Tucano oscila negativamente, mas continua líder absoluto
Na primeira pesquisa Datafolha de intenção de voto para governador de Minas Gerais após o início do horário eleitoral gratuito na TV e rádio, revela que o candidato do PSDB Aécio Neves oscilou de 74% para 71% das intenções de voto em relação ao levantamento realizado no início do mês. Nilmário Miranda (PT) passou de 7% para 9%. O Datafolha realizou 1.283 entrevistas em 59 municípios do estado de Minas Gerais entre os dias 21 e 22 de agosto.
Fábio Magalhães (PRONA) obteve 2% das intenções de voto. Rosane Cordeiro (PCO) e Vanessa Portugal (PSOL) atingiram 1%, cada. Luis Tibé (PT do B) não atingiu um ponto percentual. Votariam em branco ou anulariam o voto 5% e 9% estão indecisos.
Considerando-se apenas os votos válidos, Aécio teria 83% e Nilmário Miranda atingiria 11%.
Na capital do estado, Aécio Neves chega a 75% de menções, mesmo percentual entre aqueles com renda familiar entre cinco e dez salários mínimos. Já Nilmário Miranda têm a votação mais expressiva entre os que têm nível superior de escolaridade e entre os que têm renda familiar acima de dez salários mínimos (18% em cada segmento).
Na intenção de voto espontânea Aécio Neves foi citado por 42% e Nilmário Miranda por 4%. A taxa daqueles que não sabem ainda em quem votar é de 47%, eram 55% no início do mês.
Além da larga vantagem de Aécio Neves sobre seus concorrentes, o candidato tucano é o que têm a menor rejeição, apenas 8% dos eleiotres mineiros não votariam no atual governador, mesmo índice verificado nos três levantamentos anteriores.
Luis Tibé lidera a rejeição com 31%, dois pontos percentuais a mais em comparação ao levantamento realizado em 7 e 8 de agosto. Nilmário Miranda, Vanessa Portugal e Fábio Magalhães são os mais rejeitados (29%, cada). Rosane Cordeiro atinge 25%.
*Newton Cardoso (PMDB) mantém a preferência ao senado
Eliseu (PFL) segue em segundo lugar*
Na corrida pela vaga no Senado, Newton Cardoso (PMDB) subiu seis pontos percentuais, de 21% para 27%, em relação ao levantamento de 7 e 8 de agosto. Eliseu (PFL) passou de 11% para 15% nesse período.
Ronaldo Vasconcelos (PV) atingiu 5% das intenções de voto, seguido por Maria da Consolação (PSOL) com 4%. Josemar (PMN) e Silvio Rodrigues (PCB) obtiveram 2%, cada. Sargento Ricardo Vieira (PT do B), Omar Peres (PDT), Betão (PCO), Tibé (PRP) e Marcílio (PRTB), atingiram 1%, cada.
Votariam em branco ou anulariam o voto 14% e 27% estão indecisos. Em relação ao levantamento anterior o índice de indecisos caiu doze pontos percentuais.
Na região metropolitana de Belo Horizonte, Newton Cardoso obtém 39% das menções, contra 13% de Eliseu. Já na capital do estado, os dois candidatos empatam tecnicamente: Eliseu tem 20% contra 18% de Newton Cardoso.
A preferência por Newton Cardoso é mais expressiva entre os homens (32%), entre os que avaliam o governo do presidente Lula como ótimo ou bom (31%) e entre os eleitores de Nilmário Miranda ao governo do estado (33%).
Já, Eliseu é mais citado pelos eleitores com renda familiar acima de dez salários mínimos e pelos que têm o PSDB como o partido de preferência (35% em cada segmento).
Na intenção de voto espontânea para o Senado, 78% estão indecisos. Newton Cardoso foi citado por 6% e Eliseu por 5% dos eleitores mineiros. Ronaldo Vasconcelos foi mencionado por 1%. No levantamento de 7 e 8 de agosto, os indecisos eram 87%.
83% aprovam o programa eleitoral de Aécio Neves
Após uma semana de programa eleitoral gratuito na TV e Rádio, 38% dos entrevistados declararam ter assistido ao programa de Aécio Neves pelo menos uma vez. O programa de Nilmário Miranda foi assistido por 24% dos eleitores.
O programa eleitoral de Aécio Neves é aprovado por 83% dos que já assistiram, outros 12% consideram o programa como regular e apenas 3% consideraram ruim ou péssimo.
Já, o programa de Nilmário Miranda teve avaliação positiva de 48% entre os que assistiram 32% o consideraram regular e 15% ruim ou péssimo.