*Candidato do PMDB tem 47% das intenções de voto contra 26% de Osmar Dias, do PDT *
Primeira pesquisa de intenção de voto para governador do estado do Paraná, realizada pelo Datafolha mostra que o atual governador, Roberto Requião (PMDB), lidera a disputa com 47% das intenções de voto. Osmar Dias (PDT) ocupa a segunda posição com 26%. O candidato do PPS, Rubens Bueno atinge 8%. Flavio Arns (PT) tem 3%. Luiz Felipe (PSOL) e Ana Lucia Pires (PRTB) têm 1%, cada. Luiz Adão (PSDC), Antonio Roberto Forte (PSL), Ivo Souza (PCO), Melo Viana (PV)e Jorge Martins (PRP) não atingiram 1%. Pretendem votar em branco ou anular o voto 3% e 10% estão indecisos.
O Datafolha entrevistou 1258 eleitores em 65 municípios entre os dias 04 e 05 de setembro.
Se a eleição fosse realizada hoje, Roberto Requião seria reeleito no primeiro turno, com 54% dos votos válidos, isto é, excluídos os votos nulos, em branco, e os eleitores que se declaram indecisos. A margem de erro dessa pesquisa é de três pontos percentuais, ou seja, essa taxa pode ser de 51%, no mínimo, e de 57%, no máximo. Osmar Dias teria 30% dos votos válidos.
Quanto ao desempenho dos dois principais candidatos por segmentos do eleitorado, observa-se que o candidato do PDT, Osmar Dias destaca-se no interior com 30% das intenções de voto, entre os eleitores com renda superior a dez salários mínimos (35%) e entre os que têm o PMDB como partido de preferência (45%).
Roberto Requião do PMDB se destaca entre os homens (52%), entre os eleitores com idade entre 45 e 59 anos (51%), entre os mais velhos (54%) e entre os que cursaram até ensino fundamental (51%).
Entre os eleitores paranaenses que votam em Lula para presidente, 60% votam em Requião para governador e 19% escolhem Osmar Dias. Entre os eleitores que aprovam o governo do presidente Lula 56% declaram votar no candidato do PMDB.
Já entre os que preferem Geraldo Alckmin, 43% votam no candidato do PMDB ao governo do Estado, contra 38% que optam por Osmar Dias. Entre os eleitores de Heloísa Helena, 36% pretendem reeleger o atual governador e 28% votam no candidato do PDT.
Em eventual segundo turno, Roberto Requião teria 56% contra 35% de Osmar Dias
Requião e Osmar Dias têm 17% de rejeição, cada.
Considerando um eventual segundo turno entre Roberto Requião e Osmar Dias, o candidato do PMDB teria 56% dos votos contra 35% de Osmar Dias. Votariam em branco ou anulariam o voto 5%, e outros 5% estão indecisos.
Na região metropolitana, Roberto Requião teria 59% das intenções de voto contra 33% de Osmar Dias. Os dois candidatos estariam empatados entre os eleitores mais jovens (o peemedebista com 48% e o candidato do PDT com 45% das intenções de voto) e os mais instruídos (Requião com 42% e Osmar Dias com 46%).
Na intenção de voto espontânea, resultado da primeira pergunta aplicada pelos pesquisadores, sem o estímulo dos nomes dos candidatos, observa-se que o percentual de eleitores que não sabem em quem votar na eleição para governador do Estado é 39%. Essa taxa é maior entre as mulheres (52%), entre os eleitores mais jovens (49%) e entre os que ganham até dois salários mínimos (46%).
Espontaneamente Roberto Requião é citado por 37% e Osmar Dias por 13%. Os candidatos Rubens Bueno e Flavio Arns obtêm 2%, cada.
Roberto Requião e Osmar Dias têm o mesmo índice de rejeição: 17%, cada. Em seguida, aparecem Rubens Bueno com 16%, Flavio Arns e Luiz Adão com 12%, cada. Jorge Martins e Ivo Souza têm 11%, cada. Os candidatos Melo Viana, Luiz Felipe, Ana Lucia Pires e Roberto Forte têm 10%, cada.
Osmar Dias é rejeitado principalmente pelos eleitores da região metropolitana e pelos mais instruídos (22% em cada segmento).
Requião apresenta maior taxa de rejeição entre os eleitores mais jovens (24%), de nível superior (31%), entre os que ganham entre cinco e dez salário mínimos (29%) e entre os que ganham mais de dez salários mínimos (29%). Entre os eleitores de Alckmin à presidência 25% não votariam de jeito nenhum em Requião no primeiro turno, entre os eleitores de Heloísa Helena esse índice é de 27%.
*Álvaro Dias (PSDB) lidera a corrida ao senado
Candidato do PSDB está 32 pontos à frente de Gleisi do PT*
No primeiro levantamento do Datafolha sobre a intenção de voto para senador do Paraná, o candidato Álvaro Dias, do PSDB, lidera a disputa com 49% das menções. Gleisi (PT) é citada por 17%. A seguir aparecem empatados com 2%, cada: Mussi (PPS), Sandoval (PSC) e Sandra Borges (PSL). Custódio da Silva (PRTB), Prof. Ivan Bernardo (PSTU) e Aldo Parzianello (PMDB) têm 1%, cada. Pretendem anular ou votar em branco 7%, e 18% se mostram indecisos.
A preferência pelo candidato do PSDB, Álvaro Dias, é mais expressiva entre os eleitores com idade entre 45 e 59 anos (53%), entre os homens (52% contra 46% do eleitorado feminino), entre os eleitores de Geraldo Alckmin para presidente (61%) e entre os que pretendem votar em Osmar Dias (63%) para governador.
Já candidata do PT, Gleisi, obtém os maiores índices entre os eleitores da capital e região metropolitana (24%), entre os mais escolarizados (32%) e entre os com renda entre cinco e dez salários (33%).
Dos que pretendem votar em Lula, somente 20% se mostram dispostos a votar na candidata petista, contra 46% que citam Álvaro Dias (PSDB).
Mesmo após o anúncio do apoio de Roberto Requião à candidatura de Gleisi ao senado, apenas 17% dos seus eleitores votam na petista contra 53% que optam por Álvaro Dias.
Na intenção de voto espontânea, a disputa está mais equilibrada, Álvaro Dias lidera com 17% das menções, seguido por Gleisi com 10%. Nenhum outro candidato atingiu ao menos 1% das citações. Não souberam dizer nenhum nome espontaneamente 62%.