Serra sobe sete pontos e vai a 37%; Marta tem 33%

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Pesquisa realizada pelo Datafolha nesta sexta-feira, 10 de setembro de 2004, mostra que o candidato do PSDB à prefeitura de São Paulo, José Serra, segue conquistando a preferência do eleitorado, e tem, hoje, 37% das intenções de voto. Essa taxa é sete pontos percentuais superior à verificada quinze dias atrás, em levantamento realizado no dia 26 de agosto, e 12 pontos maior do que a atingida pelo peessedebista antes da transmissão do horário eleitoral, que teve início no dia 17 de agosto. A atual prefeita e candidata à reeleição, Marta Suplicy (PT), oscilou negativamente um ponto em relação ao levantamento anterior, e atinge hoje 33% do eleitorado da capital paulista.

A pesquisa foi realizada no dia 10 de setembro e foram entrevistados 1725 eleitores que moram na cidade de São Paulo.

A pesquisa do Datafolha mostra que Serra é o candidato cujo desempenho no horário eleitoral, que passou a ser transmitido pelas emissoras de rádio e TV no dia 17 de agosto, recebe melhor avaliação do eleitorado. A comparação do resultado do levantamento atual com os anteriores mostra que, antes do início do horário eleitoral, a situação era mais favorável a Marta.

Pesquisa realizada no dia 9 de agosto mostrava a atual prefeita com 30% e o candidato do PSDB com 25% das intenções de voto. A primeira pesquisa após o início do horário eleitoral, realizada no dia 26 de agosto, revelava que a intenção de voto em Marta tinha crescido para 34%, e a taxa dos que preferiam Serra aumentara para 30%, o que representava um empate no limite da margem de erro, com vantagem para a petista, situação que hoje se inverte.

Em razão da margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, tecnicamente ocorre um empate: Serra pode ter, no mínimo, 35%, e no máximo 39% das intenções de voto. Marta, por sua vez, pode ter entre 31% e 35% das intenções de voto. Como o empate se dá no limite da margem de erro (a atual prefeita pode ter, no máximo, o percentual mínimo obtido pelo candidato do PSDB) é mais provável que Serra esteja à frente.

O terceiro colocado na disputa, Paulo Maluf (PP), vem em declínio constante. Pesquisa realizada nos dias 24 e 25 de junho mostrava o ex-prefeito com 24% das intenções de voto, numericamente à frente de Marta, que contava então com 20%. Essa taxa caiu para 19% em 9 de agosto, passou a 16% no dia 26 do mesmo mês e é hoje de 12%.

A também ex-prefeita, Luiza Erundina, do PSB, a exemplo do candidato do PP, vem perdendo pontos a cada pesquisa. De 11% das intenções de voto em 19 de maio, Erundina passou a 8% no final de junho, oscilou para 7% em 9 de agosto, para 6% no dia 26 do mesmo mês e conta hoje com 4% do eleitorado da capital.

Vêm a seguir os candidatos Francisco Rossi (PHS) com 2% e Paulinho (PDT), com 1% das intenções de voto. Ciro (PTC), Doutora Havanir (PRONA), Dirceu Travesso (PSTU), Penna (PV) e Professor Walter Canoas (PCB) foram citados, mas não atingiram 1%. Anaí Caproni (PCO), João Manuel (PSDC) e Osmar Lins (PAN) não foram citados por nenhum dos entrevistados.

Se a eleição fosse hoje, 6% anulariam o voto e se dizem indecisos 5%.

Serra também conquistou pontos no que diz respeito à intenção de voto espontânea, que é investigada antes que seja apresentado ao entrevistado um cartão circular com os nomes de todos os candidatos a prefeito.

O percentual dos que dizem, espontaneamente, que vão votar em Serra para prefeito, que era de 15% em 9 de agosto, cresceu para 20% no dia 26 do mesmo mês, na primeira pesquisa realizada após o início da transmissão do horário eleitoral, e chega hoje a 27%. Marta tinha 24% em 9 de agosto, manteve o mesmo índice no dia 26 e hoje atinge 26%.

A pesquisa anterior mostrava um empate no limite da margem de erro da pesquisa, com maior probabilidade de que Marta estivesse à frente. Hoje, ocorre empate, mas dentro da margem de erro, e não é possível apontar qual dos dois candidatos leva vantagem em relação à intenção de voto espontânea do eleitorado da capital paulista.

A intenção de voto espontânea em Maluf, que chegou a ser de 19% no final de junho, é hoje de 8%, taxa três pontos inferior à verificada há 15 dias. Luiza Erundina é citada espontaneamente por 2%, taxa que era de 3% na pesquisa anterior.

A taxa dos que não sabem dizer, de maneira espontânea, em quem pretendem votar para prefeito em outubro é de 31%, quatro pontos percentuais inferior à verificada na pesquisa anterior. O percentual de entrevistados que pretendem votar em branco ou anular o voto se manteve em 4%.

Intenção de voto em Serra aumenta entre mais pobres e menos escolarizados
Aumenta vantagem de peessedebista entre mais escolarizados e de maior renda

A pesquisa do Datafolha mostra que, em relação à pesquisa anterior, José Serra conquistou pontos nos principais segmentos investigados, se igualando a Marta em alguns dos estratos nos quais era superado pela petista. O peessedebista também se recuperou entre os eleitores mais escolarizados e de maior renda, segmentos nos quais tem obtido seus melhores resultados, apesar de perda registrada na pesquisa anterior.

Entre os eleitores com escolaridade fundamental, a intenção de voto em Serra aumentou dez pontos percentuais, passando de 26% no final de agosto para 36% hoje. A intenção de voto em Marta foi de 34% para 31% nesse segmento.

No outro extremo, a intenção de voto no peessedebista aumentou 12 pontos percentuais entre os eleitores com escolaridade superior, passando de 33% para 45%, 19 pontos à frente de Marta Suplicy, que tem a preferência de 26% desse eleitorado.

Entre os que têm renda familiar mensal de até cinco salários mínimos Serra tem hoje 35% das intenções de voto, percentual idêntico ao obtido por Marta nesse segmento. Na pesquisa anterior Marta tinha 36% e Serra 28% das intenções de voto entre os eleitores com menor renda.

Já entre os que têm renda familiar superior a dez salários mínimos, a intenção de voto em Serra aumentou de 34% para 45%, taxa 18 pontos superior à atingida por Marta, que oscilou de 28% para 27% nesse segmento.

Serra supera Marta entre as mulheres (39% a 32%) e entre os eleitores com 41 anos ou mais (39% a 29%).

Entre os homens, o peessedebista ganhou nove pontos percentuais e, hoje, com 35%, empata com Marta, que tem 33% das intenções de voto nesse segmento.

Serra aumenta vantagem em relação a Marta em hipótese de segundo turno

No caso de um segundo turno da eleição para prefeito entre José Serra e Marta Suplicy, o peessedebista, hoje, teria 56% do total de votos, enquanto a petista seria a opção 37% dos eleitores da capital. A pesquisa de 26 de agosto mostrava Serra com 52% e Marta com 40% das intenções de voto para uma disputa no segundo turno. Ou seja, a vantagem de Serra aumentou de 12 para 19 pontos percentuais.

Dos eleitores que declaram intenção de votar em Paulo Maluf no primeiro turno da eleição, a maioria (73%) optaria por Serra, caso o peessedebista disputasse o segundo turno contra Marta. A petista teria 16% dos votos do eleitorado malufista e 10% anulariam o voto ou votariam em branco.

Dos que votariam em Luiza Erundina, 51% escolheriam Serra, 36% ficariam com Marta e 10% anulariam ou votariam em branco.

Dos que hoje anulariam o voto ou votariam em branco, 44% manteriam sua posição em um segundo turno disputado entre Serra e Marta; 31% votariam no peessedebista e 25% na petista.

Outras simulações de segundo turno mostram que Serra venceria Maluf (71% a 18%) e Erundina (69% a 22%); Marta venceria o candidato do PP (59% a 28%) e a candidata socialista (58% a 26%).

77% dos eleitores de Marta e 68% dos que pretendem votar em Serra se dizem totalmente decididos

Faltando menos de um mês para o primeiro turno da eleição, aumenta o percentual de eleitores da capital paulista que se dizem totalmente decididos em relação a seu voto para prefeito: 69% dos que, hoje, declaram intenção de voto em algum dos candidatos ou afirmam que vão votar em branco ou anular o voto, dizem que não vão mudar até o dia da eleição. Em 26 de agosto essa taxa era de 62%.

Entre os que dizem que votariam hoje em Marta Suplicy, 77% afirmam que estão totalmente decididos, taxa oito pontos percentuais superior à verificada na pesquisa anterior. Entre os que afirmam que votariam hoje em José Serra a taxa dos que se dizem totalmente decididos aumentou nove pontos, passando de 59% para 68%.

Entre os que votariam em Paulo Maluf, 67% se dizem totalmente decididos, taxa idêntica à verificada na pesquisa anterior. O percentual de eleitores de Luiza Erundina que se dizem totalmente decididos passou de 48% no final de agosto para 53% hoje.

O percentual dos que hoje votariam em branco ou anulariam o voto e se declaram convictos quanto à sua decisão, que era de 49% na última pesquisa, é agora de 67%.

A pesquisa mostra que a maioria (56%) dos eleitores que hoje declaram intenção de votar em Maluf e admitem mudar, apontam Serra como o candidato com mais chances de receber seu voto. Citam Marta como candidato que provavelmente receberia seu voto 9% dos eleitores que hoje votariam no ex-prefeito.

Os eleitores que hoje votariam em Luiza Erundina, mas que ainda não estão totalmente decididos, se mostram divididos: 35% citam Serra como candidato com mais chances de receber seu voto em caso de mudança e 32% dizem que provavelmente votariam em Marta.

Dos que votariam hoje em Marta e admitem que podem mudar até o dia da eleição, 55% afirmam que, caso isso aconteça, o candidato com mais chances de receber seu voto seria José Serra. Citam Maluf como provável opção 10% e dizem que provavelmente votariam em Erundina 12%.

Entre os que hoje declaram intenção de votar em Serra, mas admitem que ainda podem mudar, Marta é citada como possível opção por 42%, Maluf é mencionado por 16% e Erundina por 11%.

Marta e Maluf continuam sendo, entre os candidatos a prefeito, os que têm mais eleitores declarados que conhecem o número a ser digitado na urna eletrônica para confirmar seu voto: em relação à última pesquisa, o percentual dos que respondem corretamente o número da petista (13) passou de 69% para 74%; a taxa dos que sabem o número do ex-prefeito (11) passou de 62% para 76%. Entre os que pretendem votar em Erundina (40) o percentual de respostas corretas aumentou de 25% para 41%. Entre os que pretendem votar em Serra (45) essa taxa é de 43%, idêntica à verificada no último levantamento.

Maluf e Marta continuam com maiores taxas de rejeição

As taxas de rejeição aos candidatos a prefeito da cidade de São Paulo não apresentaram alterações significativas em relação à pesquisa de 26 de agosto, segundo o levantamento de hoje do Datafolha.

Paulo Maluf continua sendo o candidato com maior taxa de rejeição: a taxa dos que não votariam nele para prefeito de jeito nenhum oscilou de 51% para 52% em relação à pesquisa anterior.

A taxa de rejeição a Marta Suplicy, que tinha caído nas duas últimas pesquisas, dessa vez oscilou, de 30% para 29%.

A rejeição a Luiza Erundina oscilou de 23% na pesquisa anterior para 21% hoje e o percentual dos que não votariam de forma alguma em José Serra oscilou de 11% para 10%.

Vêm a seguir Doutora Havanir (com rejeição de 24%), Francisco Rossi (12%), Osmar Lins (10%), João Manuel, Paulinho, Penna (9%, cada), Anaí Caproni, Ciro, Professor Walter Canoas (8%, cada) e Dirceu Travesso (7%).

Afirmam que rejeitam todos ou não votariam em nenhum dos candidatos 2%, e dizem que votariam em qualquer um deles 3%. Não souberam responder 4% dos entrevistados.

Serra tem melhor desempenho na TV, segundo eleitores que viram horário eleitoral

Após quatro semanas de horário eleitoral gratuito na TV, o desempenho do candidato do PSDB, José Serra é considerado ótimo ou bom por 73% dos eleitores da cidade de São Paulo que viram algum de seus programas, revela pesquisa do Datafolha realizada nesta sexta-feira, 10 de setembro. No dia 26 de agosto, poucos dias após o início da transmissão da propaganda eleitoral, o percentual dos que aprovavam o desempenho de Serra era de 69%.

O percentual de aprovação a Serra é 11 pontos superior ao dos que aprovam o desempenho de Marta Suplicy (PT): a aprovação ao desempenho da atual prefeita na propaganda televisiva oscilou de 64% para 62% em relação à pesquisa anterior.

O desempenho de Luiza Erundina na TV é aprovado por 43% e o de Paulo Maluf é considerado ótimo ou bom por 39%.

Os programas de José Serra no horário eleitoral na TV são aprovados por 58% dos que pretendem votar em Marta. Entre os que pretendem votar no peessedebista, 46% acham o desempenho de Marta ótimo ou bom, 33% consideram-no regular e 20% ruim ou péssimo.

Afirmam já ter visto o desempenho de Marta Suplicy no horário eleitoral na TV 55% dos entrevistados. Dizem já ter visto algum programa de José Serra 54%. Os programas de Luiza Erundina e Paulo Maluf já foram assistidos por 48%.

Foram entrevistados 1725 eleitores que moram na cidade de São Paulo. A margem de erro máxima é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Na tabela abaixo estão os percentuais de eleitores que afirmam ter assistido a propaganda, e a avaliação para cada um dos candidatos à prefeitura. No caso da avaliação, foram indagados apenas os entrevistados que declaram ter assistido, algum dia, o programa de cada candidato.

Eleitorado de Serra é maior nas regiões norte e oeste e no centro; Marta se destaca nas periferias das regiões sul e leste

A análise dos resultados da mais recente pesquisa de intenção de voto do Datafolha a partir da divisão da cidade em oito regiões mostra os contrastes na distribuição geográfica dos potenciais eleitores dos candidatos à prefeitura de São Paulo que hoje polarizam a disputa, José Serra (PSDB) e Marta Suplicy (PT).

Serra, que, entre o total do eleitorado, tem 37% das intenções de voto, se sai particularmente melhor nas regiões norte e oeste da cidade, no centro, e nas partes mais ricas das zonas sul e leste. Marta, que conta com 33% do total do eleitorado, se sai melhor nas áreas mais pobres da cidade, particularmente nos extremos das regiões sul e leste.

Na região Norte como um todo, Serra tem 44% e Marta 23% das intenções de voto. Já na região Norte 1 a vantagem de Serra chega a 26 pontos percentuais: nessa região, da qual fazem parte, entre outros, os distritos de Santana, Jaçanã e Vila Maria, o peessedebista tem 49% e a petista atinge 23% das intenções de voto. Nessa região a taxa de eleitores sem candidato é uma das mais baixas da cidade: 7% pretende anular o voto ou votar em branco ou ainda não sabem em quem votar.

Na Norte 2 a vantagem de Serra é menor, mas ele também está à frente, com 39% das intenções de voto; Marta, mais uma vez, fica com 23%. Fazem parte dessa região distritos como Casa Verde, Freguesia do Ó e Jaraguá.

Na região Oeste, José Serra tem 50% das intenções de voto, 22 pontos percentuais à frente de Marta Suplicy, que atinge 28% das preferências. Nessa região, que abrange distritos como Perdizes, Barra Funda e Pinheiros, verifica-se o menor número de eleitores sem candidato (que pretendem votar em branco, anular o voto, ou que se dizem indecisos), 5%.

A vantagem de Serra também é significativa no centro, onde Marta tem sua pior performance. Na região central da cidade o peessedebista tem 45% das intenções de voto. Marta, por sua vez, com 18%, empata com Paulo Maluf (PP), que atinge 22% das intenções de votos, sua melhor marca (10 pontos acima do que obtém entre o total de entrevistados). Formam essa região, entre outros distritos, Bela Vista, Consolação e República.

Na região Sul, de modo geral, a petista atinge 39% das intenções de voto, enquanto Serra conta com 33% das preferências. No entanto, ao se dividir essa região em duas, percebe-se o contraste entre os eleitorados de cada candidato, já evidenciado entre o total de entrevistados: Serra se sai melhor entre os eleitores com maior renda familiar mensal e maior escolaridade. Marta, por sua vez, tem maior apelo junto aos mais pobres e menos escolarizados.

A pesquisa mostra que, na região Sul 1, de distritos como Vila Mariana, Saúde e Moema, Serra tem 41% das intenções de voto, 15 pontos à frente de Marta, que tem 26%. Nessa região Serra ganhou 18 pontos percentuais em relação ao levantamento anterior, de 26 de agosto, quando tinha 23% das intenções de voto, o que representa o maior crescimento do peessedebista no que diz respeito às oito regiões em que a cidade foi dividida.

Na região Sul 2, que abrange distritos mais pobres, como Jardim Ângela, Capão Redondo e Campo Limpo, ocorre o inverso: Marta tem 44% das intenções de voto, 14 pontos percentuais à frente de Serra, que fica com 30% das preferências.

Na região leste ocorre algo semelhante ao verificado na região Sul. Na região como um todo é verificado um equilíbrio entre os candidatos: Serra tem 35% e Marta 34% das intenções de voto. Na leste 1, que tem, entre outros distritos, Tatuapé, Belém e Moóca, Serra, com 43%, tem 17 pontos de vantagem sobre Marta, que tem 26%. Na leste 2, formada por distritos como Cidade Tiradentes, Itaquera e São Miguel, a atual prefeita, com 41%, está 13 pontos à frente de Serra, que tem 28% das intenções de voto.

A pesquisa foi realizada no dia 10 de setembro e foram entrevistados 1725 eleitores que moram na cidade de São Paulo. A margem de erro máxima, para o total da amostra, é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

São Paulo, 10 de setembro de 2004.