Marcio Lacerda (PSB) lidera disputa

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Patrus Ananias (PT) aparece em segundo com 27%

Marcio Lacerda (PSB) lidera a disputa pela prefeitura de Belo Horizonte com 44% das intenções de voto. É o que revela a primeira pesquisa Datafolha realizada na capital mineira em 2012, após o registro das candidaturas no Tribunal Regional Eleitoral.

O atual prefeito está 17 pontos percentuais à frente do candidato petista Patrus Ananias que aparece em segundo lugar com 27% das citações.

A seguir aparecem Vanessa Portugal (PSTU), (4%), Pepe (PCO) e Maria da Consolação (PSOL) (1%, cada). Dr. Alfredo Flister (PHS) e Tadeu Martins (PPL) foram citados, porém não alcançaram 1% das intenções de voto cada. Declaram que pretendem votar em branco ou nulo 11% dos eleitores e 12% estão indecisos.

Foram ouvidos 827 eleitores de Belo Horizonte, com 16 anos ou mais, nos dias 19 e 20 de julho de 2012. A margem de erro máxima, para o total da amostra, é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Marcio Lacerda se destaca entre os mais jovens (55%), e entre os que avaliam como ótima ou boa a sua gestão à frente da prefeitura (64%). Patrus Ananias, por sua vez, destaca-se entre os simpatizantes do seu partido (43%) e entre os eleitores que avaliam como ruim ou péssima a gestão de Marcio Lacerda (48%).

Na intenção de voto espontânea Lacerda alcança 16% de citações e Patrus Ananias é lembrado por 11%. A maioria (61%) não soube apontar espontaneamente nenhum candidato. Neste caso, 6% dos eleitores da capital mineira afirmam que votarão em branco ou anularão o voto.

Candidatos têm baixos índices de rejeição

Os índices de rejeição dos candidatos variam entre 15% e 23%. O candidato Pepe é rejeitado por 23% dos eleitores, a seguir aparecem Vanessa Portugal (19%), Marcio Lacerda (18%), Tadeu Martins (PPL) (16%), Patrus Ananias (PT), Dr. Alfredo Flister (PHS) e Maria da Consolação (PSOL) (15% cada). Votariam em qualquer um dos candidatos, 7% e rejeitam todos os candidatos, 5%.

Marcio Lacerda é o candidato mais conhecido (97%), sendo que 53% afirmam conhecê-lo muito bem, 31% um pouco e 13% só de ouvir falar. Patrus Ananias é conhecido por 91% dos eleitores, sendo que 46% o conhecem muito bem, 27% um pouco e 18% só de ouvir falar. É conhecida por 60% dos eleitores a candidata Vanessa Portugal (9% muito bem, 19% um pouco), enquanto que os candidatos Maria da Consolação, Pepe, Tadeu Martins e Dr. Alfredo Flister são conhecidos por 18%, 17%, 13% e 11% respectivamente.

Para 79% a eleição para prefeito é muito importante para a cidade

A eleição para prefeito desperta o interesse de 75% dos entrevistados. Destes, 35% dizem ter grande interesse, 30%, um interesse médio, e 10%, pouco interesse na disputa. Em relação à eleição para vereador, 66% dizem ter interesse, sendo que 27% têm grande interesse, mesmo índice dos que têm interesse médio, e 12%, um interesse pequeno.

O Datafolha também questionou a importância da eleição deste ano para a cidade e para a vida pessoal dos entrevistados. Para a maioria (79%), a eleição é muito importante para a cidade. Esse índice fica em 11% para os que dizem ser um pouco importante, e em 9% para os que dizem ser nada importante. Acreditam que a eleição é muito importante para sua vida pessoal 55%, enquanto 21% dizem que é um pouco importante, e 23%, nada importante.

Avaliação do prefeito de Belo Horizonte

Aprovação de Marcio Lacerda atinge 51%

Completando três anos e seis meses à frente da prefeitura de Belo Horizonte, o desempenho de Marcio Lacerda é considerado ótimo ou bom por 51% dos eleitores da cidade, eram 54% em novembro de 2010.

O índice dos que o avaliam como ruim ou péssimo passou de 10% no final do ano passado para 12% agora. Já, 34% avaliam como regular sua gestão frente à prefeitura (30% no levantamento realizado em 2010).

A aprovação a Marcio Lacerda destaca-se entre os mais velhos (61%), sendo que é de 76% entre os que afirmam votar nele na eleição em outubro. Entre os eleitores de Patrus Ananias, por outro lado, são os que mais desaprovam o prefeito: 21% avaliam seu governo como ruim ou péssimo.

Em uma escala de zero a dez, em que Marcio Lacerda tem nota média de 6,3, vale notar que 10% atribuem nota dez a seu governo, principalmente os mais velhos (20%).

Para 33%, saúde é principal problema de Belo Horizonte e deve ser prioridade do próximo prefeito

A saúde é citada como principal problema da cidade por 33% dos eleitores. Trânsito aparece em segundo lugar com 17% das menções e segurança é citado por 13%. O transporte coletivo é citado por 9%, educação e pavimentação das ruas são mencionados por 4%, cada.

Para 42% dos eleitores da capital mineira, a prioridade do próximo prefeito deve ser a área da saúde. A seguir aparecem segurança e trânsito (10%, cada), educação 9% e transporte coletivo 6% de menções.