Beto Richa (PSDB) e Osmar Dias (PDT) estão tecnicamente empatados na disputa pelo governo do Paraná

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Beto lidera na capital e região metropolitana, Osmar é líder no interior

A primeira pesquisa realizada pelo Datafolha após a oficialização das candidaturas ao governo do Paraná mostra o prefeito de Curitiba, Beto Richa (PDSB), e o senador, Osmar Dias, empatados na disputa para o governo do Paraná. Beto aparece com 43% e Osmar Dias com 38% das intenções de voto. Considerando-se a margem de erro do levantamento que é de três pontos percentuais para o total da amostra, Beto Richa poderia ter 40% e Osmar Dias 41%, o que configura empate técnico entre os candidatos.

O candidato Paulo Salamuni (PV) aparece com 1%, Amadeu Felipe (PCB), Avanilson (PSTU), Bergmann (PSOL) e Robinson de Paula (PRTB) não atingiram 1% das intenções de voto. Os que votariam em branco ou anulariam o voto ao governo, caso a eleição fosse hoje totalizam 3%, e 14% não souberam escolher nenhum dos nomes apresentados.

Foram ouvidos 1225 eleitores do estado do Paraná, com 16 anos ou mais, entre os dias 20 e 23 de julho de 2010. A margem de erro para o total da amostra é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Na capital e região metropolitana de Curitiba, Beto Richa (PSDB) lidera com larga vantagem 65% das intenções contra 22% de Osmar Dias (PDT). No interior Osmar lidera com 45% das intenções, contra 35% de Beto Richa.

Beto é preferido principalmente pelos mais jovens, 47% dos eleitores de 16 a 24 anos afirmam votar no prefeito de Curitiba, Osmar tem 40% de intenções desse segmento. Beto Richa atinge 56% entre os mais escolarizados, Osmar tem 33% de intenções desse grupo.

Entre os eleitores de José Serra, Beto Richa tem 49% das intenções de voto contra 39% de Osmar Dias. Entre os que pretendem eleger Dilma Rousseff os dois candidatos aparecem empatados: Osmar Dias tem 45% e Beto Richa 41%. Entre os eleitores de Marina Silva, Richa atinge 50% contra 34% de Osmar Dias.

Dizem espontaneamente o nome de Beto Richa, 19% dos eleitores, na capital o nome do prefeito foi citado por 41%. Osmar Dias teve 10% de menções espontâneas. No interior aparecem empatados com 14% para Beto e 11% para Osmar. Não souberam citar nenhum nome de forma espontânea, 65% dos entrevistados.

Nenhum dos candidatos têm índice de rejeição superior a 15%. Não votariam em Osmar Dias 15%. Na sequência aparecem Beto Richa e Amadeu Felipe com 12%, cada. Paulo Salamuni (PV) e Robinson de Paula (PRTB) com 10%, cada, Avanilson (PSTU) com 8% e Bergmann (PSOL) com 7%. A taxa de rejeição do prefeito de Curitiba é a mesma na capital quanto no interior (12%), já o candidato Osmar Dias apresenta maior rejeição na capital e região metropolitana (24%), no interior a rejeição do pedetista é de 12%. Entre os eleitores, 19% dizem que não rejeitam nenhum candidato, enquanto 32% não souberam indicar nenhum nome.

Quando perguntados sobre apoio do presidente Lula a algum candidato ao governo do Paraná, 33% dizem que talvez votariam no candidato de Lula, 23% afirmam que seriam levados a escolher esse candidato com certeza, e 30% dizem que não votariam em um candidato apoiado pelo presidente. Na capital, 46% afirmam que não votariam no candidato apoiado pelo presidente Lula. Entre os eleitores de Osmar Dias 25% afirmam que não votariam no candidato apoiado pelo presidente Lula, 33% talvez votassem e 28% votariam no candidato do presidente com certeza. Entre os de Beto Richa 20% dizem que votariam com certeza no candidato de Lula, 30% talvez e, 37% não votariam no candidato apoiado pelo presidente.

O apoio de Lula ao candidato Osmar Dias é conhecido por 16% do eleitorado (25% na capital), apenas 4% afirmam que o presidente apoia Beto. A maioria, 78% ainda não sabem quem é o candidato do apoiado pelo PT no Paraná.

*Requião (PSDB) lidera a intenção de voto ao Senado do Paraná
Gleisi (PT) ocupa o segundo lugar e lidera na capital*

Após a oficialização das candidaturas ao Senado, o candidato Roberto Requião do PMDB, lidera com 50% das intenções de voto, segundo a primeira pesquisa Datafolha ao Senado. Gleisi Hoffmann do PT, aparece em segundo lugar com 28% das menções. Em seguida aparecem os candidatos Ricardo Barros (PP) com 19% e Gustavo Fruet (PSDB) com 16%.

Mais atrás aparecem os candidatos Gilberto (PCB) e Rubens Hering (PV) com 3%, cada, Valmor (PSOL) com 2%, Sargento Qe Pedroso (PRTB), Irineu Fritz (PT do B), Sargento Jensen (PRTB) e Piva (PSOL) aparecem com 1%, cada. Timossi (PSTU) foi citado mas não atingiu 1%. Os que votariam em branco ou anulariam o voto ao senado, caso a eleição fosse hoje totalizam 19%,e a maioria, 56% não souberam escolher nenhum dos nomes apresentados.

Considerando-se a capital e a região metropolitana, Gleisi (PT) aparece à frente dos demais candidatos com 44% das intenções de voto, Requião tem 38% e Fruet 33% nesse estrato.

No interior do estado Requião lidera com 55%. Ricardo Barros e Gleisi aparecem empatados com 24% e 21%, respectivamente.

Entre os mais escolarizados Gleisi (PT) apresenta maior vantagem, atingindo 39% das intenções, entre os menos escolarizados, Requião tem 52%.

Entre os eleitores de Beto Richa, 23% dizem votar em Gustavo Fruet e 18% em Ricardo Barros, ambos candidatos da coligação puxada pelo PSDB. No entanto, 45% pretendem votar no ex-governador Requião e 31% em Gleisi. Entre os eleitores de Osmar Dias (PDT), 63% pretendem votar em Requião e 30% em Gleisi. Ainda entre os eleitores de Osmar, Ricardo Barros tem 25% das intenções e Gustavo Fruet 13%.

São Paulo, 23 de julho de 2010.