Jaques Wagner (PT) mantém liderança na disputa ao governo baiano

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

*33% dos baianos rejeitam Paulo Souto (DEM) *

A última pesquisa eleitoral realizada pelo Datafolha antes do horário eleitoral gratuito de rádio e TV para o governo da Bahia mostra que o atual governador Wagner (PT) oscilou positivamente um ponto percentual nas intenções de voto ao governo baiano. Em julho ele tinha 44% e agora alcança com 45%. O petista é seguido pelo candidato e ex-governador da Bahia Paulo Souto (DEM) que manteve-se estável com 23% das intenções de voto. O ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) manteve-se com 10%, mesmo índice da pesquisa anterior. Bassuma (PV) tem 1%. Sandro Santa Bárbara (PCB), Marcos Mendes (PSOL) e Professor Carlos (PSTU), foram citados porém não alcançaram 1% das intenções de voto, brancos e nulos somam 5%, e declaram não saber em quem votar 14% do eleitorado.

O levantamento ouviu 1072 eleitores baianos entre os dias 09 e 12 de agosto de 2010, em 42 cidades do estado da Bahia. A margem de erro desta pesquisa é de 3,0 pontos percentuais para mais ou para menos.

Jaques Wagner tem melhor desempenho entre os eleitores de Dilma Rousseff, dos quais 63% afirmam votar no governador e entre os simpatizantes do seu partido (73%). O atual governador também aparece melhor entre os eleitores mais ricos (renda familiar superior a dez salários mínimos), dos quais 57% votam nele, entre os mais jovens (52%), e entre os que possuem mais instrução (52% dos que possuem ensino médio e 51% dos que possuem curso superior). Já o ex-governador Paulo Souto atinge melhores índices entre os simpatizantes do PSDB, dos quais 59% afirmam votar em Souto, e entre os mais jovens (27%). O ex-ministro Geddel Vieira Lima se destaca entre os mais escolarizados, dos quais 22% citam-no, e entre os eleitores do seu partido, o PMDB, com 39% das intenções de voto.

Sem a apresentação do cartão dos candidatos, na intenção de voto espontânea, Wagner tem 28% das citações (eram 25% em julho), Paulo Souto, 8%(em julho,7%), Geddel Vieira Lima, 5%, mesmo índice de julho. Outros candidatos, assim como na pesquisa passada, não atingiram 1% das citações. Não souberam responder 51% contra 56% da pesquisa anterior. Ainda existem 3% que afirmam votar em branco ou nulo e outros 3% em outras respostas.

Paulo Souto continua sendo o candidato mais rejeitado pelos eleitores: 26% (eram 29% em julho) não votariam no ex-governador. Geddel Vieira Lima tem rejeição de 23% atualmente contra 18% na pesquisa anterior e Jaques Wagner têm 15% (16% em julho). São rejeitados ainda Bassuma (PV), e Marcos Mendes com 17% cada (15% cada em julho). Professor Carlos (PSTU), tem 16% de rejeição (eram13%) e Sandro Santa Bárbara, do PCB,18% (eram 15%). Não rejeitam nenhum candidato somam 11%, mesmo índice atingido em julho e outros 3% rejeitam todos os candidatos apresentados. Não sabem, 17%.

A rejeição a Paulo Souto é maior entre os petistas (45%), e entre os que moram na capital (32%). Geddel Vieira Lima tem sua maior rejeição entre os mais escolarizados (28%), e entre os que moram em Salvador (28%).

Em um cenário de segundo turno com Wagner e Paulo Souto, Wagner amplia a vantagem em relação a Paulo Souto e surge com 54% das citações, contra 32% que afirmam votar no ex-governador. Os mais jovens elevam esse índice favorável ao atual governador, dos quais 62% afirmam votar em Wagner, assim como 60% dos que possuem ensino médio. Entre os eleitores de Dilma Rousseff, 71% votam no governador petista em um cenário de segundo turno. Entre os peessedebistas, 73% afirmam votar em Paulo Souto, assim como 60% dos simpatizantes do PMDB. Se houvesse segundo turno, 8% dos eleitores não saberiam em quem votar, e 5% votariam em branco ou anulariam seu voto.

*César Borges (PR) continua liderando corrida ao senado baiano
Lídice (PSB) e Walter Pinheiro (PT) disputam a segunda vaga*

Na última pesquisa eleitoral Datafolha anterior ao horário eleitoral gratuito no rádio e na TV, César Borges (PR) mantém liderança em relação aos outros candidatos, com 36% das intenções de voto, índice que oscilou dois pontos para mais em relação à pesquisa anterior, do final de julho. Lídice (PSB), com 20% das intenções de voto (eram 22% em julho) e Walter Pinheiro (PT), com 17% ( oscilando negativamente um ponto em relação a pesquisa anterior) disputam a segunda vaga e estão tecnicamente empatados. José Ronaldo (DEM) aparece com 8% (9% em julho), Aleluia (DEM) com 5% (na pesquisa anterior, 6%), Edson Duarte (PV) e Edvaldo Brito (PTB) com 4% cada (4% e 7% respectivamente na pesquisa anterior), Carlos Sampaio (PCB), com 2%, índice um ponto menor que o de julho e Zilmar (PSOL) com 2%. Ainda aparecem os candidatos França (PSOL) e Albione (PSTU) com 1% cada. A maioria (71%) ainda não sabe em quem votar e 28% afirmam votar em branco ou anular seu voto.

Foram ouvidos 1072 eleitores na Bahia em 42 municípios entre os dias 09 e 12 de agosto de 2010, e a margem de erro máxima para esta amostra é de 3,0 pontos percentuais para mais ou para menos.

César Borges atinge os melhores índices entre os eleitores de José Serra (51%), entre os simpatizantes do PMDB (55%) e do PSDB (44%) e entre os eleitores com renda entre dois e cinco salários mínimos (40%).

Já Lídice tem melhor desempenho na capital (43%) e entre os que ganham entre cinco e dez salários mínimos (34%).

Walter Pinheiro se destaca na capital (26%), entre os mais escolarizados (33%).

São Paulo, 13 de agosto de 2010.