Após horário eleitoral, Cid Gomes cresce 15 pontos e assume a liderança

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Cid Gomes (PSB) tem 50% das intenções de voto contra 37% de Lúcio Alcântara (PSDB)

A primeira pesquisa Datafolha de intenção de voto para governador do Ceará após o início do horário eleitoral gratuito, revela que o candidato do PSB cresceu 15 pontos percentuais, passando de 35% para 50% das intenções de voto e agora lidera a disputa ao governo do Ceará. A segunda posição é ocupada por Lúcio Alcântara que passou de 44% para 37%. O Datafolha ouviu 999 eleitores em 42 municípios do estado do Ceará entre os dias 23 e 24 de agosto.

O candidato Renato Roseno (PSOL) oscilou de 2% para 1%. Salete Maria (PCO) tem 1%. Desembargador José Maria (PL) e Ten. Cel. Gondim (PSDC) não atingiram 1%. Votariam em branco ou anulariam o voto 4% dos eleitores e 7% estão indecisos. No início do mês eram 5% e 12%, respectivamente.

Se a eleição fosse realizada hoje, Cid Gomes seria eleito no primeiro turno, com 56% dos votos válidos, isto é, excluídos os votos nulos, em branco, e os eleitores que se declaram indecisos. A margem de erro dessa pesquisa é de três pontos percentuais, ou seja, essa taxa pode ser de 53%, no mínimo, e de 59%, no máximo. Lúcio Alcântara teria 41% dos votos válidos.

Em relação à pesquisa anterior realizada no início do mês, Cid Gomes cresceu em quase todos os segmentos do eleitorado cearense. Na região metropolitana e capital o candidato do PSB cresceu 20 pontos percentuais (passou de 31% para 51%). Tanto entre os eleitores mais jovens (de 34% para 57%) como entre os mais escolarizados (de 41% para 64%) ganhou 23 pontos em cada segmento.

Dos eleitores de Lula à Presidência, 58% votam em Cid Gomes e 33% em Lúcio Alcântara. Na pesquisa anterior esses números eram 38% e 43%, respectivamente.

Entre os que pretendem votar em Geraldo Alckmin, 61% optam pelo peessedebista ao governo do estado e 33% pelo candidato do PSB. Na pesquisa anterior esses percentuais eram 59% e 37%, respectivamente.

Entre os eleitores que têm o PT como partido de preferência Cid Gomes tem 69% das intenções de voto e Lúcio tem 23%. Entre os que preferem o PSDB o cenário se inverte: Lúcio tem 75% das intenções de voto contra 24% de Cid Gomes.

Em eventual segundo turno Cid Gomes venceria Lúcio Alcântara
O Candidato do PSB venceria o segundo turno com 53% das intenções de voto contra 39% de Lúcio Alcântara

Quando questionados sobre um eventual segundo turno entre Cid Gomes (PSB) e Lúcio Alcântara (PSDB), 53% dos eleitores dariam a vitória ao candidato do PSB contra 39% de Lúcio Alcântara. Na pesquisa anterior o peessedebista tinha 50% contra 43% de Cid Gomes.

Entre os eleitores de Heloisa Helena à presidência 45% optariam por Cid Gomes e 43% votariam em Lúcio Alcântara. Entre os eleitores que avaliam o governo Lula como ótimo ou bom 60% votariam em Cid Gomes e 35% optariam pelo candidato do PSDB.

Na intenção de voto espontânea, primeira pergunta aplicada pelos pesquisadores, sem o estímulo dos nomes dos candidatos, observa-se que o percentual de eleitores que não sabem em quem votar na eleição para governador do Estado caiu de 53% na pesquisa anterior para 34% hoje.

As menções espontâneas a Cid Gomes cresceram 13 pontos percentuais (de 18% para 31%). Lúcio Alcântara oscilou de 22% para 26%.

Salete Maria (PCO) continua sendo a mais rejeitada pelos eleitores do Ceará: 32% não votariam na candidata, na pesquisa anterior esse índice era de 33%. Em seguida, aparecem Renato Roseno (30%), Desembargador José Maria (26%) e Ten. Cel. Gondim (29%). Lúcio Alcântara (26%) e Cid Gomes (14%) são os menos rejeitados pelos eleitores cearenses. Em relação ao levantamento realizado no início do mês os índices de rejeição de todos os candidatos permaneceram estáveis.

Maioria não assistiu ao horário eleitoral dos dois principais candidatos ao governo do estado
O programa de Cid Gomes é aprovado por 78% dos que assistiram ao seu programa

Após as duas primeiras semanas de programa eleitoral gratuito na TV, 39% dos entrevistados declararam ter assistido ao programa de Lúcio Alcântara e Cid Gomes pelo menos uma vez.

A coligação Ceará Vota para Crescer (PSB/ PT/ PC do B/ PMDB/ PRB/ PP/ PHS/ PMN/ PV), que tem Cid Gomes como candidato ao governo do estado tem o maior tempo de propaganda eleitoral na TV, sete minutos e quarenta e nove segundos. Já, o candidato Lúcio Alcântara, da coligação Pra Frente Ceará (PTB / PTN / PSC/ PPS/ PFL/ PAN/ PTC/ PSDB) tem ao todo seis minutos e vinte e quatro segundos.

O programa eleitoral de Cid Gomes é aprovado por 78% dos que já assistiram, outros 17% consideram o programa como regular e 5% o classificam de ruim ou péssimo. Já o candidato do PSDB, Lúcio Alcântara, teve avaliação positiva de 65% entre os que assistiram, 24% o consideraram regular e 9% ruim ou péssimo.

*Moroni Torgan (PFL) amplia vantagem sobre Inácio Arruda (PC do B)
Moroni atinge 41% de intenção de voto para o senado contra 32% do candidato do PC do B*

No levantamento realizado no início do mês, Moroni e Inácio Arruda estavam tecnicamente empatados com 32% e 28%, respectivamente. Após o início do horário eleitoral, Moroni Torgan ganhou nove pontos percentuais (de 32% para 41%) e agora lidera sozinho a disputa pelo Senado. Inácio Arruda cresceu quatro pontos e tem 32% das intenções de voto. A diferença de Moroni para Inácio passou de quatro para nove pontos percentuais.

Tarcísio Leitão (PCB) teria 2% das intenções de voto. Raimundão (PSTU), Fernandes Filho (PSDC) e Nair Fernandes (PDT) 1%,cada. Votariam em branco ou anulariam o voto 9% e 13% se mostraram indecisos. Em relação ao levantamento do início de agosto o índice de indecisos caiu dez pontos percentuais (de 23% para 13%).

Na região metropolitana, Moroni tem 50% das intenções de voto contra 32% de Inácio Arruda. Já no interior do estado a diferença entre os dois candidatos é de apenas quatro pontos percentuais : Moroni tem 36% e Inácio Arruda 32%.

No eleitorado feminino Moroni Torgan lidera com 44% contra 29% de Inácio Arruda. Já entre os homens os dois estão empatados: o pefelista tem 38% contra 35% do candidato do PC do B.

Inácio Arruda lidera entre os mais escolarizados (46%) e entre os que têm renda familiar superior a cinco salários mínimos (46%).

Entre os eleitores de Cid Gomes, 46% votariam em Inácio Arruda para o Senado e 36% em Moroni. Já entre os eleitores de Lúcio Alcântara a preferência pelo candidato apoiado pelo pessedebista é mais expressiva: 54% votariam em Torgan e 20% em Arruda.

Os eleitores de Lula estão divididos: 40% votariam em Arruda e 37% em Torgan. Já, a maioria (70%) dos que pretendem votar no tucano Geraldo Alckmin também vota no candidato pefelista.

Espontaneamente 20% dos eleitores cearenses citam Moroni Torgan e 14% apontam para Inácio arruda candidato do PC do B. Na pesquisa anterior, o candidato do PFL tinha 10% e Inácio 6% das citações.

Quando indagados sobre em quais candidatos não votariam de jeito nenhum para o Senado, Raimundão lidera com 36% de menções. A seguir aparecem Tarcísio Leitão e Fernandes Filho com 24%, cada. Nair Fernandes é rejeitada por 23%. Não votariam em Inácio Arruda 20%. Moroni é rejeitado por 20%.

*Aprovação ao governo de Lúcio Alcântara é de 50%
Governador do Ceará mantém aprovação positiva*

Após completar três anos e oito meses no governo do estado, Lúcio Alcântara tem seu desempenho aprovado por 50% dos eleitores cearenses. Em comparação ao levantamento do início do mês, a aprovação ao peessedebista cresceu quatro pontos percentuais, indo de 46% para 50%. Desaprovam sua administração 13% dos eleitores e 32% a consideram regular.

Lúcio Alcântara é melhor avaliado entre eleitores que pretendem reelegê-lo (79%), entre os simpatizantes do PSDB (73%), entre os que pretendem votar em Geraldo Alckmin (65%) e entre os moradores de outros municípios da região metropolitana de Fortaleza (63%). Na capital o seu desempenho é aprovado por 44%.

A nota média atribuída ao desempenho de Alcântara é 6,7.

*Prefeita Luizianne é aprovada por 34%
Um quarto dos eleitores (26%) reprovam sua gestão*

Perto de completar um ano e oito meses à frente da prefeitura de Fortaleza, Luizianne Lins (PT) tem seu desempenho aprovado por 34% dos eleitores da capital, para 37% seu desempenho está sendo regular e 26% o consideram ruim ou péssimo. Outros 3% não souberam avaliar.

Os maiores índices de aprovação são observados entre os mais jovens (41%), entre os que aprovam o desempenho do presidente Lula (42%) e entre os simpatizantes do PT (43%).

A nota média para administração da petista é 5,7.