Lúcio Alcântara lidera disputa ao governo do Ceará

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Candidato do PSDB tem 44% das intenções de voto contra 35% de Cid Gomes, do PSB

Primeira pesquisa de intenção de voto para governador do Estado do Ceará, realizada pelo Datafolha nos dias 7 e 8 de agosto, mostra que o atual governador, Lúcio Alcântara (PSDB), lidera a disputa com 44% das intenções de voto. Cid Gomes (PSB) ocupa a segunda posição com 35%. O candidato do PSOL, Renato Roseno atinge 2%. Salete Maria (PCO), Ten. Cel. Gondim (PSDC) e Desembargador José Maria têm 1%, cada. Pretendem votar em branco ou anular o voto 5% e 12% estão indecisos.

Se a eleição fosse hoje, Lúcio Alcântara teria 52% dos votos válidos contra 41% de Cid Gomes, isto é, descontados votos brancos, nulos e os eleitores indecisos. Em razão da margem de erro de três pontos percentuais, essa taxa pode ser de 49%, no mínimo, e de 55%, no máximo. Para que a disputa seja definida sem a necessidade de um segundo turno, o candidato deve ter 50% mais um do total de votos. Levando-se em consideração o patamar mínimo obtido pelo candidato do PSDB, não é possível afirmar que ele estaria reeleito hoje.

Apenas 18% dos eleitores cearenses que hoje votariam em algum candidato a governador, souberam dizer corretamente o número do seu candidato. Outros 4% deram respostas incorretas e a maioria (78%) não soube responder.

Entre os eleitores de Lúcio Alcântara 20% souberam responder corretamente o seu número. Entre os que pretendem votar em Cid Gomes (PSB) o percentual de acerto foi de 19%.

Cid Gomes se destaca entre os eleitores com nível superior
Entre os que votam em Lula, 43% optam por Lúcio Alcântara e 38% por Cid Gomes

Quanto ao desempenho dos dois principais candidatos por segmentos do eleitorado, observa-se que o candidato do PSB, Cid Gomes se destaca entre os eleitores com nível superior de escolaridade (41% da intenção de voto contra 34% de Lúcio Alcântara) e entre os que têm entre 45 a 59 anos (42%).

Lúcio Alcântara do PSDB se destaca entre os eleitores de 25 a 34 anos (50%) e entre os que avaliam o governo Lula de forma regular (51%).

Entre os cearenses que votam em Lula para presidente, 43% votam em Lúcio Alcântara para governador e 38% escolhem Cid Gomes.

Já entre os que preferem Geraldo Alckmin, 59% votariam no candidato do PSDB ao governo do Estado, contra 27% que votariam em Lula. Os eleitores de Heloísa Helena ficam divididos entre Cid Gomes (37%) e Lúcio Alcântara (35%).

*No segundo turno Lúcio Alcântara teria 50% contra 43% de Cid Gomes
26% não votariam candidato do PSDB*

Considerando um eventual segundo turno entre Lúcio Alcântara (PSDB) e Cid Gomes (PSB), o candidato do PSDB teria 50% dos votos contra 43% de Cid Gomes. Votariam em branco ou anulariam o voto 4%, mesmo índice dos eleitores indecisos.

Na região metropolitana, Lúcio Alcântara teria 51% contra 40% de Cid Gomes. Já no interior do estado os dois candidatos estariam empatados, o peessedebista com 49% e o candidato do PSB com 44% das intenções de voto.

Na intenção de voto espontânea, resultado da primeira pergunta aplicada pelos pesquisadores, sem o estímulo dos nomes dos candidatos, observa-se que o percentual de eleitores que não sabem em quem votar na eleição para governador do Estado é alta (53%). Na região metropolitana do estado esse percentual é de 58%.

Entre os nomes citados, destacam-se Lúcio Alcântara 22% e Cid Gomes (18%). Os candidatos Renato Roseno e Salete Maria não atingiram 1%.

A candidata Salete Maria do PCO é a mais rejeitada com 33% de menções. Em seguida, aparecem Renato Roseno e Desembargador José Maria com 27%, cada seguido por Ten. Cel. Gondim com 26%. O atual governador é rejeitado por 24%. Cida Gomes tem a menor taxa de rejeição (15%).

O candidato do PSDB, Lúcio Alcântara, é rejeitado principalmente pelos os eleitores que têm renda familiar superior a dez salários mínimos (54%), e pelos de nível superior (46%). Salete Maria é rejeitada por 43% dos eleitores que ganham mais de dez salários mínimos.

Para 46% dos eleitores o candidato do PSDB será reeleito governador do Ceará, outros 32% apostam na vitória de Cid Gomes.

71% dos cearenses se dizem totalmente decididos quanto a seu voto

A maioria dos eleitores cearenses (71%) estão totalmente decididos em relação ao seu voto para governador, contra 29% que admitem que ainda podem mudar.
Entre os eleitores de Lúcio Alcântara 71% estão totalmente decididos contra 28% que afirmam que o voto pode mudar. No eleitorado de Cid Gomes o percentual dos que estão totalmente decididos é de 74% contra 25% que ainda podem mudar.

*28% dos eleitores cearenses têm muito interesse no horário eleitoral dos candidatos ao governo
Apenas 15% irão assistir sempre o horário eleitoral gratuito*

Entre os eleitores cearenses, 39% afirmam não ter interesse algum no horário eleitoral gratuito destinado aos candidatos ao governo do estado, essa taxa vai a 44% com relação a programa eleitoral destinado aos candidatos ao senado. Os eleitores que têm muito interesse na propaganda dos candidatos ao governo é de 28%, outros 32% afirmam ter apenas um pequeno interesse.

Já, a taxa dos que estão muito interessados no programa dos candidatos ao senado é de 24% contra 30% do que têm um pouco de interesse.

Quando indagados se irão assistir ao programa eleitoral, 15% afirmam que devem assistir sempre, e 37% de vez em quando, por outro lado um quarto (26%) não vai assistir e 17% apenas raramente. Entre os eleitores da capital e região metropolitana a taxa de não audiência chega a 30%.

A maioria dos eleitores cearenses atribuem pelo menos um pouco de importância ao horário eleitoral gratuito para a definição de seu voto em outubro. Para 45% o horário eleitoral vai ser muito importante para definir seu voto para governador. Para o senado, 42% atribuem muita importância. Para 28% a propaganda na TV para governo do estado será um pouco importante, mesmo percentual com relação ao senado.

Mas a pesquisa também mostra que percentual significativo não dá qualquer importância ao horário eleitoral para definir seu voto. Os percentuais negativos para o governo é de 26% e para o senado 28%.

*46% aprovam o governo de Lúcio Alcântara (PSDB)
Entre os mais velhos, Lúcio obtém 50% de aprovação ao seu governo*

Após completar três anos e sete meses à frente do governo do Estado do Ceará, Lúcio Alcântara (PSDB) é aprovado por 46% dos cearenses, revela pesquisa realizada pelo Datafolha nos dias 7 e 8 de agosto, junto a 834 eleitores de 42 municípios. O atual governador cearense é reprovado por apenas 13% da população e outros 37% o avaliam como um governante regular.

A taxa de aprovação de Lúcio Alcântara (PSDB) é maior entre os eleitores mais velhos chegando a 50%, entre os eleitores com nível fundamental de escolaridade (51%) e entre os eleitores de Alckmin (PSDB) (60%).

A nota média atribuída ao governo de Lúcio Alcântara é de 6,6 em uma escala de 10 pontos, 13% dos eleitores dando nota dez a sua administração frente ao governo cearense.