Diferença entre Dilma e Serra é de 13 pontos no Ceará

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Petista tem 48% das intenções de voto entre os eleitores de Cid Gomes

A primeira pesquisa Datafolha após a oficialização das candidaturas revela que entre os eleitores cearenses, Dilma Rousseff (PT) tem vantagem de 13 pontos percentuais sobre o tucano José Serra (PSDB). Se a eleição fosse hoje, 41% dos cearenses votariam na petista, contra 28% em Serra. A pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 15 de julho de 2010, com 912 eleitores cearenses, e a margem de erro máxima para o total da amostra é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Marina Silva (PV) surge com 8% das intenções de voto, e com 1% cada são citados: Zé Maria (PSTU), Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), Rui Costa Pimenta (PCO), Ivan Pinheiro (PCB). Nos cartões apresentados aos pesquisados, estão presentes todos os nomes dos candidatos oficialmente registrados no TSE, entre os quais ainda foram citados pelos entrevistados Eymael (PSDC) e Levy Fidélix (PRTB), porém não atingiram 1% das intenções de voto.

Dilma Rousseff amplia a sua vantagem entre os mais escolarizados, dos quais 48% dizem votar na petista, entre os que têm idade entre 25 e 34 anos (48%) e os da faixa etária de 35 a 44 anos (46%). Serra, por sua vez, atinge 39% das intenções entre os mais ricos (que ganham mais de cinco salários-mínimos).

Entre os eleitores do candidato ao governo cearense Cid Gomes (PSB), Dilma Rousseff tem 48% das intenções de voto, José Serra, 30%, Marina Silva, 9%. Já entre os eleitores do candidato Lúcio Alcântara (PR), a petista tem 39% das intenções de voto, Serra, 31%, e Marina Silva, 9%. Entre os eleitores de Marcos Cals (PSDB), também candidato ao governo cearense, José Serra tem 51% das intenções, contra 29% de Dilma Rousseff e 7% de Marina Silva.

Na interior do Ceará, Dilma Rousseff tem 46% das intenções de voto, ante 34% na capital e região metropolitana de Fortaleza. Serra, por sua vez, tem melhor desempenho na região metropolitana (33%), contra 24% no interior.

Espontaneamente, sem a apresentação do cartão dos candidatos aos entrevistados, Dilma Rousseff é mais citada, com 22% das intenções, seguida por José Serra, com 10%. Candidato de Lula surge em seguida, com 7% das intenções, o próprio presidente ainda é citado com 3% e Marina Silva com 2%.

Também foi investigado um possível segundo turno nas eleições presidenciais entre Dilma Rousseff e José Serra, e a petista tem 49% das intenções contra 37% do peessedebista. Nesse caso, 9% dos eleitores não sabem em quem votar, e 5% votariam em branco ou nulo. Novamente entre os mais escolarizados, Dilma se destaca, com 58% das intenções, assim como entre os eleitores de Cid Gomes, dos quais, 56% votariam em Dilma Rousseff no segundo turno. Entre os eleitores de Marcos Cals, Serra sairia em vantagem, com 55% das intenções de voto, contra 37% de Dilma Rousseff.

São Paulo, 16 de julho de 2010.