Cambraia e Moroni dividem a liderança

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Inácio Arruda cai e fica empatado com Luizianne Lins

Faltando quatro dias para o primeiro turno da eleição para prefeito de Fortaleza, Antonio Cambraia (PSDB) e Moroni Torgan (PFL) empatam na liderança da disputa, mostra pesquisa realizada pelo Datafolha, em parceria com o jornal O Povo, nesta quarta-feira, 29 de setembro. Em relação à pesquisa anterior, realizada no dia 23 de setembro, Antonio Cambraia (PSDB), oscilou positivamente dois pontos percentuais, passando de 22% para 24% das intenções de voto. Moroni Torgan (PFL), que tinha 21% das intenções de voto, oscilou três pontos, e agora tem 24%.

O candidato do PC do B, Inácio Arruda, que nos últimos três levantamentos do Datafolha se encontrava em situação de empate técnico com Cambraia e Moroni, perdeu quatro pontos percentuais em relação ao levantamento anterior, caindo de 21% para 17% das intenções de voto. Hoje, Inácio Arruda empata com a candidata do PT, Luizianne Lins, que oscilou um ponto percentual e agora tem 15% das intenções de voto.

Levando-se em consideração a margem de erro da pesquisa, de três pontos percentuais, para mais ou para menos, Inácio pode ter no máximo 20% e no mínimo 14% das intenções de voto; Luizianne pode ter entre 18% e 12% das intenções de voto.

Aloísio Carvalho (PMDB) oscilou de 6% para 8% e Heitor Férrer (PDT) foi de 4% para 3%.

Vêm a seguir Francisco Caminha (PHS), Marcelo Silva (PV), Niélson Queiroz (PSC), com 1% das intenções de voto, cada.

Foi citado, mas não atingiu 1% das menções, Valdir Pereira (PSTU). Antonio Vidal (PCO) não foi citado por nenhum dos entrevistados. O percentual dos que votariam nulo ou em branco oscilou de 4% para 2% e a taxa dos que, caso a eleição fosse realizada no dia da pesquisa, não saberiam em quem votar, passou de 5% para 4%.

Se a eleição fosse hoje, Cambraia e Moroni teriam 26% dos votos válidos, cada, e disputariam o segundo turno. Para o cálculo dos votos válidos são excluídos da amostra os entrevistados que afirmam que votariam em branco, os que anulariam o voto e os que se declaram indecisos.

O Datafolha ouviu 847 eleitores que moram na cidade de Fortaleza. A margem de erro máxima da pesquisa, para o total da amostra, é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Na intenção de voto espontânea, Cambraia, Moroni e Inácio Arruda aparecem tecnicamente empatados. Em relação ao levantamento anterior Moroni ganhou quatro pontos, passando de 14% para 18%. Cambraia manteve o mesmo percentual (17%) e Inácio oscilou dois pontos percentuais para baixo (de 17% para 15%). A taxa dos que declararam de maneira espontânea que vão votar em Luizianne se manteve em 9%.

O percentual dos que não sabem dizer, espontaneamente, em quem pretendem votar para prefeito, passou de 29% para 28%, e a dos que declaram que vão votar em branco ou anular o voto oscilou de 4% para 3%.

A rejeição a Antonio Cambraia, que tinha aumentado 12 pontos percentuais na pesquisa anterior, chegando a 36%, oscilou para 35% nesse levantamento. Inácio Arruda é rejeitado por 33%, taxa três pontos maior do que a verificada na pesquisa anterior.

A taxa dos que não votariam de forma alguma em Aloísio Carvalho oscilou de 25% para 24%, idêntica oscilação verificada em relação a Moroni Torgan, e a dos que rejeitam a candidatura de Luizianne Lins se manteve em 16%.

Afirmam que votariam em qualquer um dos candidatos 6%, e dizem que não votariam em nenhum deles 2%. Não souberam responder 4% dos entrevistados.

Entre mais jovens, Moroni Torgan tira preferência de Inácio Arruda; Cambraia cresce entre eleitores com maior renda e Luizianne entre mais escolarizados

Inácio Arruda, que perdeu quatro pontos percentuais entre o total do eleitorado, teve sua maior queda entre os eleitores com idade entre 16 e 25 anos: entre os eleitores mais jovens, o candidato do PC do B perdeu onze pontos percentuais, caindo de 29% para 18% das intenções de voto. Com Moroni Torgan, que oscilou três pontos para cima entre o total de eleitores, ocorreu praticamente o inverso: o pefelista ganhou 12 pontos entre os mais jovens, subindo de 16% para 28%.

Já entre os eleitores com 41 anos ou mais, Cambraia ganhou oito pontos (passou de 26% para 34%) 14 pontos à frente de Moroni, que tem 20% das intenções de voto nesse segmento.

Entre os eleitores com escolaridade média, Inácio Arruda caiu de 27% para 19% das intenções de voto, enquanto Moroni passou de 18% para 23%. Nesse segmento Cambraia tem 21% e Luizianne 17% das intenções de voto.

A candidata do PT teve seu maior crescimento entre os eleitores com escolaridade superior: nesse segmento, Luizianne passou de 13% para 23% das intenções de voto. Inácio Arruda passou de 26% para 30% e Cambraia oscilou de 17% para 20% entre os mais escolarizados.

O maior crescimento de Cambraia se deu entre os eleitores com renda familiar mensal superior a dez salários mínimos: nesse estrato, o peessedebista subiu de 18% para 31%. Inácio Arruda oscilou de 28% para 29% entre os eleitores com maior renda.

Cambraia e Moroni empatam em simulação de segundo turno
Moroni derrotaria Inácio Arruda; Luizianne venceria Cambraia e candidato do PC do B

Se o segundo turno da eleição para prefeito de Fortaleza fosse realizado hoje e a disputa ficasse entre os dois candidatos que dividem a liderança na preferência do eleitorado, 47% votariam em Moroni Torgan e 40% dariam seu voto a Antonio Cambraia.

Em relação ao levantamento anterior, Moroni ganhou quatro pontos percentuais (tinha 43%) e Cambraia oscilou um ponto para baixo (tinha 41%).

Em razão da margem de erro da pesquisa, de três pontos percentuais, para mais ou para menos, verifica-se um empate técnico nessa simulação para o segundo turno: Moroni pode ter entre 44% e 50%, enquanto Cambraia se situa em um intervalo que vai de 37% a 43% das intenções de voto.

Caso a disputa ficasse entre Moroni Torgan e Inácio Arruda, o pefelista, com 54%, derrotaria o candidato do PC do B, que teria 36% dos votos. Na pesquisa anterior, ocorria empate entre os dois candidatos (Cambraia tinha 47% e Inácio Arruda 43% das intenções de voto).

No caso de um segundo turno entre Antonio Cambraia e Inácio Arruda, ocorre empate técnico, mas com uma inversão numérica entre os candidatos em relação à pesquisa anterior: hoje, 47% dos eleitores de Fortaleza votariam em Cambraia e 41% dariam seu voto a Inácio Arruda. No levantamento do dia 23, o candidato do PC do B tinha 46% e o peessedebista 43% das intenções de voto.

Luizianne Lins, incluída pela primeira vez nas simulações de segundo turno, venceria Cambraia (50% a 41%) e Inácio Arruda (49% a 36%). Ocorre empate técnico na simulação entre Moroni (47%) e Luizianne (44%).

26% admitem mudar voto até domingo
Número de Moroni é o menos conhecido

O percentual de eleitores da cidade de Fortaleza que se dizem totalmente decididos quanto a seu voto para prefeito aumentou de 66% na pesquisa realizada no dia 23 de setembro para 72% na pesquisa realizada hoje. Dizem que seu voto ainda pode mudar 26%.

A taxa dos que dizem ter certeza que vão votar em Moroni aumentou 15 pontos em seis dias, tendo passado de 60% para 75%, enquanto a parcela dos que dizem que o voto ainda pode mudar caiu de 38% para 23%.

Entre os eleitores de Cambraia, a taxa dos que se dizem totalmente decididos a votar no tucano subiu sete pontos percentuais em relação ao último levantamento, de 65% para 72%.

Entre os potenciais eleitores de Inácio Arruda e Luizianne Lins, o grau de decisão em relação ao voto permaneceu estável: 72% estão totalmente decididos a votar em Inácio e 66% em Luizianne Lins.

Considerando apenas os eleitores que cogitam mudar o voto até o dia da eleição, Moroni e Luizianne aparecem empatados com 24% e 22%, respectivamente, como candidatos com mais chance de serem beneficiados em caso de mudança.

O percentual dos que votariam em Moroni, caso mudem de idéia, cresceu nove pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, tendo subido de 15% para 24%; a taxa dos que optariam por Luizianne permaneceu em 22%. Cambraia é citado por 18% e Inácio Arruda por 15%

Entre os que hoje declaram intenção de votar em Inácio Arruda mas admitem que podem mudar de idéia até domingo, 43% apontam Luizianne como candidata com mais chances de receber seu voto. Já entre os que pretendem votar em Luizianne, mas admitem que ainda podem mudar o voto, 42% votariam em Moroni e 28% em Inácio Arruda. Moroni também seria a segunda opção de 41% dos eleitores de Cambraia que não estão totalmente decididos. Cambraia, por sua vez, ficaria com 36% dos eleitores de Moroni que ainda podem mudar de ideia.

Inácio Arruda e Luizianne são, entre os candidatos a prefeito, os que têm mais eleitores declarados que conhecem o número a ser digitado na urna eletrônica para confirmar seu voto: 77% respondem corretamente o número do candidato do PC do B (65), eram 76% e 75% sabem informar o número de Luizianne Lins (13) eram 71% na pesquisa anterior.

Apesar de Cambraia e Moroni estarem empatados, Cambraia leva vantagem sobre Moroni no conhecimento de seu número por seus eleitores : a taxa dos que respondem corretamente o número de Cambraia subiu de 65% para 70%. Já Moroni é o candidato que tem menos eleitores que conhecem seu número : 64% responderam corretamente o número do pefelista; eram 60% em 23 de setembro.

São Paulo, 29 de setembro de 2004.