Roriz lidera disputa com 40%

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

34% rejeitam Roriz

A primeira pesquisa eleitoral realizada pelo Datafolha após a oficialização das candidaturas em 2010 revela que o ex-governador Roriz (PMDB) lidera a corrida eleitoral, com 40% das intenções de voto. Roriz é seguido pelo ex-ministro Agnelo Queiroz (PT), com 27%, Toninho do PSOL, tem 3%, Rodrigo Dantas (PSTU) e Eduardo Brandão (PV), aparecem com 1% cada. Ricardo Machado (PCO) foi citado, porém não alcançou 1% das intenções de voto, e Newton Lins (PSL) não foi citado por nenhum dos entrevistados. Votam em branco ou anulam o voto 11%, e os que declaram não saber em quem votar somam 18%.

O levantamento ouviu 706 eleitores do Distrito Federal entre os dias 20 e 23 de julho de 2010. A margem de erro desta pesquisa é de 4,0 pontos percentuais para mais ou para menos.

Votam principalmente em Roriz os menos escolarizados (53%), os simpatizantes do PSDB (76%), e os eleitores de José Serra (63%). Já em Agnelo, votam os mais escolarizados (40%), os que ganham mais de 10 salários-mínimos (46%), e os eleitores de Dilma Rousseff (45%).

Sem a apresentação do cartão dos candidatos, na intenção de voto espontânea, a maioria não sabe em quem votar (59%). Roriz tem 18% das citações espontâneas, enquanto que Agnelo tem 15%. Outros candidatos não chegam a 1% cada e 6% afirmam votar em branco ou anular o voto.

Roriz é candidato mais rejeitado pelos eleitores do Distrito Federal dos quais 34% não votariam no ex-governador. Outros 19% não votariam em Agnelo, 15% não votam em Toninho do PSOL, 7% não votariam em Eduardo Brandão. Newton Lins. Ricardo Machado e Rodrigo Dantas tem rejeição de 6% cada, e 9% dos eleitores não tem rejeição a nenhum candidato, ante 5% que não votariam em nenhum dos candidatos.

A rejeição de Roriz atinge 58% entre os mais escolarizados e entre os mais ricos (60%) principalmente. Entre os eleitores de Agnelo, 81% não votariam em Roriz.

Perguntados sobre a influência do apoio do presidente Lula a um candidato a governador, 31% afirmam que não votariam em um candidato apoiado pelo presidente, 28% dizem que votariam com certeza em um candidato apoiado por Lula, e 26% que talvez votassem no candidato do presidente. 11% não sabem se votariam ou não em um candidato do presidente.

Para 42% dos eleitores do Distrito Federal, o presidente apóia o ex-ministro Agnelo para o governo distrital, 2% afirmam que Roriz é o candidato apoiado por Lula e outros 55% não sabem quem Lula apóia.

*Cristovam Buarque (PDT) tem 42% das intenções de voto para o senado
Rollemberg (PSB) e Abadia (PSDB) disputam a segunda vaga*

A primeira pesquisa eleitoral realizada pelo Datafolha após a oficialização das candidaturas ao senado em 2010 revela que Cristovam Buarque (PDT) lidera a disputa com 42% das intenções de voto. Rollemberg (PSB), com 28% e Abadia (PSDB), com 23% disputam a segunda vaga ao senado. Alberto Fraga (DEM), tem 6% das intenções de voto, Chico Sant'Anna (PSOL) e Pastor Milton Tadashi (PTN) têm 2% cada, e com 1% das intenções de voto cada surgem os candidatos Cadu Valadares (PV), Gerônimo (PSL), Moacir Bueno (PV), e Robson (PSTU). Gilson Dobbin (PCO) e Jorge Antunes (PSOL) foram citados porém não alcançaram 1% das intenções de voto. A maioria porém (72%), ainda não sabe em quem votar para o senado e 19% anulariam o seu voto ou votariam em branco se a eleição fosse hoje.

Foram ouvidos 706 eleitores no Distrito Federal, e a margem de erro máxima para esta amostra é de 4,0 pontos percentuais para mais ou para menos.

Cristovam Buarque é preferencialmente escolhido entre os mais escolarizados (60%), entre os eleitores de Agnelo (64%), entre os simpatizantes do PT (54%). Já Rollemberg tem melhor desempenho entre os mais escolarizados (44%), entre os mais ricos (45%) e entre os simpatizantes do PT (43%).

São Paulo 23 de julho de 2010.