Geraldo Alckmin (PSDB) lidera com 49% das intenções de voto

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

39% não votariam em um candidato apoiado por Lula

A primeira pesquisa realizada pelo Datafolha após a oficialização das candidaturas ao governo de São Paulo mostra o ex-governador, Geraldo Alckmin (PDSB), liderando a disputa, com 49% das intenções de voto, 33 pontos à frente de Aloizio Mercadante (PT), que atinge 16% das preferências. Celso Russomano (PP) tem 11%.

O candidato Skaf (PSB) aparece com 2%, Fábio Feldmann (PV), Mancha (PSTU), Paulo Búfalo (PSOL), Anaí Caproni (PCO) aparecem com 1%, cada. Igor Grabois (PCB) não atingiu 1% das intenções de voto. Os que votariam em branco ou anulariam o voto ao governo, caso a eleição fosse hoje totalizam 6%, e 13% não souberam escolher nenhum dos nomes apresentados.

Foram ouvidos 2083 eleitores do estado de São Paulo, com 16 anos ou mais, entre os dias 20 e 23 de julho de 2010. A margem de erro para o total da amostra é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Citam espontaneamente o nome de Geraldo Alckmin, 8% dos eleitores e Aloizio Mercadante tem 4% de menções espontâneas. Os que votariam em branco ou anulariam o voto, caso a eleição fosse hoje totalizam 5%. A maioria (74%) não soube citar nenhum nome espontaneamente.

No interior de São Paulo, a diferença entre os dois primeiros colocados chega a 39 pontos, Alckmin lidera com larga vantagem, 53% das intenções contra 14% de Mercadante, Celso Russonamo aparece com 10%. Na capital a vantagem do peessedebista se mantém, 48% das intenções contra 19% de Mercadante.

O ex-governador é preferido principalmente pelos mais jovens (61%). Mercadante atinge 21% das intenções entre o eleitorado de 45 a 59 anos e 18% das intenções entre eleitores de 35 a 44 anos. O peessedebista alcança 55% entre os mais escolarizados, Mercadante tem 18% das intenções desse grupo. Entre os eleitores que declaram renda familiar acima dos dez salários mínimos, 58% dizem votar em Alckmin, 19% dizem votar no petista, entre os mais pobres, aqueles que declaram renda de até dois salários mínimos, Alckmin tem 47%, Mercadante e Celso Russomano aparecem empatados com 13%, cada, nesse segmento.

Entre os eleitores de José Serra (PSDB) 66% pretendem votar em Geraldo Alckmin (PSDB), 46% dos eleitores de Marina Silva (PV) e 35% dos eleitores de Dilma Rousseff (PT) pretendem votar no ex-governador. Entre os eleitores de Serra, apenas 6% dizem votar em Mercadante, o candidato tem 35% das intenções entre os eleitores de Dilma.

Os candidatos com as maiores taxas de rejeição, ou seja, aqueles que os eleitores não votariam de jeito nenhum são: Mancha (PSTU), com 21%, Aloizio Mercadante (PT) com 20%, Paulo Búfalo (PSOL) com 18% e Celso Russomano (PP) com 16%.

Geraldo Alckmin (PSDB) e Skaf (PSB) são citados por 14%, cada. Igor Grabois (PCB) tem 13%, Fábio Feldman (PV) e Anaí Caprioni (PCO) aparecem no final da lista com 11% de rejeição, cada. Entre os eleitores, 13% dizem que não rejeitam nenhum candidato, enquanto 18% não souberam indicar nenhum nome.

Quando perguntados sobre apoio do presidente Lula a algum candidato ao governo de São Paulo, 39% dizem que não votariam no candidato apoiado pelo presidente, 28% afirmam que talvez votassem nesse candidato e 24% afirmam que seriam levados a escolher esse candidato com certeza. No interior 42% afirmam que não votariam no candidato apoiado por Lula. Entre os eleitores de Alckmin 48% dizem que não votariam no candidato do presidente, 17% dizem que votariam com certeza no candidato apoiado por Lula. Entre o eleitorado de Mercadante 50% votariam com certeza no candidato de Lula, 14% afirmam que não votariam no candidato do presidente.

O apoio de Lula ao candidato Aloizio Mercadante é conhecido por 34% do eleitorado (41% na capital), apenas 5% dizem que o presidente Alckmin. A maioria (59%) ainda não sabem quem é o candidato do apoiado pelo presidente no estado de São Paulo.

*Marta Suplicy (PT) lidera a corrida ao Senado
Romeu Tuma (PTB), Quércia (PMDB) e Ciro (PTC) aparecem empatados*

Após a oficialização das candidaturas ao Senado, a candidata Marta Suplicy de PT, lidera com 32% das intenções de voto, segundo a primeira pesquisa Datafolha ao Senado. Romeu Tuma (PTB), Quércia (PMDB) e Ciro (PTC) aparecem empatados em segundo lugar com 22%, 21% e 19%, respectivamente, das intenções de voto. Netinho do PC do B aparece a seguir com 15%.

O Datafolha utilizou no cartão os nomes registrados pelos candidatos no TRE. No caso de Ciro Moura (PTC), o nome adotado pelo candidato é apenas "Ciro".

Em seguida aparecem os candidatos Moacyr Franco (PSL) com 9%, Ana Luiza (PSTU) com 5%, Aloysio Nunes (PSDB) com 4%, Dirceu Travesso (PSTU) e Marcelo Henrique (PSOL) com 2%, cada. Serpa (PSB), João Andre Dorta (PCO), Toni Curiati (PP), Ricardo Young (PV) e Mazzeo (PCB) aparecem com 1%, cada, das intenções de voto. Os que votariam em branco ou anulariam o voto ao senado, caso a eleição fosse hoje totalizam 26%, e 40% não souberam escolher nenhum dos nomes apresentados.

Marta (PT) tem 38% de intenções de voto na capital e 30% no interior. Ciro (PTC) tem 21% na capital e 19% no interior, Romeu Tuma (PTC) tem 20% na capital e 22% no interior e Quércia (PMDB) tem 17% na capital e 24% no interior. Netinho (PC do B) aparece com 19% na capital e 12% das intenções no interior.

Marta Suplicy é preferida pelos mais jovens (39%), pelos que têm nível médio de escolaridade (37%).

Entre os eleitores de Geraldo Alckmin, 18% dizem votar em Marta, 15% em Quércia, 14% em Romeu Tuma, 12% em Ciro e 9% em Netinho (PC do B). Entre os eleitores de Aloizio Mercadante, 10% afirmam votar na petista, 5% em Romeu Tuma, 5% em Ciro, 3% em Quércia e 3% em Netinho (PC do B).

São Paulo, 23 de julho de 2010.