Com 48% dos votos válidos, vitória de Lula em 1º turno ainda está indefinida; Serra, 21%, e Garotinho, 19%, disputam vaga para eventual segundo turno

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Pesquisa realizada pelo Datafolha na antevéspera, dia 4, e na véspera da eleição, dia 5 de outubro de 2002, mostra que a eleição presidencial tanto pode ser definida neste domingo, 6 de outubro, quanto no segundo turno, a ser realizado no dia 27. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém a liderança; o candidato petista oscilou negativamente um ponto percentual em relação à pesquisa realizada no dia 2 de outubro, passando de 49% para 48% dos votos válidos. Para se eleger sem a necessidade de realização de segundo turno o candidato precisa atingir 50% dos votos mais um. Como a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, Lula pode ter entre 46% e 50% dos votos válidos e, assim, se a eleição fosse realizada hoje, não seria possível afirmar se haveria segundo turno ou não.

No segundo lugar empatam tecnicamente José Serra (PSDB), que oscilou negativamente um ponto, passando de 22% para 21%, e Anthony Garotinho (PSB), que oscilou positivamente dois pontos, passando de 17% para 19% dos votos válidos. Em virtude da margem de erro, Serra pode ter entre 19% e 23% e Garotinho pode ter entre 17% e 21% dos votos válidos. Ciro Gomes (PPS) também apresentou oscilação positiva, passando de 11% para 12%, mas está fora da disputa por uma vaga no segundo turno.

Zé Maria (PSTU) atinge 1% dos votos válidos; Rui Costa Pimenta (PCO), apesar de mencionado, não chega a atingir essa marca.

Para o cálculo dos votos válidos o Datafolha exclui da amostra os eleitores que pretendem votar em branco ou anular o voto e os indecisos.

Foram ouvidos 12554 eleitores em 419 cidades do país e a margem de erro máxima é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

A pesquisa mostra que Garotinho leva ligeira vantagem sobre José Serra, seu adversário direto por uma vaga em um eventual segundo turno, em pelo menos um aspecto: trata-se do conhecimento do número do candidato, fator fundamental nessa eleição, que será a primeira a ser realizada totalmente com urnas eletrônicas. Caso o eleitor não saiba o número correto do candidato no qual pretende votar ele não terá como efetivar sua intenção de voto, podendo, inclusive, dar seu voto a outro candidato, e não o que tinha escolhido.

Entre os eleitores de Garotinho 63% sabem que devem digitar o número 40 para a confirmação de seu voto para presidente; entre os eleitores de José Serra 55% sabem que devem digitar 45 na urna eletrônica para confirmar seu voto.

No entanto, Garotinho pode ter essa vantagem prejudicada pelo fato de contar com um eleitorado menos escolarizado que, teoricamente, deve enfrentar maiores dificuldades na hora de utilizar a urna eletrônica.

Levando-se em consideração o total de votos Lula manteve os 45% obtidos anteriormente, Serra passou de 21% para 19%, Garotinho foi de 15% para 17% e Ciro oscilou de 10% para 11%. Zé Maria permaneceu com 1%; Rui Costa Pimenta não atingiu 1% das menções. O percentual de eleitores brasileiros que não têm um candidato a presidente é de 6%: 2% pretendem votar em branco ou anular o voto e 4% se declaram indecisos.

Lula seria o vitorioso em um eventual segundo turno contra seus três principais adversários. O petista venceria Serra por 56% a 35%, Garotinho por 55% a 37% e Ciro por 57% a 34%.

O percentual dos que dizem, espontaneamente, que pretendem votar em Lula para presidente oscilou de 36% para 37% em relação à pesquisa anterior. A taxa dos que citam Serra espontaneamente permaneceu igual (13%). A intenção de voto espontânea em Garotinho oscilou positivamente, de 11% para 12%; a de Ciro oscilou de 7% para 8%. A taxa dos que não sabem dizer, de maneira espontânea, em quem pretendem votar para presidente caiu de 29% para 26% em relação ao levantamento anterior.

A intenção de voto espontânea é aferida pela primeira pergunta feita aos entrevistados, antes da apresentação de um cartão circular com os nomes dos candidatos aos entrevistados.

18% dizem que podem mudar o voto no dia da eleição
Entre eleitores de Ciro que não estão totalmente decididos 39% citam Lula como segunda opção

Na véspera do primeiro turno, o percentual de eleitores brasileiros que já escolheram um candidato ou pretendem votar em branco ou nulo e que afirmam que ainda podem mudar chega a 18%. A taxa dos que se dizem totalmente decididos é de 81%.

Os candidatos com maior percentual de eleitores que ainda podem mudar são Ciro Gomes (24%) e José Serra (22%). Entre os eleitores que pretendem votar em Garotinho 19% afirmam que ainda podem mudar; entre os eleitores de Lula essa taxa é de 13%.

Entre os eleitores que admitem que ainda podem mudar o voto 24% citam José Serra como o candidato com mais chance de ser beneficiado pela mudança; 23% citam Lula, 19% dizem que optariam por Garotinho e 18% votariam em Ciro em caso de mudança.

Dos que hoje votariam em Lula mas não estão totalmente decididos 36% optariam por Serra e 24% por Garotinho ou Ciro em caso de mudança. Entre os que pretendem votar em José Serra 32% citam Lula, 30% mencionam Garotinho e 23% Ciro como segunda opção. Entre os que pretendem votar em Garotinho e admitem mudar 33% dariam seu voto a Serra, 34% votariam em Lula e 18% em Ciro. O percentual de eleitores de Ciro que não estão totalmente decididos e citam Lula como segunda opção é de 39%; a taxa dos que citam Serra é de 29% e a dos que mencionam Garotinho é de 19%.

São Paulo, 5 de outubro de 2002.