Ratinho Junior (PSC) assume a liderança

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Luciano Ducci (PSB) fica estável e Gustavo Fruet (PDT) perde quatro pontos

Faltando um mês para a eleição, pesquisa Datafolha realizada em Curitiba revela que, pela primeira vez, Ratinho Júnior (PSC) assume a liderança na disputa. O candidato do PSC cresceu cinco pontos percentuais em relação à pesquisa realizada no final de agosto e agora tem 32% das intenções de voto. Luciano Ducci (PSB) oscilou de 27% para 26% e se mantém na segunda posição. Gustavo Fruet (PDT) perdeu quatro pontos e tem agora 16% das menções. O ex-prefeito e ex-ministro do esporte e turismo, Rafael Greca (PMDB) oscilou negativamente um ponto percentual e tem 7% das intenções de voto.

Os candidatos Bruno Meirinho (PSOL), Carlos Moraes (PRTB) e Alzimara (PPL) chegam 1% de intenções de voto, cada. Avanilson (PSTU) foi citado, porém não alcançou 1%.

Declaram que pretendem votar em branco ou nulo 7% dos eleitores e outros 8% não souberam responder, mesmos índices observados na rodada anterior.

Foram ouvidos 958 eleitores de Curitiba, com 16 anos ou mais, nos dias 10 e 11 de setembro de 2012. A margem de erro máxima, para o total da amostra, é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Na comparação com a pesquisa realizada no final de agosto, Ratinho Junior ganhou oito pontos entre os homens (de 25% para 33%). Entre os eleitores com idade entre 25 e 34 anos, o candidato passou de 25% para 34% e na fatia dos que têm entre 35 e 44 anos cresceu oito pontos (de 30% para 38%). No segmento dos mais escolarizados, Ratinho Júnior conquistou oito pontos percentuais e agora divide a liderança com Ducci e Fruet nesse segmento.

Entre os eleitores que têm renda familiar entre dois e cinco salários mínimos e entre cinco e dez salários, Ratinho Junior cresceu dez pontos percentuais e entre os mais ricos ganhou sete pontos.

A pesquisa espontânea, na qual os eleitores respondem em quem votariam sem o auxílio de um cartão com o nome dos candidatos, mostra que o nome de Ratinho Júnior segue o mais citado, com tendência de crescimento (ele tinha 6% no final de julho, 18% em agosto e, agora, 23%). Luciano Ducci é citado espontaneamente por 17% dos eleitores e Gustavo Fruet é lembrado por 12%.

O Datafolha verificou entre os eleitores de Curitiba se conhecem qual o número do candidato que devem digitar na urna eletrônica para representar seu voto 45% disseram ainda não saber qual devem digitar. Por outro lado 46% foram precisos e declaram corretamente o número contra 5% que mencionaram incorretamente. Entre os eleitores de Ratinho Júnior, 51% citam corretamente o número do candidato.
Entre os que pretendem votar em Luciano Ducci o índice de conhecimento de seu número é de 48%. O maior desconhecimento do número cabe aos eleitores de Fruet (56%).

Com 28% Rafael Greca continua o candidato mais rejeitado e obteve o mesmo índice quando comparado ao último levantamento realizado em agosto. Na sequência, no ranking: Luciano Ducci com 23% (era 21%) e Ratinho Júnior com 21% (18% em agosto). Em outro patamar estão: Alzimara (15%), Bruno Meirinho (13%) e Carlos Moraes e Avanilson (12%, cada). Gustavo Fruet é rejeitado por 11% dos entrevistados (10% em agosto). Rejeitam todos e não votariam em nenhum candidato 4% (eram 5%), enquanto 11% poderiam votar em algum nome, sem rejeição a nenhum candidato especifico, índice que em agosto era de 12%.

65% AFIRMAM ESTAR TOTALMENTE DECIDIDOS EM RELAÇÃO AO VOTO

A maioria (65%) dos eleitores de Curitiba declaram ter decidido seu candidato contra 30,% que afirmaram que ainda podem alterar seu voto e 5% não souberam responder. Entre os eleitores de Luciano Ducci, o índice de certeza do voto chega a 68%, mesmo patamar registrado entre os eleitores de Ratinho Júnior (66%). No eleitorado que declara votar em Gustavo Fruet, 63% estão totalmente decididos.

Dos eleitores que declararam que ainda podem mudar o voto, 20% teriam Luciano Ducci como segunda opção, 19% optariam por Ratinho Junior, 18% por Gustavo Fruet e 10% votariam em Rafael Greca.
Entre os que pretendem votar em Ratinho Junior em primeiro lugar, 33% optariam por Ducci e 26% escolheriam Fruet caso não votassem no candidato do PSC. Entre os eleitores de Luciano Ducci, 35% optariam por Ratinho Junior e 21% teriam Gustavo Fruet como segunda opção de voto.

*SE SEGUNDO TURNO FOSSE HOJE, RATINHO JÚNIOR GANHARIA DE LUCIANO DUCCI E GUSTAVO
FRUET*

Líder nas intenções de voto, Ratinho Júnior aparece como favorito também nas simulações de segundo turno. Se o segundo turno das eleições fosse hoje, o candidato do PSC teria 47% contra 39% de Luciano Ducci, outros 9% votariam em branco ou anulariam o voto e 5% não souberam responder. Nessa situação, 43% dos eleitores de Fruet optariam por Ratinho e 38% votariam em Ducci.

No confronto com Gustavo Fruet, a vantagem de Ratinho Júnior seria ainda maior, venceria com 50% contra 35% do candidato do PDT. Votos em branco ou nulo somariam 9% e 6% estão indecisos.

Em eventual disputa entre Luciano Ducci e Gustavo Fruet, Ducci venceria com 45%, ante 39% de Fruet. Votariam em branco, nulo ou em nenhum deles 10%, e 6% não souberam responder.
Questionados sobre quem ganharia as eleições para prefeito de Curitiba em 2012, 38% opinaram que Ratinho Junior seria o candidato eleito. Luciano Ducci é citado em segundo lugar com 34%. Gustavo Fruet obteve 6% e Rafael Greca 2%. 19% não souberam opinar sobre quem seria o próximo prefeito de Curitiba.

PROGRAMA DE RATINHO JUNIOR É CONSIDERADO O MELHOR

No total, mais da metade dos eleitores de Curitiba (54%) afirma que já assistiram a pelo menos um dos programas de TV dos candidatos a prefeito no horário eleitoral gratuito.

Questionados sobre qual candidato está se saindo melhor no horário eleitoral 36% declararam ser o Ratinho Junior, 29%Luciano Ducci, 9% Gustavo Fruet. O programa de Rafael Greca é citado por 7% e Bruno Meirinho 1%. Não souberam opinar sobre os programas 13% e 5% afirmam que nenhum candidato está melhor.