Aécio Neves (PSDB) mantém a liderança; Nilmário Minranda (PT) atinge 12%

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Tucano tem 82% dos votos válidos a 15 dias das eleições

Faltando menos de 15 dias para a eleição para governador de Minas Gerais, nova pesquisa Datafolha realizada entre os dias 18 e 19 de setembro, com 1.386 eleitores em 65 municípios do estado, confirma a tendência de vitória no primeiro turno do candidatado do PSDB à reeleição. Hoje, Aécio Neves, teria 73% das intenções de voto. Considerando os votos válidos, onde não se contam os em branco e nulo, Aécio atinge 82% contra 14% de Nilmário Miranda do PT.

O atual governador oscilou negativamente dois pontos percentuais em comparação ao estudo realizado no começo do mês de setembro. O candidato petista, Nilmário Miranda, oscilou três pontos e foi de 9% para 12%. Anulariam o voto ou votariam em branco 4% dos entrevistados, mesma taxa anterior. Os indecisos passaram de 8% para 7%.

Os candidatos Vanessa Portugal (PSTU), Fábio Magalhães (PRONA), Luis Tibé (PT do B) e Rosane Cordeiro (PCO), atingiram 1% de menções cada.

Na região metropolitana o tucano perdeu cinco pontos percentuais (de 82% para 77%) e na capital oscilou dois pontos (de 82% para 80%). O candidato petista Nilmário Miranda ganhou quatro pontos percentuais no interior do estado (de 10% para 14%).

Além do crescimento no interior do estado, Nilmário Miranda cresceu também entre os eleitores mais jovens (7% para 16%), entre os mais escolarizados (de 13% para 20%), entre os com renda de cinco a dez salários (de 8% para 15%) e entre os com renda acima de dez salários (de 5% para 19%).

A maioria (58%) dos eleitores que têm candidato ao governo do estado não sabe dizer corretamente o número que irão digitar na urna eletrônica, outros 40% citam corretamente o número.

Entre os eleitores de Aécio Neves 42% citam corretamente o número do peessedebista, contra 56% que desconhecem seu número. Dos que pretendem votar em Nilmário Miranda 38% conhecem o número do petista e 60% não souberam responder.

Na intenção de voto espontânea Aécio Neves atinge 52% de menções, mesma taxa do início de setembro. Nilmário Miranda oscilou de 5% para 6%. Outros 5% afirmaram a intenção de votar em branco e 34% se mostram indecisos.

Os índices de rejeição dos candidatos permaneceram estáveis. Luís Tibé e Nilmário Miranda continuam sendo os mais rejeitados (28% de rejeição, cada). A seguir aparecem Vanessa Portugal com 24%, Fábio Magalhães com 23% e Rosane Cordeiro com 20%. Não votariam em Aécio Neves 8%, eram 5% no começo do mês. A taxa dos que votariam em qualquer candidato é de 14%, dois pontos a menos que do início do mês, a dos que rejeitam todos oscilou de 2% para 3% e a dos indecisos de 20% para 18%.

Eliseu Resende (PFL) sobe oito pontos e lidera a corrida pelo senado

Há um mês Newton Cardoso (PMDB) liderava a disputa pelo senado com 27% contra 15% de Eliseu Resende. Na pesquisa realizada no início de setembro os dois candidatos estavam empatados, o pefelista com 27% e o peemedebista com 26% das intenções de voto. Em duas semanas Eliseu Resende cresceu oito percentuais (de 27% para 35%) e agora lidera a disputa pelo senado. Newton Cardoso perdeu cinco pontos nesse período e atinge 21%.

O candidato Ronaldo Vasconcelos (PV) oscilou um ponto para baixo (de 3% para 2%). Maria da Consolação (PSOL) manteve seus 2% de menções, mesma taxa de Omar Peres. Josemar (PMN), Sarg. Ricardo Vieira (PT do B), Marcílio (PRTB), Betão (PCO), Silvio Rodrigues (PCB) e Tibé (PRP) atingiram 1% de menções cada, taxa igual a do levantamento do início do mês.

Pretendem votar em branco ou anular o voto para o senado 11%, mesmo índice verificado em 4 e 5 de setembro. Estão indecisos 23%, eram 22%.

Dos que têm candidato ao senado, apenas 18% sabem o número que irão digitar na urna eletrônica para confirmar seu voto. Entre os eleitores de Eliseu Resende o índice de acerto é de 18% e entre os que pretendem votar em Newton Cardoso é de 22%.

Espontaneamente Eliseu Resende é citado por 18% dos eleitores, índice oito pontos maior do que o verificado em 4 e 5 de setembro. Newton Cardoso é lembrado por 8%, eram 7%. Estão indecisos 62%, no início do mês eram 72%.