Hélio Costa (PMDB) mantém liderança na disputa do governo mineiro

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

32% dos eleitores não têm candidato ao governo

A última pesquisa eleitoral realizada pelo Datafolha antes do horário eleitoral gratuito revela que o ex-ministro das comunicações Hélio Costa (PMDB) mantém a liderança na disputa para o governo de Minas Gerais, com 43% das intenções de voto, com oscilação negativa de um ponto percentual em relação à pesquisa anterior, que mostrava Hélio Costa com 44%. O atual governador, Antonio Anastasia, oscilou negativamente um ponto, e está com 17%. Fabinho (PCB) e Vanessa Portugal (PSTU) têm 2% cada. Professor Luiz Carlos (PSOL). Pepê (PCO), Zé Fernando Aparecido (PV) e Edilson Nascimento (PT do B) tem 1% de intenções de voto cada.

Observa-se que é alto o índice de eleitores mineiros sem candidato, 8% pretendem votar em branco ou anular o voto e 24% estão indecisos.

O levantamento ouviu 1264 eleitores mineiros entre os dias 09 e 12 de agosto de 2010, em 51 cidades do estado de Minas Gerais. A margem de erro desta pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

O ex-ministro Hélio Costa se destaca entre os homens (50%), entre os que estão na faixa etária entre 45 e 59 anos (49%) e entre os eleitores de Dilma Rousseff (49%). Entre os simpatizantes do PT, 55% afirmam votar em Hélio Costa, assim como entre os simpatizantes do seu partido, dos quais 54% votam no ex-ministro.

Já Antonio Anastasia é preferido entre os moradores da capital, dentre os quais 33% votam no atual governador mineiro, entre os peessedebistas (54%) e entre os mais ricos (31% dos que ganham entre cinco e dez salários mínimos e 28% dos que ganham mais do que dez salários-mínimos.

Espontaneamente, sem a apresentação do cartão com os candidatos, Hélio Costa é citado por 13% dos eleitores mineiros, Antonio Anastasia por 9% e o ex-governador, Aécio Neves, que não concorre ao governo, surge com 4%. Outras respostas somam 3% e a grande maioria (68%) não sabe em quem votar.

A maior rejeição em Minas Gerais continua sendo para o candidato Pepê, com 23% das citações pelos eleitores, seguido pelo candidato Fabinho, com 18%. Edilson Nascimento e Vanessa Portugal têm 15% cada de rejeição. Zé Fernando Aparecido surge com 14% de rejeição. O atual governador Antonio Anastasia, tem 13% de rejeição, índice que oscilou para menos em relação a pesquisa anterior. 12% é o índice de rejeição também do candidato do PSOL Professor Luiz Carlos. A rejeição de Hélio Costa oscilou 1 ponto percentual e agora é de 11% (era 10% em julho). Não rejeitam nenhum candidato somam 16% e outros 3% rejeitam todos os candidatos apresentados. Não sabem, 31%.

Apresentado um cenário de segundo turno entre Hélio Costa e Antonio Anastasia, 54% dos eleitores votariam no ex-ministro, contra 22% que votariam no atual governador. A menor diferença entre eles estaria na capital, onde Hélio Costa obtém 46% das intenções de voto contra Antonio Anastasia que obtém 36%. No interior, o peemedebista alcança 55% contra 18% de Antonio Anastasia. Dos eleitores, nesse cenário, 7% votariam em branco ou anulariam seu voto e 17% afirmam não saber em quem votar.

*Aécio Neves (PSDB) amplia vantagem para o senado de Minas.
Ex-Presidente Itamar Franco (PPS) mantém segundo lugar*

A vantagem de Aécio Neves (PSDB) é ampliada na última pesquisa antes do horário eleitoral gratuito de rádio e TV. O ex-governador alcança 68% das intenções de voto, crescimento de seis pontos em relação à pesquisa anterior, no fim de julho, quando ele obtinha 62% das citações. As intenções de voto para o ex-presidente Itamar Franco (PPS) também crescem de 41% para 47%. Pimentel (PT), ex-prefeito de Belo Horizonte, oscilou três pontos negativamente e agora tem 20% das intenções de voto. Miguel Martini (PHS) e Marilda Ribeiro (PSOL) tem 3% cada e com 2% cada surgem Rafael Pimenta (PCB), Betão (PCO), José João da Silva (PSTU) e Alfredo (PRB). Mineirinho (PSOL), Efraim Moura (PSTU) e Zito Vieira (PC do B) têm 1% cada. Dos eleitores, 15% afirmam votar em branco ou anular o voto e 35% não sabem ainda em quem votar.

Foram ouvidos 1264 eleitores em Minas Gerais em 51 municípios entre os dias 09 e 12 de agosto de 2010, e a margem de erro máxima para esta amostra é de 3,0 pontos percentuais para mais ou para menos.

Aécio tem melhor desempenho entre os eleitores de Belo Horizonte (75%), entre os que têm entre 25 e 34 anos (70%), entre os que ganham entre cinco e dez salários mínimos (76%) e entre os mais jovens, (72%).

Itamar Franco, por sua vez, se destaca entre os homens (51%), entre os que têm entre 35 e 44 anos (52%), entre os mais escolarizados (54%) e entre os simpatizantes do PSDB (62%).

São Paulo, 13 de agosto de 2010.