Cid Gomes (PSB) amplia vantagem sobre Lúcio Alcântara (PSDB)

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Número de Lúcio Alcântara é mais conhecido do que de Cid Gomes

Pesquisa realizada pelo Datafolha nos dias 11 e 12 de setembro mostra que Cid Gomes (PSB) continua conquistando a preferência dos eleitores cearenses. O candidato do PSB cresceu sete pontos percentuais em relação à pesquisa realizada nos dias 21 e 22 de agosto e tem, hoje, 57% das intenções de voto. O ex-prefeito de Sobral ampliou sua vantagem de 13 para 27 pontos em relação a Lúcio Alcântara (PSDB). O atual governador perdeu sete pontos nesse período, indo de 37% para 30%.

O Datafolha entrevistou 1129 eleitores em 50 municípios cearenses. A margem de erro para o total da amostra é de 3,0 pontos percentuais para mais ou para menos.
Renato Roseno (PSOL) e Ten. Cel. Gondim (PSDC) mantiveram 1%, cada. Salete Maria (PCO) e Desembargador José Maria (PL) não atingiram 1%. Votariam em branco ou anulariam o voto 4% dos eleitores e 5% estão indecisos. No final de agosto eram 4% e 7%, respectivamente.

Se a eleição fosse realizada hoje, Cid Gomes seria eleito no primeiro turno, com 63% dos votos válidos, isto é, excluídos os votos nulos, em branco, e os eleitores que se declaram indecisos. Lúcio Alcântara teria 33% dos votos válidos.

A pesquisa revela ainda que aumentou o conhecimento dos números dos candidatos ao governo do estado. Nos dias 7 e 8 de agosto, antes do início do horário eleitoral, apenas 18% respondiam corretamente o número de seu candidato, hoje esse índice é de 38%.
O conhecimento do número de Lúcio Alcântara é maior do que o de Cid Gomes. Dos que pretendem votar no atual governador 43% citam corretamente seu número. Antes do início do horário eleitoral essa taxa era de apenas 20%.

Citam corretamente o número de Cid Gomes 37% de seus eleitores, taxa que chegava a 19% no início de agosto.

Quando questionados sobre o grau de decisão de seu voto, 76% mostram-se totalmente decididos, contra 21% que admitem que ainda podem mudar. Dos eleitores de Cid Gomes 80% se declaram totalmente decididos em relação ao seu voto, esse índice era de 74% em 7 e 8 de agosto. Entre os que pretendem votar em Lúcio Alcântara 73% estão totalmente decididos, enquanto no levantamento anterior eram 71%.

No eleitorado de Cid Gomes entre os que disseram que seu voto ainda pode mudar 59% afirmam que o candidato Lúcio Alcântara teria mais chance de receber seu voto. Entre os eleitores do peessedebista que ainda podem mudar seu voto, 66% votariam em Cid Gomes. Os eleitores que disseram votar em branco ou anular seu voto, 25% votariam em Lúcio Alcântara contra 11% que votariam no candidato do PSB.

Cid Gomes também cresceu na intenção de voto espontânea. O percentual dos que pretendem votar em Cid Gomes era 18% nos dias 7 e 8 de agosto, cresceu para 31% nos dias 21 e 22 do mesmo mês, na primeira pesquisa realizada após o início do horário eleitoral e, agora, chega a 40%.Lúcio Alcântara tinha 22% na primeira pesquisa, subiu para 26% no levantamento anterior e hoje atinge 23%. Um terço (28%) está indeciso e 4% pretendem votar em branco ou anular o voto.

O candidato do PSB chega a atingir 55% entre os que têm renda superior a cinco salários mínimos e 52% entre os mais escolarizados na intenção de voto espontânea.
Caso fosse realizado um segundo turno entre Cid Gomes e Lúcio Alcântara, o ex-prefeito de Sobral venceria com 60% das intenções de voto contra 33% do peessedebista. Em relação ao levantamento anterior Cid Gomes cresceu sete pontos percentuais e Alcântara perdeu seis pontos.

Salete Maria continua sendo a mais rejeitada pelos eleitores do Ceará: 37% não votariam na candidata, na pesquisa anterior esse índice era de 32%. Em seguida, aparecem Renato Roseno e Ten. Cel. Gondim com 33%, cada. Desembargador José Maria é rejeitado por 30%. A rejeição a Lúcio Alcântara subiu de 26% para 30%. Cid Gomes continua sendo o menos rejeitado pelos eleitores cearenses: apenas 11% não votariam no candidato do PSB, esse índice é três pontos menor do que o verificado na pesquisa anterior.
A pesquisa revela que Cid Gomes ganhou votos principalmente entre os menos escolarizados, entre os que têm menor renda, entre os eleitores do interior do estado e entre os homens.

Entre os eleitores com nível fundamental a intenção de voto em Cid Gomes cresceu nove pontos, de 46% para 55%. Lúcio Alcântara perdeu sete pontos nesse segmento (de 39% para 32%). Cid Gomes ganhou seis pontos entre os que têm nível médio e o peessedebista perdeu sete pontos.

O ex-prefeito de Sobral também ganhou nove pontos entre os que têm renda familiar mensal de até dois salários mínimos (de 48% para 57%), enquanto o candidato do PSDB perdeu oito pontos nesse estrato (de 38% para 30%).

Cid Gomes conquistou oito pontos entre os eleitores do interior (de 50% para 58%) e cinco entre os eleitores da região metropolitana (de 51% para 56%).
No eleitorado masculino o candidato do PSB subiu de 50% para 59%, e Lúcio Alcântara caiu de 36% para 30%. Entre as mulheres Cid Gomes ganhou seis pontos e Lúcio Alcântara perdeu percentual idêntico.

O crescimento mais expressivo de Cid Gomes se deu entre os eleitores com idade entre 25 e 34 anos, nesse estrato o candidato do PSB cresceu 13 pontos percentuais (de 47% para 60%) e o peessedebista perdeu 12 pontos.

Dos eleitores de Lula à Presidência, 64% votam em Cid Gomes e 27% em Lúcio Alcântara. Na pesquisa anterior esses números eram 58% e 33%, respectivamente. Entre os que pretendem votar em Geraldo Alckmin, 59% optam pelo peessedebista ao governo do estado e 37% pelo candidato do PSB. Na pesquisa anterior esses percentuais eram 61% e 33%, respectivamente.