Chances de Aécio vencer no primeiro turno se mantém

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Tucano oscila negativamente, mas continua líder absoluto

Na primeira pesquisa Datafolha de intenção de voto para governador de Minas Gerais após o início do horário eleitoral gratuito na TV e rádio, revela que o candidato do PSDB Aécio Neves oscilou de 74% para 71% das intenções de voto em relação ao levantamento realizado no início do mês. Nilmário Miranda (PT) passou de 7% para 9%. O Datafolha realizou 1.283 entrevistas em 59 municípios do estado de Minas Gerais entre os dias 21 e 22 de agosto.

Fábio Magalhães (PRONA) obteve 2% das intenções de voto. Rosane Cordeiro (PCO) e Vanessa Portugal (PSOL) atingiram 1%, cada. Luis Tibé (PT do B) não atingiu um ponto percentual. Votariam em branco ou anulariam o voto 5% e 9% estão indecisos.

Considerando-se apenas os votos válidos, Aécio teria 83% e Nilmário Miranda atingiria 11%.

Na capital do estado, Aécio Neves chega a 75% de menções, mesmo percentual entre aqueles com renda familiar entre cinco e dez salários mínimos. Já Nilmário Miranda têm a votação mais expressiva entre os que têm nível superior de escolaridade e entre os que têm renda familiar acima de dez salários mínimos (18% em cada segmento).

Na intenção de voto espontânea Aécio Neves foi citado por 42% e Nilmário Miranda por 4%. A taxa daqueles que não sabem ainda em quem votar é de 47%, eram 55% no início do mês.

Além da larga vantagem de Aécio Neves sobre seus concorrentes, o candidato tucano é o que têm a menor rejeição, apenas 8% dos eleiotres mineiros não votariam no atual governador, mesmo índice verificado nos três levantamentos anteriores.

Luis Tibé lidera a rejeição com 31%, dois pontos percentuais a mais em comparação ao levantamento realizado em 7 e 8 de agosto. Nilmário Miranda, Vanessa Portugal e Fábio Magalhães são os mais rejeitados (29%, cada). Rosane Cordeiro atinge 25%.

*Newton Cardoso (PMDB) mantém a preferência ao senado
Eliseu (PFL) segue em segundo lugar*

Na corrida pela vaga no Senado, Newton Cardoso (PMDB) subiu seis pontos percentuais, de 21% para 27%, em relação ao levantamento de 7 e 8 de agosto. Eliseu (PFL) passou de 11% para 15% nesse período.

Ronaldo Vasconcelos (PV) atingiu 5% das intenções de voto, seguido por Maria da Consolação (PSOL) com 4%. Josemar (PMN) e Silvio Rodrigues (PCB) obtiveram 2%, cada. Sargento Ricardo Vieira (PT do B), Omar Peres (PDT), Betão (PCO), Tibé (PRP) e Marcílio (PRTB), atingiram 1%, cada.

Votariam em branco ou anulariam o voto 14% e 27% estão indecisos. Em relação ao levantamento anterior o índice de indecisos caiu doze pontos percentuais.

Na região metropolitana de Belo Horizonte, Newton Cardoso obtém 39% das menções, contra 13% de Eliseu. Já na capital do estado, os dois candidatos empatam tecnicamente: Eliseu tem 20% contra 18% de Newton Cardoso.

A preferência por Newton Cardoso é mais expressiva entre os homens (32%), entre os que avaliam o governo do presidente Lula como ótimo ou bom (31%) e entre os eleitores de Nilmário Miranda ao governo do estado (33%).

Já, Eliseu é mais citado pelos eleitores com renda familiar acima de dez salários mínimos e pelos que têm o PSDB como o partido de preferência (35% em cada segmento).

Na intenção de voto espontânea para o Senado, 78% estão indecisos. Newton Cardoso foi citado por 6% e Eliseu por 5% dos eleitores mineiros. Ronaldo Vasconcelos foi mencionado por 1%. No levantamento de 7 e 8 de agosto, os indecisos eram 87%.

83% aprovam o programa eleitoral de Aécio Neves

Após uma semana de programa eleitoral gratuito na TV e Rádio, 38% dos entrevistados declararam ter assistido ao programa de Aécio Neves pelo menos uma vez. O programa de Nilmário Miranda foi assistido por 24% dos eleitores.

O programa eleitoral de Aécio Neves é aprovado por 83% dos que já assistiram, outros 12% consideram o programa como regular e apenas 3% consideraram ruim ou péssimo.

Já, o programa de Nilmário Miranda teve avaliação positiva de 48% entre os que assistiram 32% o consideraram regular e 15% ruim ou péssimo.