Geraldo Alckmin (PSDB) mantém a liderança

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

O ex-governador de São Paulo e candidato do PSDB ao governo, Geraldo Alckmin, continua líder na disputa pela eleição de outubro com 54% das intenções de voto, revela pesquisa realizada pelo Datafolha entre os dias 09 e 12 de agosto, antes do início do horário eleitoral. Pretendem votar em branco ou anular o voto 6% e 8% ainda estão indecisos.

Foram ouvidos 2040 eleitores, com 16 anos ou mais de idade, em 58 municípios do Estado de São Paulo, a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

O candidato Geraldo Alckmin (PSDB) tinha 49% das intenções de voto na pesquisa anterior, realizada entre os dias 20 e 23 de julho, ganhou cinco pontos, chegando a 54% em agosto. O petista Aloizio Mercadante manteve os 16% das intenções obtidas em julho.Celso Russomanno (PP) aparece com 11% das intenções, taxa que se mantém idêntica à última pesquisa realizada em julho. Skaf (PSB) mantém os 2% obtidos pesquisa passada. Os candidatos Fábio Feldmann (PV) e Paulo Bufalo (PSOL) aparecem com 1% das intenções, cada. Mancha (PSTU), Anaí Caproni (PCO) e Igor Grabois (PCB) foram citados, mas não atingiram 1%, cada.

No interior, a diferença entre os dois primeiros colocados chega a 43 pontos. Alckmin lidera com 58% das intenções contra 15% de Mercadante, Celso Russomanno aparece na sequência com 9%. Na capital e região metropolitana o desempenho do peessedebista é de 51%, o candidato petista obtém 17% e Celso Russomanno (PP) atinge 12% das intenções.

Quanto ao desempenho dos principais candidatos por segmento do eleitorado, observa-se que o candidato Geraldo Alckmin (PSDB) se destaca entre os eleitores que têm entre 16 a 24 anos (65%), entre os menos escolarizados Alckmin oscilou de 43% para 49% nesse estrato. Entre os eleitores com renda familiar mensal de mais de dez salários-mínimos Alckmin ganhou nove pontos percentuais, passando de 58% para 67%.

O candidato petista se destaca entre o eleitorado de 60 ou mais (20%). Entre os eleitores de 60 ou mais o petista subiu cinco pontos (tinha 15%, agora tem 20%). Entre os eleitores com renda familiar de mais até dez salários-mínimos o candidato perdeu cinco pontos no segmento, passando de 19% para 14%.

Entre os que votam em José Serra (PSDB) para presidente, 77% votam no candidato do PSDB, 7% votam em Celso Russomanno (PP) e apenas 5% votam em Mercadante. Entre os eleitores de Dilma Rousseff (PT), 31% votam em Mercadante e 40% em Geraldo Alckmin.

A intenção de voto espontânea em Geraldo Alckmin dobrou, passando de 8%, em julho, para 16% hoje, chegando a 20% na capital. Aloizio Mercadante se oscilou de 4% para 6%. A taxa dos eleitores que não sabem dizer espontaneamente em quem vão votar em outubro caiu de 74% para 65%.

Considerando um eventual segundo turno entre Geraldo Alckmin (PSDB) e Aloizio Mercadante (PT), o candidato do PSDB teria 65% dos votos contra 25% de Mercadante. Votariam em branco ou anulariam o voto 6% e 4% não souberam responder. Na capital e região metropolitana, Geraldo Alckmin teria 61% contra 28% de Mercadante. Já no interior do estado Alckmin teria 69% contra 23% do petista. Entre os mais jovens, 75% afirmam que votariam no peessedebista. O petista obtém mais menções entre os eleitores com renda familiar mensal de cinco a dez salários-mínimos (29%), enquanto aqueles com renda familiar mensal acima de dez salários-mínimos, 73% votam em Alckmin.

O candidato Mancha (PSTU) é o mais rejeitado com 26% das menções. Em seguida, aparecem: Aloizio Mercadante (PT) com 22%, Celso Russomanno (PP) com 19%, Paulo Bufalo (PSOL) com 18%, cada, Skaf (PSB) com 17%, Geraldo Alckmin (PSDB) com 15%, Igor Grabois (PCB) e Anaí Caproni (PCO) aparecem com 14%, cada, e Fábio Feldmann (PV) com 13%. Afirmam que não rejeitam nenhum 11% dos eleitores, 4% dizem rejeitar todos e 14% não souberam responder. Todas as alterações, em relação à pesquisa passada, foram dentro da margem de erro.

O candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, é rejeitado por 22% daqueles com renda de cinco a dez salários-mínimos.Mercadante é rejeitado por 30% dos eleitores com nível superior de escolaridade, e por 40% dos eleitores com renda familiar acima de dez salários-mínimos. Entre os eleitores da capital, 25% afirmam não votar de jeito nenhum no candidato petista, enquanto 19% afirmam não votar em Geraldo Alckmin.

*Marta Suplicy (PT) segue na liderança por uma das vagas para o senado
Na capital Marta lidera com 19 pontos de diferença em relação aos outros candidatos*

A ex-prefeita, Marta Suplicy, segue na liderança na disputa para o senado com 32% das intenções. Quércia (PMDB) aparece em segundo com 25%, seguido por Romeu Tuma (PTB) com 23%, Netinho (PC do B) com 17% e Ciro (PTC) com 15%. Marta manteve os 32% de intenção verificada na última pesquisa, Romeu Tuma, que ocupava o segundo lugar, aparecia com 22%, Quércia com 21%, Ciro com 19% e Netinho com 15%.

Mais atrás aparecem Moacyr Franco (PSL) com 8%, Ana Luiza (PSTU) e Aloysio Nunes (PSDB) com 5%, cada, Serpa (PSB), Marcelo Henrique (PSOL) e Dirceu Travesso (PSTU) com 2%, cada, Toni Curiati (PP), Ricardo Young (PV) e Mazzeo (PCB) com 1%, cada. Ernesto Pichler (PCB), incluído pela primeira vez, foi citado mas não atingiu 1% das menções. Votariam em branco ou anulariam o voto 26%, não souberam responder 34% dos eleitores.

Marta Suplicy atinge 35% das intenções na capital e região metropolitana, Quércia e Romeu Tuma aparecem empatados com 22%, cada, e Netinho com 21%. No interior do estado Marta Suplicy e Quércia aparecem empatados com 30% e 28%, respectivamente, na sequência aparece Romeu Tuma com 23%.

Entre os mais jovens, 42% votam na candidata do PT. Entre os eleitores com 60 anos ou mais Romeu Tuma é mencionado por 28%, seguido por Quércia com 25% e Marta com 24% das menções. Marta obtém mais intenção entre os eleitores com nível fundamental (29%) e médio (37%), entre os eleitores com nível superior, 27% votam em Romeu Tuma e outros 27% em Marta, nesse segmento.

Marta Suplicy atinge 55% das intenções de voto entre os que têm intenção de votar em seu colega de partido, Aloizio Mercadante, para o governo estadual. Entre os que pretendem votar em Alckmin, 29% votam na petista. Entre os eleitores de Dilma Rousseff (PT) 47% votam em Marta, entre os eleitores de José Serra (PSDB) 30% afirmam votar em Quércia, 24% dizem votar em Marta e outros 25% em Romeu Tuma.

São Paulo, 13 de agosto de 2010.