, passando de 25% para 18%.

Entre os eleitores de Dilma Rousseff (PT) 61% pretendem votam em Cid Gomes, 19% votam em Lúcio Alcântara, em julho, essas taxas eram 54% e 24%, respectivamente. Entre os eleitores de José Serra (PSDB) 43% votam em Cid e 33% votam em Lúcio, na pesquisa passada esses percentuais eram 50% e 29%, respectivamente.

A intenção de voto espontânea em Cid Gomes (PSB) cresceu 16 pontos e passou de 18%, em julho, para 34% das menções hoje. Lúcio Alcântara (PR) oscilou um ponto e aparece com 9% (tinha 8%), seguido por Marcos Cals (PSDB) com 6% (tinha 3%). Não souberam citar nenhum nome de forma espontânea, 43% dos entrevistados.

Os candidatos com as maiores taxas de rejeição, ou seja, aqueles que os eleitores não votariam de jeito nenhum, são Lúcio Alcântara (PR) com 24% das menções, Nati (PCB) com 21%, Soraya Tupinambá (PSOL) e Gonzaga (PSTU) com 20% de rejeição, cada, Marcos Cals (PSDB) com 19%, Marcelo Silva (PV) com 17% e Cid Gomes com 16%. A rejeição em Cid Gomes caiu sete pontos, (passou de 23% para 16%), a taxa de rejeição em Lúcio manteve-se inalterada. Os outros candidatos oscilaram dentro da margem de erro. Afirmam que não rejeitam nenhum 14%, 3% dizem que rejeitam todos e 18% não souberam responder.

Considerando um eventual segundo turno entre Cid Gomes e Lúcio Alcântara, o candidato do PSB teria 59% dos votos contra 28% de Lúcio. Votariam em branco ou anulariam o voto 6% e 7% não souberam responder. Na capital e região metropolitana, Cid Gomes teria 66% contra 21% de Lúcio Alcântara. Já no interior do estado Cid teria 54% contra 33% de Lúcio. Entre os mais escolarizados, Cid teria 69%, contra 27% de Lúcio e entre aqueles com renda familiar acima de cinco salários mínimos, Cid teria 74% contra 22% de Lúcio.

Quanto ao grau de decisão sobre a escolha do candidato para o primeiro turno, 81% dizem estar totalmente decididos sobre o voto. Entre os eleitores de Cid Gomes 84% estão totalmente decididos, entre os eleitores de Lúcio Alcântara essa taxa é de 80%. Os que não estão convictos, ou seja, aqueles que ainda podem mudar o voto, totalizam 15%, entre os que votam em Lúcio Alcântara 29% podem mudar o voto, são 14% entre os eleitores de Cid Gomes e entre os eleitores de Marcos Cals 12% ainda podem mudar o voto.

*Tasso Jereissati (PSDB) segue na liderança por uma das vagas para o Senado
Após início do horário eleitoral Eunício (PSDB) e Pimentel (PT) ficam empatados na disputa pela segunda vaga lugar*

A primeira pesquisa realizada após o início do horário eleitoral gratuito mostra o candidato, Tasso Jereissati (PSDB), liderando as intenções de voto com 52%, sete pontos a menos do que o observado na pesquisa anterior, quando o candidato alcançou 59%. Eunício (PMDB) e Pimentel (PT) aparecem empatados em segundo lugar, com 31% e 27%, respectivamente. Eunício ganhou sete pontos em relação ao levantamento anterior (passou de 24% para 31%), Pimentel oscilou três pontos e passou de 24% para 27% das intenções de voto.

Mais atrás aparecem os candidatos Raquel Dias (PSTU) com 3%, Tarcísio Leitão (PCB), Marilene Torres (PSOL) e Alexandre Pereira (PPS) com 2%, cada, e Reginaldo (PSTU), Benedito Oliveira (PCB) e Polô (PV) com 1% das menções cada. Os candidatos oscilaram dentro da margem de erro em relação à pesquisa anterior. Votariam em branco ou anulariam o voto para uma das vagas 12%, votariam em branco ou anulariam o voto para as duas vagas 6%. Não sabem em quem votar para uma das vagas 42%, e 20% não sabem em quem votar para as duas vagas.

Foram ouvidos 937 eleitores do estado do Ceará, com 16 anos ou mais, nos dias 24 e 25 de agosto de 2010, em 41 municípios. A margem de erro para o total da amostra é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Quanto ao desempenho dos principais candidatos por segmento do eleitorado, observa-se que o candidato Tasso Jereissati (PSDB) perdeu nove pontos entre os eleitores com renda familiar mensal de até dois salários mínimos (passou de 59% para 50%), entre os mais jovens, o tucano, passou de 65% para 53% das intenções de voto, entre os mais escolarizados o candidato perdeu nove pontos (de 63% para 52%).

Eunício (PMDB), cresceu principalmente entre os mais escolarizados, passou de 21% para 36%, entre os mais jovens (de 24% para 37%) e entre os eleitores de 60 anos ou mais, passou de 16% para 24% das intenções de voto. Entre os mais escolarizados o peemedebista subiu 15 pontos (de 21% para 36%).

Pimentel (PT), que oscilou positivamente três pontos em relação à pesquisa passada, destaca-se entre o eleitorado de 35 a 44 anos de idade (32%), entre os mais escolarizados o petista ganhou nove pontos (de 29% para 38%) e entre os eleitores com renda familiar de mais de cinco salários mínimos (de 32% para 48%).

Entre os eleitores de Cid Gomes 52% pretendem votar em Tasso Jereissati (PSDB), 39% em Eunício (PMDB) e 34% em Pimentel. Na pesquisa passada esses percentuais eram 66%, 31% e 27%, respectivamente. Entre os que pretendem votar em Lúcio Alcântara, 62% votam em Tasso, 32% em Eunício e 24% em Pimentel, no levantamento de julho essas taxas eram de: 67%, 23% e 28%, respectivamente.

Para 50% dos eleitores o apoio de Lula a algum candidato ao senado, os levaria a escolher esse candidato, para 24% talvez esse apoio o levasse a votar nesse candidato e 18% dos eleitores não votariam em um candidato apoiado pelo presidente, no levantamento passado esses percentuais eram 45%, 27% e 19%, respectivamente. Entre os eleitores de Tasso (PSDB) 49% afirmam que escolheriam com certeza o candidato ao senado apoiado pelo presidente Lula, entre os eleitores de Eunício (PMDB) 62%, e entre os quer pretendem votar em Pimentel (PT) 62% afirmam que votariam no candidato apoiado pelo presidente Lula. Entre os eleitores de Eunício e Pimentel, 14% e 8%, respectivamente, afirmam que não votariam no candidato apoiado pelo presidente Lula.

São Paulo, 26 de agosto de 2010.