Eduardo Campos lidera com 59% das intenções de voto

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Jarbas é o mais rejeitado

A primeira pesquisa Datafolha realizada após a oficialização das candidaturas revela a preferência do eleitor pernambucano pela continuidade do governo atual, que aparece com vantagem de 31 pontos percentuais sobre o segundo candidato. Se a eleição fosse hoje, 59% dos eleitores votariam no candidato à reeleição Eduardo Campos, do PSB, 28% votariam em Jarbas, do PMDB.

A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 23 de julho de 2010, com 1098 eleitores pernambucanos e a margem de erro para o total da amostra é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Sérgio Xavier, do PV, chegou a 1% das intenções. Edilson Silva (PSOL), Jair Pedro (PSTU), Anselmo Campelo (PRTB) e Roberto Numeriano (PCB) foram citados mas não atingiram 1% das intenções de voto. Todos os nomes dos candidatos oficialmente registrados no TSE estavam presentes nos cartões apresentados aos entrevistados. Afirmaram votar em branco ou nulo, 4% dos entrevistados e 7% ainda não sabem em quem votar.

No interior, Eduardo Campos amplia a vantagem sobre Jarbas: ali, 60% dos eleitores votariam no candidato do PSB e 26% no candidato do PMDB. Entre os eleitores da região metropolitana, 57% afirmaram votar em Campos e 31% em Jarbas. Já na capital os índices são 54% e 34%, respectivamente.

Eduardo Campos é o preferido entre o eleitorado feminino, com 61% das intenções nesse segmento e entre os homens, 56% afirmaram votar no candidato. Quanto à idade, entre os jovens de 25 a 34 anos, 60% afirmaram votar no candidato, mesmo índice entre os mais velhos. Quanto à escolaridade, a preferência pelo candidato do PSB aumenta quanto maior o nível educacional: entre aqueles com ensino fundamental, 54% afirmaram votar no candidato, entre aqueles com nível médio, o índice sobe para 63% e entre os mais escolarizados chega a 69% das preferências.

Quanto à identificação partidária, entre aqueles que citaram o PT como a sigla preferida, 67% afirmaram votar no candidato do PSB e entre aqueles que citaram o PMDB, 44% preferem o atual governador. Entre aqueles que disseram votar em Dilma Rousseff (PT) para presidente do Brasil, 70% afirmaram votar também em Eduardo Campos, entre os eleitores de José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV), esses números são 45% e 62%, respectivamente.

Jarbas obtêm seus melhores índices entre o eleitorado de 35 a 44 anos e entre aqueles de 45 a 59 anos, 33% e 28%, respectivamente. Quanto à escolaridade, a preferência por Jarbas diminui conforme aumenta a escolaridade: ensino fundamental (30%), e ensino superior (25%). Essa correlação não se verifica quanto à renda familiar média: entre aqueles que alegam ganhar até dois salários mínimos, 30% afirmaram preferir Jarbas, entre aqueles que ganham de cinco a dez salários mínimos, 24% e entre aqueles que ganham mais de 10 salários mínimos, 36% afirmaram escolher o pemedebista.

Quanto à preferência partidária, entre aqueles que afirmaram possuir afinidades com o PMDB, 51% disseram preferir Jarbas, entre aqueles que citaram o PT, 20% votam no candidato do PMDB. Entre os eleitores que disseram votar em Dilma Rousseff (PT) para presidente, 19% afirmaram votar em Jarbas, entre os eleitores de José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV), esses números são 49% e 20%, respectivamente.

Na intenção de voto espontânea, resultado da pergunta aplicada pelos pesquisadores sem o estímulo da apresentação dos nomes dos candidatos é alto o índice dos eleitores que não sabem em quem votar na eleição para governado do Estado do Pernambuco, chegando a 47% do total. Eduardo Campos aparece na frente, com 33% das intenções seguido do senador Jarbas Vasconcelos, com 10% das intenções de voto. "Lula", bem como "o candidato de Lula" aparecem com 1% das citações, respectivamente. Outras respostas somaram 5% e os demais candidatos não chegaram a 1% das intenções de voto.

Senador, ex-governador e atual candidato ao Governo do Estado do Pernambuco pelo PMDB, Jarbas é rejeitado por 34% dos entrevistados. Edilson Silva, do PSOL, é rejeitado por 30%, seguido de Sérgio Xavier, do PV, com 29%, Jair Pedro, do PSTU, com 27%, Roberto Numeriano, do PCB, e Anselmo Campelo, do PRTB, ambos com 26% e, por último, o Governador Eduardo Campos, na lanterna, com 15% de rejeição.

A rejeição ao governador concentra-se entre aqueles de maior renda média familiar (22%), entre aqueles que afirmam se identificar com o PSDB (30%) e entre os eleitores do presidenciável José Serra (26%). Por sua vez, a rejeição ao senador Jarbas se destaca entre o eleitorado do interior (37%), entre aqueles com maior escolaridade (45%), entre aqueles com renda familiar média de cinco a dez salários mínimos (42%), entre os simpatizantes do PT (45%) e entre os eleitores da presidenciável Dilma Rousseff (42%)

Os entrevistados foram questionados se o apoio do Presidente Lula a algum candidato ao governo do Estado o(a) levaria à escolha deste candidato: 52% afirmaram que escolheriam esse candidato com certeza, 26% afirmaram que talvez escolhem o candidato, 15% não votariam em candidato apoiado pelo presidente e 3% não souberam responder. Entre os que afirmaram votar em Eduardo Campos, 63% responderam que votariam no candidato apoiado por Lula e 8% não votariam nesse candidato. Entre os eleitores que afirmaram votar em Jarbas, 34% afirmaram que votariam no candidato apoiado por Lula e 28% não votariam no candidato apoiado pelo presidente.

Humberto Costa (PT) e Marco Maciel (DEM) lideram a disputa pelo Senado

O ex-ministro Humberto Costa, do PT, e o senador Marco Maciel, do DEM, lideram a disputa pelo Senado com 42% e 40% das intenções de voto, respectivamente. Armando Monteiro, do PTB, tem 29% das intenções seguido por Raul Jungmann, do PPS, com 12%, Simone Fontana do PSTU, com 3%, Hélio Cabral, também do PSTU, com 2%, mesmo índice de Jerônimo Ribeiro, do PSOL, e de Renê Patriota, do PV. Délio Mendes, do PCB, e Lairson Lucena, do PRTB, aparecem com 1% das intenções, respectivamente. Não sabem em quem vai votar 42% dos entrevistados e 23% votariam nulo.

Na região metropolitana 44% dos entrevistados preferem Costa, 38% votam em Maciel e 25% escolhem Monteiro. No interior, Humberto Costa aparece com 41% e Marco Maciel com 42% da preferência dos eleitores e 32% optam por Monteiro. Na capital, os índices são 45%, 38% e 25%, respectivamente.

O Datafolha ouviu 1098 eleitores no estado do Pernambuco, entre os dias 20 e 23 de julho e a margem de erro para o total da amostra é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

São Paulo, 23 de julho de 2010.