Luciano Ducci (PSB) e Ratinho Júnior (PSC) dividem a liderança após início do horário eleitoral gratuito

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Gustavo Fruet (PDT) tem oscilação negativa e fica em terceiro lugar

A primeira pesquisa Datafolha realizada na capital paranaense após o início do horário eleitoral gratuito no rádio e na TV revela que a disputa para prefeitura de Curitiba continua bastante acirrada. Na pesquisa realizada nos dias 19 e 20 de julho, Ratinho Júnior (27%), Luciano Ducci (23%), e Gustavo Fruet (23%) dividiam a liderança. Agora, o atual prefeito Luciano Ducci (PSB) e o candidato Ratinho Júnior (PSC), têm 27% das intenções de voto cada e estão empatados na liderança. Gustavo Fruet (PDT) oscilou negativamente três pontos (passou de 23% para 20%) e agora ocupa a terceira posição. O ex-prefeito e ex-ministro do esporte e turismo, Rafael Greca (PMDB) oscilou negativamente dois pontos percentuais e agora tem 8% das intenções de voto.

Os candidatos Bruno Meirinho (PSOL) e Carlos Moraes (PRTB) alcançam 1% de intenções de voto, cada. Avanilson (PSTU) e Alzimara (PPL) foram citados, porém não alcançaram 1%. Declaram que pretendem votar em branco ou nulo 8% dos eleitores (9% em julho) enquanto que 8% não souberam responder, mesmo índice observado na rodada anterior.

Foram ouvidos 832 eleitores de Curitiba, com 16 anos ou mais, nos dias 28 e 29 de agosto de 2012. A margem de erro máxima, para o total da amostra, é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

O atual prefeito se destaca entre os simpatizantes do partido do governador Beto Richa, PSDB, (66%), entre os mais ricos (35%), e entre os que avaliam a sua gestão como ótima ou boa (50%). Já o radialista Ratinho Júnior se destaca entre os mais pobres (38%), entre os menos escolarizados (36%) e entre os evangélicos pentecostais (43%).

Entre mais escolarizados, Fruet tem 30% das citações, dez pontos percentuais acima da sua média, índice próximo dos que possuem renda familiar entre 5 e 10 salários mínimos (31%).

Na intenção de voto espontânea, na situação em que não são apresentados os nomes dos candidatos aos entrevistados, 35% não souberam apontar nenhum candidato (eram 63% em julho). Luciano Ducci obtém 19% das menções (9% anteriormente), Ratinho Júnior, 18% (tinha 6%) e Gustavo Fruet alcança 13% (eram 7%). Pretendem votar em branco ou nulo 8%.

Rafael Greca é o mais rejeitado

Rafael Greca é o mais rejeitado com 28% (ante 32% em julho). A seguir aparecem Luciano Ducci com 21% (19% em julho) e Ratinho Júnior com 18% (17% em julho). Gustavo Fruet é rejeitado por 10% dos entrevistados. Rejeitam todos e não votariam em nenhum candidato 5% (eram 6%), enquanto 12% poderiam votar em algum nome, sem rejeitar nenhum especificamente, índice que em julho era 9%.

Os quatro candidatos com maior intenção de voto também são também os mais conhecidos pelos eleitores. Dizem conhecer o ex-prefeito Rafael Greca 97% (94% em julho), sendo que 56% dizem conhecê-lo muito bem (49% em julho), e 28% um pouco (mesmo índice da pesquisa anterior). Já o prefeito Luciano Ducci é conhecido por 98%, mesmo índice observado na pesquisa anterior, sendo que 58% (ante 45% em julho) declaram conhecê-lo muito bem, e 28% um pouco (33% na pesquisa anterior). Para o candidato do PSC, Ratinho Júnior, o índice de conhecimento fica em 97%, exatamente o mesmo índice de julho, sendo que 53% (ante 43% na rodada anterior) dizem conhecê-lo muito bem, 31%, um pouco e, 13%, só de ouvir falar.