Disputa começa acirrada em Curitiba

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Ratinho Júnior (PSC), Gustavo Fruet (PDT) e Luciano Ducci (PSB) dividem a liderança

A primeira pesquisa Datafolha realizada na capital paranaense em 2012 após o registro das candidaturas no Tribunal Regional Eleitoral revela que a disputa para prefeitura de Curitiba está bastante acirrada. O candidato Ratinho Júnior (PSC) tem 27% das intenções de voto, Gustavo Fruet (PDT), e o atual prefeito Luciano Ducci (PSB), têm 23% cada um, configurando empate técnico entre os três candidatos.

O ex-prefeito e ex-ministro do esporte e turismo, Rafael Greca (PMDB) atinge 10% das menções. Carlos Moraes (PRTB), Bruno Meirinho (PSOL), Alzimara-Alzi (PPL) e Avanilson (PSTU) foram citados mas não alcançaram 1% das intenções de voto cada. Declaram que pretendem votar em branco ou nulo 9% dos eleitores, enquanto que 7% não souberam responder.

Foram ouvidos 832 eleitores de Curitiba, com 16 anos ou mais, nos dias 19 e 20 de julho de 2012. A margem de erro máxima, para o total da amostra, é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Ratinho Júnior se destaca entre eleitores com idade entre 25 e 34 anos (34%), entre os com ensino médio (32%), entre os menos escolarizados (30%), entre os mais pobres (31%) e entre os simpatizantes do PT (38%). Fruet, por sua vez, obtém taxas de intenção de voto maiores entre os mais ricos (32%) e entre os mais escolarizados (32%). Já o prefeito Luciano Ducci obtém suas melhores taxas de intenção de voto entre os simpatizantes do PSDB (42%), entre os mais jovens (33%) e entre os que avaliam a sua gestão como ótima ou boa (41%).

Na intenção de voto espontânea, na situação em que não são apresentados os nomes dos candidatos aos entrevistados, 63% não souberam identificar o seu candidato. Luciano Ducci recebe 9% das menções, Gustavo Fruet alcança 7% e Ratinho Júnior, 6%. Neste caso, 9% afirmam que votarão em branco ou anularão o voto, 2% citaram outros candidatos, e Rafael Greca surge com 2% das menções.

Rafael Greca é o mais rejeitado

Dentre os principais candidatos a ocupar o posto de prefeito de Curitiba, Rafael Greca é o mais rejeitado com 32%. A seguir aparecem empatados Luciano Ducci (19%) e Ratinho Júnior (17%). Gustavo Fruet é rejeitado por 9% dos entrevistados. Rejeitam todos e não votariam em nenhum candidato 6%, enquanto 9% poderiam votar em algum nome, sem rejeitar nenhum especificamente.

Os quatro candidatos mais rejeitados também são os mais conhecidos pelos eleitores. Dizem conhecer Rafael Greca 94% dos eleitores da capital paranaense, sendo que 49% dizem conhecê-lo muito bem, e 28%, um pouco. Já o prefeito Luciano Ducci é conhecido por 98%, sendo que 45% declaram conhecê-lo muito bem, e 33%, um pouco. Para o candidato do PSC, Ratinho Júnior, o índice de conhecimento fica em 97%, sendo que 43% dizem conhecê-lo muito bem, 31%, um pouco e, 23%, só de ouvir falar. O candidato Carlos Moraes é conhecido por 42% do eleitorado curitibano (28% só de ouvir falar), Bruno Meirinho, do PSOL, por 23% (18% só de ouvir falar). Avanilson e Alzimara-Alzi são conhecidos por 9% e 8% dos eleitores curitibanos respectivamente.

79% consideram as eleições para prefeito muito importante para a cidade

Um terço (28%) dos eleitores de Curitiba têm grande interesse pela eleição para prefeito, 35% têm um interesse médio, 12% um interesse pequeno pelo assunto e 24% não têm interesse. Para a disputa para a Câmara Municipal, o interesse é menor: 20% têm grande interesse, 32% médio interesse e 16% pequeno interesse e um terço (30%) afirma não ter nenhum interesse pela eleição de vereador na capital paranaense.

A maioria (79%) considera a eleição para prefeito muito importante para a cidade, para 15% é um pouco importante e para 6% nada importante. Em relação à vida pessoal, metade dos eleitores curitibanos (52%) afirma que as eleições municipais são de grande importância, 25% um pouco importante e 21% nada importante.

Avaliação do prefeito de Curitiba

39% aprovam o governo de Luciano Ducci

Completando dois anos e quatro meses como prefeito de Curitiba, o desempenho de Luciano Ducci é considerado ótimo ou bom por 39% dos eleitores da cidade, mesmo índice de eleitores que apontam como regular a sua gestão e para 19% Ducci está fazendo um governo ruim ou péssimo. Não souberam responder, 3%.

Comparativamente, na última avaliação do Datafolha, em novembro de 2010, Luciano Ducci tinha 49% de aprovação, índice similar ao verificado em julho de 2010. A aprovação a Ducci destaca-se basicamente entre os mais pobres (45%). Dos que mais desaprovam o prefeito, destacam-se os mais ricos (25%) e os simpatizantes do PT (31%).

Em uma escala de zero a dez, em que Luciano Ducci tem nota média de 5,6, vale notar que 7% atribuem nota zero a seu governo enquanto que 5% atribuem nota 10. Entre os mais velhos, Ducci atinge nota média de 6,6, sua maior nota, e entre os simpatizantes do PT, sua pior nota: 5,0.

Saúde é principal problema de Curitiba e deve ser prioridade do próximo prefeito

Perguntados sobre qual o principal problema da cidade, 37% dos eleitores curitibanos citam a área da saúde. Problemas relacionados à segurança são citados por 31%, 10% apontam problemas relacionados ao calçamento das ruas ou asfalto e 5% dizem que o trânsito é o principal problema.
A seguir aparecem problemas relacionados à educação e transporte coletivo (4%, cada). Problemas relacionados à limpeza, saneamento básico, combate à corrupção, tráfico de drogas e problemas de habitação ou moradia foram citados por 1%.

Para 45% dos eleitores da capital paranaense, a prioridade do próximo prefeito deve ser a área da saúde, hospitais e postos de saúde. A área da segurança é apontada por 25% dos entrevistados. A educação é citada por 8% e pavimentação das ruas aparece com 6% dos eleitores.