Sérgio Cabral (PMDB) mantém a liderança; Denise Frossard (PPS)cresce quatro pontos e Marcelo Crivella (PRB) perde três.

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Conhecimento do número de Crivella é maior do que o de Frossard

A menos de duas semanas para as eleições, o senador Sérgio Cabral (PMDB) mantém a liderança na disputa pelo governo do estado do Rio de Janeiro. O peemedebista oscilou de 44% para 43% das intenções de voto em relação à pesquisa realizada nos dias 4 e 5 deste mês. A candidata Denise Frossard cresceu quatro pontos percentuais (de 15% para 19%) e Marcelo Crivella (PRB) perdeu três pontos (de 18% para 15%). Frossard e Crivella continuam empatados em segundo lugar, considerando a margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, mas pela primeira vez a deputada fica numericamente à frente do senador do PRB.

O Datafolha entrevistou 1316 eleitores em 37 municípios do Rio de Janeiro entre os dias 18 e 19 de setembro.

Eduardo Paes (PSDB) oscilou de 2% para 4% e Vladimir Palmeira (PT) foi de 2% para 3%. Milton Temer (PSOL), Carlos Lupi mantiveram 1%, cada. Luiz Novaes (PSDC), Eliane Cunha (PRP), Alexandre Furtado e Thelma Maria (PCO) não atingiram 1%. Votariam em branco ou anulariam o voto 6% dos eleitores e 7% estão indecisos. Na pesquisa realizada no início de setembro esses índices eram 6% e 8%, respectivamente.

Se a eleição fosse agora, Sérgio Cabral teria 50% dos votos válidos contra 22% de Denise Frossard e 18% de Marcelo Crivella. Em razão da margem de erro de três pontos percentuais, essa taxa pode ser de 47%, no mínimo, e de 53%, no máximo. Para que a disputa seja definida sem a necessidade de um segundo turno, o candidato deve ter 50% mais um do total de votos. Levando-se em consideração o patamar mínimo obtido pelo peemedebista, não é seguro afirmar com absoluta certeza que ele estaria eleito hoje.

Analisando-se os resultados por segmentos observa-se que a deputada Denise Frossard conquistou votos principalmente entre os eleitores de até 34 anos. Há duas semanas Frossard tinha 14% entre os mais jovens, hoje tem 20%. Entre os entrevistados com idade entre 25 e 34 anos a deputada cresceu de 14% para 21%. Entre os eleitores mais escolarizados passou de 31% para 36% e entre as mulheres foi de 16% para 21%.

Denisse Frossard supera Marcelo Crivella na capital onde tem 23% das intenções de voto contra 14% do senador. No interior do estado Crivella tinha dez pontos de vantagem sobre Frossard, hoje essa vantagem é de apenas dois pontos percentuais (19% contra 17%).

O candidato do PRB, Marcelo Crivella, perdeu sete pontos percentuais entre os eleitores mais velhos (de 18% para 11%) e entre os que têm renda familiar entre cinco e dez salários mínimos (de 14% para 7%).

Dos eleitores de Lula à presidência 50% votam em Sergio Cabral, 20% em Marcelo Crivella, 13% em Frossard e 5% no petista Vladimir Palmeira. Entre os que pretendem votar em Geraldo Alckmin 49% optam pelo peemedebista ao governo do estado, pela deputada do PPS 22% e 12% pelo senador do PRB. Na pesquisa anterior 53% dos eleitores de Alckmin optavam por Cabral, 20% por Frossard e 13% por Crivella.

A pesquisa revela ainda que aumentou o conhecimento dos números dos candidatos ao governo do estado. Nos dias 7 e 8 de agosto, antes do início do horário eleitoral, apenas 12% respondiam corretamente o número de seu candidato, hoje esse índice é de 29%.

O conhecimento do número de Marcelo Crivella é maior que o conhecimento do número de seus principais oponentes. Dos que pretendem votar no candidato do PRB 37% citam corretamente seu número. Antes do início do horário eleitoral essa taxa era de apenas 6%.

Citam corretamente o número de Sergio Cabral 33% de seus eleitores, taxa que chegava a 16% no início de agosto. Os eleitores de Denise Frossard apresentam a menor taxa de conhecimento do número, apenas 13% citam corretamente o número da candidata do PPS, antes do início do horário eleitoral esse percentual era de 5%.

*Em eventual segundo turno Cabral venceria Crivella e Frossard
A diferença entre Cabral e Frossard passou de 27 para 21 pontos*

Na simulação de um eventual segundo turno entre Sergio Cabral e Crivella, o candidato do PMDB venceria com 58% das intenções de voto contra 27% de Crivella. Na pesquisa anterior Cabral tinha 58% e Crivella 29%. Votariam em branco ou anulariam o voto 12% e 3% estão indecisos.

O peemedebista também venceria Denise Frossard no segundo turno, no entanto, a vantagem de Cabral sobre Frossard caiu de 27 para 21 pontos. Em relação à pesquisa realizada no início de setembro, Cabral oscilou de 58% para 55% das intenções de voto. Denise Frossard cresceu de 31% para 34%. A taxa dos que votariam em branco ou anulariam o voto passou de 7% para 8% e os indecisos permaneceram em 4%.

Entre os mais escolarizados a candidata do PPS superaria Cabral em eventual segundo turno.

Na intenção de voto espontânea, resultado da primeira pergunta aplicada pelos pesquisadores, sem o estímulo dos nomes dos candidatos, observa-se que o percentual de eleitores que não sabem em quem votar na eleição para governador do Estado oscilou de 44% para 42% hoje.

Sérgio Cabral manteve os 26% de menções espontâneas. Marcelo Crivella manteve 8%. Denise Frossard passou de 9% para 11%. Vladimir Palmeira, Eduardo Paes passaram de 1% para 2%. Os demais candidatos não atingiram 1%

A taxa dos que afirmam que não votariam em Marcelo Crivella no 1º turno oscilou de 26% para 25%. Sérgio Cabral é rejeitado por 20%, na pesquisa anterior esse percentual era de 16%. Carlos Lupi e Vladimir Palmeira são rejeitados por 15%, cada. Eliane cunha tem 14% de rejeição. Eduardo Paes, Luiz Novaes, Thelma Maria e Denise Frossard são rejeitados por 12%, cada. Milton Temer e Alexandre Furtado são rejeitados por 11%, cada. Votariam em qualquer candidato 10% e em nenhum deles 4%.

Marcelo Crivella é rejeitado principalmente pelos eleitores da capital (30%), pelos que têm renda familiar superior a dez salários mínimos (43%), pelos que têm nível superior (46%), pelos eleitores de Geraldo Alckmin à presidência (31%) e entre os que votam em Heloísa Helena (32%).

O candidato do PMDB, Sergio Cabral apresenta alto índice de rejeição entre os eleitores mais escolarizados (36%) e com renda familiar superior a dez salários mínimos (31%).

Jandira Feghali (PC do B) mantém vantagem sobre Dornelles (PP) na disputa pelo senado

O número de Dornelles é mais conhecido entre seus eleitores (42%)

A candidata do PC do B, Jandira Feghali, manteve 31% das intenções de voto, e lidera a disputa pelo senado. Francisco Dornelles (PP) oscilou de 23% para 24% em relação à pesquisa realizada no início do mês.

Ronaldo Cezar Coelho (PSDB) passou de 7% para 8%. Alfredo Sirkis (PV) oscilou de 3% para 4%. Carlos César (PCO), Rosangela Gomes (PRB), Dayse Oliveira (PSTU), Arlindo Silva (PRTB) e Antonio Manoel de Souza (PSL) obtêm 1%, cada. Os candidatos Sued Nogueira da Silva (PT do B), Raymundo Oliveira (PCB), Arnóbio Bezerra (PTN), Ornisson Fernandes (PHS), Oswaldo Souza (PRP), Dr. Edialeda (PDT) e Irvanio Santos (PSDC) não atingiram 1%. Votariam em branco ou anulariam o voto 9% e 18% estão indecisos.

Jandira Feghali cresceu principalmente entre os eleitores mais jovens (de 31% para 37%) e entre os que têm renda familiar de até dois salários mínimos (de 23% para 28%).

Feghali perdeu seis pontos percentuais entre os eleitores mais velhos, passou de 29% para 23%. Dornelles cresceu cinco pontos nesse mesmo segmento (passou de 27% para 32%).

Francisco Dornelles cresceu principalmente entre os eleitores com idade entre 25 e 34 anos (de 17% para 22%) e entre os que têm renda familiar entre cinco e dez salários mínimos (passou de 19% para 26%).

Jandira Feghali tem 46% entre os que pretendem votar em Denise Frossard para o governo do estado, 34% dos votos dos eleitores de Crivella e 31% dos que votam em Eduardo Paes.

Entre os eleitores de Sergio Cabral 36% votam em Dornelles, apoiado pelo peemedebista e 28% em Jandira Feghali.

Nos dias 7 e 8 de agosto, antes do início do horário eleitoral, apenas 1% respondia corretamente o número de seu candidato ao senado, hoje esse índice é de 23%. Dos que pretendem votar em Francisco Dornelles 42% citam corretamente seu número. Antes do início do horário eleitoral essa taxa era de apenas 3%.

Citam corretamente o número de Jandira Feghali 16% de seus eleitores, taxa que chegava a 2% no início de agosto. Os eleitores de Ronaldo Cezar Coelho apresentam a menor taxa de conhecimento do número, apenas 6%, antes do início do horário eleitoral a taxa de respostas incorretas era 3% e 97% de seus eleitores não sabiam o número do candidato.

A intenção de voto espontânea em Jandira Feghali oscilou de 13% para 14%. Francisco Dornelles é citado espontaneamente por 12%, eram 11% no início de setembro. Não souberam dizer nenhum nome 59% dos eleitores, eram 60% há duas semanas.