Roriz mantém a liderança na disputa do governo do Distrito Federal

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Diferença de Roriz para Agnelo cai de 13 para oitos pontos

A última pesquisa eleitoral realizada pelo Datafolha antes do início do horário eleitoral gratuito para o governo do Distrito Federal, mostra que o ex-governador Roriz (PMDB) mantém-se estável com 41% das intenções de voto. A pesquisa foi realizada após a candidatura de Roriz ter sido indeferida pelo TSE. Roriz é seguido por Agnelo (PT), com 33%, que cresceu seis pontos desde a última pesquisa em julho de 2010. Agnelo na pesquisa anterior tinha 27% das intenções de voto. A diferença de Roriz para Agnelo caiu de 13 para oito pontos percentuais.

Toninho do PSOL tem 2%. Rodrigo Dantas (PSTU), e Ricardo Machado (PCO) tem 1% cada. Eduardo Brandão (PV) e Frank (PCB) foram citados mas não alcançaram 1% cada e Newton Lins (PSL) não foi citado por nenhum dos entrevistados. Votam em branco ou anulam o voto 8% (eram 11% na pesquisa anterior), e os indecisos somam 15% (contra 18% em julho).

O levantamento ouviu 701 eleitores do Distrito Federal entre os dias 09 a 12 de agosto de 2010. A margem de erro desta pesquisa é de 4,0 pontos percentuais para mais ou para menos.

Votam principalmente em Roriz os menos escolarizados (59%), os simpatizantes do PMDB (74%), e os que têm renda familiar até dois salários mínimos (52%). Já em Agnelo, votam os mais escolarizados (48%), os que ganham mais de dez salários mínimos (48%). Entre os simpatizantes do PT, Agnelo é preferido por 63%.

Sem a apresentação do cartão dos candidatos, na intenção de voto espontânea, quase metade não sabe ainda em quem votar (46%). Roriz tem 26% das citações espontâneas, enquanto que Agnelo tem 20%. Outros candidatos não chegam a 1% cada e 6% afirmam votar em branco ou anular o voto.

Roriz continua sendo o candidato mais rejeitado pelos eleitores do Distrito Federal dos quais 34% (mesmo índice de julho) não votariam no ex-governador. Outros 22% (eram 19% na pesquisa anterior) não votariam em Agnelo, 11% não votariam em Toninho do PSOL e 9% não votariam em Frank, do PCB. Com 7% de rejeição cada, Newton Lins, Rodrigo Dantas e Ricardo Machado. Eduardo Brandão têm rejeição de 6%, e 10% dos eleitores não tem rejeição a nenhum candidato, ante 2% que não votariam em nenhum dos candidatos.

A rejeição de Roriz atinge 61% entre os mais escolarizados e 57% entre os mais ricos. Entre os eleitores de Agnelo, 80% não votariam em Roriz.

Apresentado um cenário de segundo turno entre Roriz e Agnelo, 46% dos eleitores do Distrito Federal afirmam votar, nessa situação, em Roriz, contra 39% que votariam em Agnelo. Nessa circunstância, 7% votariam em branco ou anulariam seu voto, e 8% não saberiam em quem votar.

*Rollemberg (PSB) e Abadia (PSDB) disputam vaga ao senado
Cristovam Buarque (PDT) mantém a liderança*

A última pesquisa eleitoral realizada pelo Datafolha antes do horário eleitoral gratuito para o senado no Distrito Federal revela um empate técnico na disputa à segunda vaga para o senado no Distrito Federal. Rollemberg (PSB), tem 30% das intenções de voto e Abadia (PSDB), 29%. Na pesquisa anterior, do fim de julho, os índices eram 28% e 23% respectivamente. O crescimento de seis pontos de Abadia foi determinante para esse empate técnico. Cristovam Buarque, que na pesquisa anterior obteve 42% das intenções de voto, oscilou positivamente dois pontos e agora obtém 44%, mantendo a liderança.

Foram ouvidos 701 eleitores no Distrito Federal, entre os dias 09 a 12 de agosto de 2010, e a margem de erro máxima para esta amostra é de 4,0 pontos percentuais para mais ou para menos.

Ainda citados ao senado aparecem Alberto Fraga (DEM), com 11% (eram 6% em julho), Pastor Milton Tadashi (PTN), com 5% (eram 2% na pesquisa anterior). Rosana Chaib (PCB), Robson (PSTU), Jorge Antunes (PSOL), Gerônimo (PSL), Moacir Bueno (PV), Chico Sant'Anna (PSOL) e Gilson Dobbin (PCO) aparecem com 1% cada. Foi citado, porém não alcançou 1%, Cadu Valadares (PV). A maioria do eleitorado do Distrito Federal (57%) ainda não sabe em quem votar para o senado, e outros 17% votariam em branco ou anulariam seu voto, se a eleição fosse hoje.

Cristovam Buarque é preferencialmente escolhido pelos mais escolarizados (65%), pelos eleitores de Agnelo (67%), pelos simpatizantes do PT (60%). Já Rollemberg tem melhor desempenho entre os mais escolarizados (46%), entre os mais ricos (42%) e entre os eleitores de Agnelo (52%). Abadia, por sua vez, se destaca entre os menos escolarizados (38%), entre os mais pobres (36%) e entre os peemedebistas (54%).

São Paulo, 13 de agosto de 2010.