Sérgio Cabral (PMDB) mantém a liderança com 57% das intenções de voto

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Gabeira (PV) é o mais rejeitado

Na última pesquisa de intenção de voto para governador do Estado do Rio de Janeiro realizada antes do início do horário eleitoral obrigatório, Datafolha revela aumento da vantagem de Sérgio Cabral sobre o segundo colocado: em julho, Cabral tinha 53% das intenções e Gabeira 18%, agora Cabral ganhou quatro pontos indo a 57% das intenções enquanto Gabeira perdeu quatro e chega a 14% das intenções.

A pesquisa foi realizada entre os dias 9 e 12 de agosto de 2010, com 1246 eleitores do Estado, em 29 municípios, e a margem de erro para o total da amostra é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

O candidato Eduardo Serra (PCB) aparece em terceiro lugar com 3% das intenções seguido por Cyro Garcia (PSTU), com 2%. Os candidatos Fernando Peregrino (PR) e Jefferson Moura (PSOL) vêm em seguida, com 1% das intenções, cada. Todos os nomes dos candidatos oficialmente registrados no TSE estavam presentes nos cartões apresentados aos entrevistados. Afirmaram votar em branco ou nulo, 8% dos entrevistados e 14% ainda não sabem em quem votar.

Mais uma vez é no interior que Cabral amplia a vantagem sobre Gabeira: ali, 59% dos eleitores votariam no candidato do PMDB e 9% no candidato do PV. Entre os eleitores da região metropolitana, 57% votariam em Cabral e 16% em Gabeira. É na capital fluminense que o candidato do PV possui mais eleitores, recebendo os votos de 18% dos entrevistados contra 57% de Cabral.

Sérgio Cabral continua o preferido entre os eleitores mais jovens, com 60% das intenções de voto entre aqueles de 16 a 24 anos. Quanto à escolaridade e renda, a preferência pelo candidato pemedebista é maior entre aqueles com nível médio (61%), bem como entre aqueles que alegam ter renda familiar média mensal de dois a cinco salários mínimos (59%).

Quanto à identificação partidária, entre aqueles que citaram o PMDB como a sigla preferida, 79% afirmaram votar no candidato do partido; entre aqueles que citaram PSDB como partido de preferência, 72% afirmaram votar em Cabral e entre os simpatizantes do PT, 67% preferem o governador. Entre aqueles que disseram votar em Dilma Rousseff (PT) para presidente do Brasil, 64% afirmaram votar também em Sérgio Cabral, entre os eleitores de José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV), esses números são 66% e 53%, respectivamente.

Gabeira obtêm seus melhores índices entre o eleitorado masculino, com 18% das preferências nesse segmento e entre os eleitores adultos jovens, com 17% das intenções entre os entrevistados de 25 a 34 anos e também entre os entrevistados de 35 a 44 anos. Quanto à escolaridade, entre aqueles com ensino fundamental 11% preferem o candidato do PV e entre aqueles com ensino superior 24% o preferem. Quanto à renda familiar média, a escolha por Gabeira é tanto maior quanto mais ao topo da pirâmide social: entre aqueles que alegam possuir renda de cinco a dez salários mínimos, 17% são eleitores do candidato verde e entre aqueles que ganham mais de dez salários mínimos, 23% preferem Gabeira.

Entre os simpatizantes do PSDB, 25% afirmaram votar em Gabeira e entre os simpatizantes do PT, 13% escolheram o verde. Dos eleitores que disseram votar em Marina Silva (PV) para presidente, 24% afirmaram votar em Gabeira, entre os eleitores de José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT), esses números são 14% e 13%, respectivamente.

Na intenção de voto espontânea, resultado da pergunta aplicada pelos pesquisadores sem o estímulo da apresentação dos nomes dos candidatos, embora diminua em relação à última pesquisa, ainda é alto o índice dos eleitores que não sabem em quem votar na eleição para governado do Estado do Rio de Janeiro, chegando a 58% do total.Sérgio Cabral aparece na frente, com 26% das intenções taxa essa que aumentou dez pontos percentuais de julho até agora. O ex-deputado Gabeira aparece com 5% das intenções de voto e os outros candidatos não chegaram a 1% das citações. Afirmaram votar em branco ou nulo 6% dos entrevistados e 4% citaram outras respostas.

Gabeira, do PV, é rejeitado por 32% dos entrevistados. Sérgio Cabral, do PMDB, é rejeitado por 15% e 17% dos entrevistados afirmaram não votar de jeito nenhum em Cyro Garcia, do PSTU. Fernando Peregrino, do PR e Jefferson Moura (PSOL) são, ambos,rejeitados por 16% dos entrevistados e Eduardo Serra (PCB), por 13%. Afirmaram que votariam em qualquer um 11% dos entrevistados, 4% afirmaram rejeitar todos os candidatos e 15% ainda não sabem.

A rejeição ao governador se concentra entre os moradores da capital (18%), entre aqueles com idade de 25 a 34 anos e de 35 e 44 anos (19%, em cada segmento), entre aqueles com ensino superior (22%), bem como entre os entrevistados com renda familiar de mais de dez salários mínimos (23%). A rejeição a Cabral também se destaca entre os eleitores de Marina Silva (24%).

Também foi perguntado aos entrevistados em quem votariam no segundo turno se a disputa para governador do Estado do Rio de Janeiro ficasse entre Gabeira e Sérgio Cabral. Dos entrevistados, 65% responderam que votariam pela reeleição do Cabral, 21% escolheriam Gabeira, 8% votariam em branco ou anulariam o seu voto e 6% ainda não sabem.

*Crivella(PRB) lidera a corrida por uma das vagas ao senado
Cesar Maia (DEM) e Lindberg (PT) disputam segunda vaga*

O senador Marcelo Crivella, do PRB, lidera a disputa pelo Senado com 40% das intenções de voto (tinha 42% em julho), seguido pelo ex-prefeito da capital Cesar Maia, do DEM, e do ex-prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg, do PT, com 33% e 22% das intenções de voto, respectivamente. Os candidatos do PT e do DEM tiveram oscilação positiva de dois pontos percentuais em relação à pesquisa de julho.

Jorge Picciani (PMDB) aparece em quanto lugar com 14% das intenções, seguido por Marcelo Cerqueira (PPS) e Waguinho (PTdoB), com 6%. Milton Temer (PSOL) aparece com 4% das intenções, seguidos por Carlos Dias (PTdoB), com 3% e Claiton (PSTU), Wladimir Mutt (PCB) e Heitor (PSTU) empatam com 1% das citações, cada um. Não sabem em quem vai votar 45% dos entrevistados e 25% votariam em branco ou nulo.

Na região metropolitana, 39% dos entrevistados preferem Crivella, 32% votam em César Maia e 26% escolhem Lindberg. No interior, Crivella aparece com 42% da preferência dos eleitores e 38% optam por Maia. Na capital, o senador Crivella aparece à frente, com 37% das intenções seguido pelo ex-prefeito, com 34%.

O Datafolha ouviu 1246 eleitores no estado do Rio de Janeiro, entre os dias 9 e 12 de agosto e a margem de erro para o total da amostra é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

São Paulo 13 de agosto de 2010.