Se a eleição para prefeito de Fortaleza fosse hoje, o candidato do PFL, Moroni Torgan, estaria no segundo turno, a ser realizado em 31 de outubro; seu adversário, no entanto, poderia ser um entre três dos concorrentes ao cargo, segundo pesquisa realizada pelo Datafolha. Se a eleição fosse hoje, Moroni teria 30% dos votos válidos, isto é, excluídos os votos em branco, os votos nulos e os eleitores indecisos. Os três candidatos que disputam uma vaga ao lado do pefelista no segundo turno são Antonio Cambraia (PSDB), que teria hoje 20%, Inácio Arruda (PC do B), com 19% e Luizianne Lins (PT), com 17% dos votos válidos.
O Datafolha ouviu 1750 eleitores, na sexta-feira, dia 1º, e no sábado, dia 2 de outubro. A margem de erro máxima da pesquisa, para o total da amostra, é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Em relação ao levantamento anterior, realizado no dia 29, Moroni subiu de 24% para 28% das intenções de voto. Cambraia caiu de 24% para 19%, Inácio Arruda se manteve com 17% e Luizianne oscilou de 15% para 16% das intenções de voto.
Aloísio Carvalho (PMDB) teria 8% e Heitor Férrer (PDT) 3% dos votos válidos. Francisco Caminha (PHS) e Niélson Queiroz (PSC) ficariam com 1% dos votos válidos, cada um. Antonio Vidal (PCO), Marcelo Silva (PV) e Valdir Pereira (PSTU) não atingiriam 1% dos votos válidos.
Na véspera da eleição, 7% dos eleitores de Fortaleza não têm candidato a prefeito (ou têm intenção de votar nulo ou em branco ou estão indecisos quanto a seu voto).
A pesquisa do Datafolha mostra que, se o segundo turno fosse disputado hoje, Moroni Torgan venceria qualquer um de seus três principais adversários. Se a disputa se desse entre Moroni e Inácio Arruda, 53% dos eleitores de Fortaleza votariam no pefelista e 34% dariam seu voto ao candidato do PC do B. Contra Cambraia, Moroni venceria por uma diferença de dez pontos percentuais (47% a 37%). A menor vantagem do pefelista se daria em uma disputa contra Luizianne Lins (48% a 43%).
A candidata petista venceria tanto Cambraia (53% a 37%) quanto Inácio Arruda (52% a 33%).
Caso a disputa ficasse entre Antonio Cambraia e Inácio Arruda, 46% dos eleitores votariam no peessedebista e 39% no candidato do PC do B.
21% podem mudar voto até amanhã
Na véspera do primeiro turno da eleição, 21% dos eleitores de Fortaleza que declaram intenção de votar em algum candidato ou que dizem que pretendem votar em branco ou anular o voto, afirmam que podem mudar o voto até amanhã.
O percentual dos que dizem ter certeza que vão votar em Inácio Arruda é de 82%; essa taxa é de 78% entre os eleitores de Moroni e de 75% entre os que vão votar em Cambraia ou em Luizianne.
A pesquisa mostra que a petista seria a mais provável opção de 23% dos eleitores que ainda cogitam mudar o voto até amanhã. Entre os que declaram intenção de votar em Inácio Arruda, mas admitem que ainda podem mudar, 41% afirmam que Luizianne seria a candidata com mais chance de receber seu voto, em caso de mudança. Essa taxa é de 26% entre os que pretendem votar em Antonio Cambraia, e de 24% entre os que hoje votariam em Moroni Torgan.
Já entre os que votariam em Luizianne, mas admitem mudar, 34% optariam por Inácio Arruda. Entre os que votariam em Cambraia, 31% afirmam que Moroni seria o candidato com mais chances de receber seu voto em caso de mudança.
Um em cada cinco (20%) dos eleitores de Fortaleza que têm intenção de votar em um candidato ou que pretendem votar nulo amanhã não sabe dizer que número deve ser digitado para confirmar seu voto.
Inácio Arruda é, entre os candidatos a prefeito, o que tem mais eleitores declarados que conhecem o número a ser digitado na urna eletrônica: 81% respondem corretamente o número do candidato do PC do B (65). Sabem informar o número de Luizianne Lins (13) 80%. Respondem corretamente o número de seu candidato 75% dos que têm intenção de votar em Antonio Cambraia (45) e 71% dos que pretendem votar em Moroni Torgan (25).
Para eleitores que viram debate, Luizianne se saiu melhor; Inácio Arruda teve pior desempenho
Luizianne Lins foi considerada a candidata com melhor desempenho no debate transmitido pela TV Verdes Mares na última quinta-feira pelos eleitores que assistiram o programa, segundo a pesquisa do Datafolha. A petista foi considerada a melhor por 31% dos entrevistados. Moroni, citado por 23%, ficou em segundo lugar.
Para 27%, Inácio Arruda teve o pior desempenho no debate. Cambraia foi considerado o pior por 21% dos que viram o programa.
Considerando o total de entrevistados, inclusive os que não assistiram o debate, mas que podem ter sido atingidos pela repercussão do evento, 19% acham que Luizianne se saiu melhor e 15% citam Moroni como o que teve melhor desempenho. Para 17% do total de entrevistados, Inácio Arruda foi o de pior desempenho; 13% acham que Cambraia se saiu pior.
O debate foi acompanhado por 46% dos eleitores entrevistados (14% dizem ter assistido o programa na íntegra e 32% afirmam que o viram em parte).
São Paulo, 2 de outubro de 2004.