Eduardo Campos (PSB) lidera com 62% das intenções de voto

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Jarbas (PMDB) é o mais rejeitado

Na última pesquisa de intenção de voto para governador do Estado do Pernambuco realizada antes do início do horário eleitoral obrigatório, Datafolha revela aumento da vantagem de Eduardo Campos sobre o segundo colocado: em julho, Campos liderava com 59% das intenções e Jarbas tinha 28%, agora o candidato à reeleição alcançou 62% das intenções enquanto Jarbas perdeu sete pontos e chega a 21% das intenções de voto.

A pesquisa foi realizada entre os dias 9 e 12 de agosto de 2010, com 1094 eleitores do Estado, em 38 municípios, e a margem de erro para o total da amostra é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Jair Pedro (PSTU) e Edilson Silva (PSOL) foram citados por 1% dos entrevistados. Anselmo Campelo (PRTB) e Roberto Numeriano (PCB) e Sérgio Xavier (PV) foram citados mas não atingiram 1% das intenções de voto. Todos os candidatos com nomes oficialmente registrados no TSE estavam nos cartões apresentados aos entrevistados. Afirmaram votar em branco ou nulo, 3% dos entrevistados e 11% ainda não sabem em quem votar.

No interior, Eduardo Campos amplia a vantagem sobre Jarbas: ali, 64% dos eleitores votariam no candidato do PSB e 20% no candidato do PMDB. Entre os eleitores da região metropolitana, 60% afirmaram votar em Campos e 23% em Jarbas. Já na capital os índices são 59% e 29%, respectivamente.

Eduardo Campos é o preferido entre o eleitorado masculino, com 68% das intenções nesse segmento e entre as mulheres, 57% afirmaram votar no candidato. Quanto à idade, entre os mais jovens 70% dos entrevistados afirmaram votar no atual governador e entre os mais velhos, 67% preferem Campos. Quanto à escolaridade, a preferência pelo candidato do PSB entre aqueles que possuem ensino médio chega a 65% e 62% entre aqueles com ensino fundamental. Entre aqueles que afirmaram ter mais de dez salários mínimos de renda familiar média mensal, 65% afirmaram votar no candidato do PSB.

Quanto à identificação partidária, entre aqueles que citaram o PT como a sigla preferida, 81% afirmaram votar no candidato do PSB e entre aqueles que citaram o PMDB, 43% preferem o atual governador. Entre aqueles que disseram votar em Dilma Rousseff (PT) para presidente do Brasil, 77% afirmaram votar também em Eduardo Campos, entre os eleitores de José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV), esses números são 42% e 65%, respectivamente.

Jarbas obtêm seus melhores índices entre o eleitorado de 25 a 34 anos, com 25% das citações, entre aqueles com ensino superior (26%) e entre aqueles com renda familiar de cinco a dez salários mínimos (26%). Já entre aqueles que ganham até dois salários mínimos, 21% afirmaram escolher o pemedebista.

Quanto à preferência partidária, entre aqueles que afirmaram possuir afinidades com o PMDB, 53% disseram preferir Jarbas, entre aqueles que citaram o PT, 11% votam no candidato do PMDB. Entre os eleitores que disseram votar em Dilma Rousseff (PT) para presidente, 14% afirmaram votar em Jarbas, entre os eleitores de José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV), esses números são 46% e 22%, respectivamente.

Na intenção de voto espontânea, resultado da pergunta aplicada pelos pesquisadores sem o estímulo da apresentação dos nomes dos candidatos é alto o índice dos eleitores que não sabem em quem votar na eleição para governado do Estado do Pernambuco, chegando a 41% do total. Eduardo Campos aparece na frente, com 40% das intenções seguido do senador Jarbas Vasconcelos, com 12% das intenções de voto. Outras respostas somaram 2%, mesma taxa dos que pretendem votar nulo.

Senador, ex-governador e atual candidato ao Governo do Estado do Pernambuco pelo PMDB, Jarbas é rejeitado por 35% dos entrevistados. Anselmo Campelo, do PRTB, Edilson Silva, do PSOL, Sérgio Xavier, do PV e Jair Pedro, do PSTU aparecem juntos com 26% das citações, cada um. Roberto Numeriano, do PCB é rejeitado por 25% dos entrevistados e o Governador Eduardo Campos aparece na lanterna, com 11% de rejeição.

A rejeição ao governador concentra-se entre os eleitores da capital (16%), entre aqueles de maior escolaridade (16%), entre aqueles com renda familiar média de cinco a dez salários mínimos (20%), entre aqueles que afirmam se identificar com o PMDB (24%) e entre os eleitores do presidenciável José Serra (25%). Por sua vez, a rejeição ao senador Jarbas se destaca entre o eleitorado masculino (41%), entre aqueles com maior escolaridade (40%), entre aqueles com renda familiar média de cinco a dez salários mínimos (40%), entre aqueles que ganham mais de dez salários mínimos mensais (56%), entre os simpatizantes do PT (51%) e entre os eleitores da presidenciável Dilma Rousseff (46%)

Também foi perguntado aos entrevistados em quem votariam no segundo turno se a disputa para governador do Estado do Pernambuco ficasse entre Jarbas e Eduardo Campos. Dos entrevistados, 67% responderam que votariam pela reeleição de Campos, 24% escolheriam Jarbas, 3% votariam em branco ou anulariam o seu voto e 6% ainda não sabem.

*Humberto Costa (PT) e Marco Maciel (DEM) lideram disputa pelo senado *

O ex-ministro Humberto Costa, do PT, e o senador Marco Maciel, do DEM, lideram a disputa pelo senado no estado do Pernambuco com 40% e 35% das intenções de voto, respectivamente. São seguidos por Armando Monteiro, do PTB, com 25% e Raul Jungmann, do PPS, com 9%. Renê Patriota (PV), Simone Fontana e Hélio Cabral (ambos do PSTU) e Jerônimo Ribeiro (PSOL) aparecem com 2%, Délio Mendes, do PCB, e Lairson Lucena, do PRTB, contam 1% das intenções, cada um.Não sabem em quem vai votar 54% dos entrevistados e 26% votariam nulo.

Na região metropolitana 47% dos entrevistados preferem Costa, 36% votam em Maciel e 20% escolhem Monteiro. No interior, Humberto Costa aparece com 35%, Marco Maciel com 33% e Monteiro com 30% das preferências dos eleitores. Na capital, os índices são 51%, 36% e 22%, respectivamente.

O Datafolha ouviu 1094 eleitores no estado do Pernambuco, entre os dias 9 e 12 de julho e a margem de erro para o total da amostra é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

São Paulo 13 de agosto de 2010.