Aécio atinge 75% das intenções de voto

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Peessedebista venceria no 1º turno com 85% dos votos válidos

Pesquisa Datafolha realizada entre os dias 4 e 5 de setembro, com 1.372 eleitores em 65 municípios mineiros, confirma a tendência de vitória no primeiro turno do candidatado do PSDB à reeleição. Hoje, Aécio Neves, teria 75% das intenções de voto. O atual governador cresceu quatro pontos percentuais em comparação ao estudo realizado no final do mês de agosto.

O candidato do PT, Nilmário Miranda, manteve os mesmos 9% observados no levantamento anterior. Fábio Magalhães (PRONA), Rosane Cordeiro (PCO) e Vanessa Portugal (PSTU), obtiverem 1% cada. Luis Tibé (PT do B), não atingiu 1%. Pretendem anular ou votar em branco 4% e 8% estão indecisos.

Aécio Neves ganhou votos em praticamente todos os segmentos, com destaque entre os eleitores mais jovens (de 74% para 82%), entre os com o ensino médio de escolaridade (de 75% para 80%) e entre aqueles com renda superior a dez salários (de 63% para 91%),
Entre os eleitores de Geraldo Alckmin à presidência da República 89% votam em Aécio Neves. Entre os que pretendem eleger Heloísa Helena esse índice é de 78%. Dos eleitores de Lula 72% optariam por Aécio e 13% pelo candidato petista Nilmário Miranda.
O candidato do PSDB seria reeleito, hoje, com 85% dos votos válidos. Nilmário Miranda teria 10%.

Espontaneamente metade (52%) dos eleitores mineiros citam o candidato Aécio Neves, dez pontos percentuais a mais que o estudo de 21 e 22 de agosto. O petista Nilmário Miranda foi citado por 5%, eram 4% no final de agosto. A taxa dos indecisos caiu de 47% para 38% e dos que pretendem anular o voto passou de 4% para 3%.

Luis Tibé continua sendo o mais rejeitado pelos eleitores mineiros: 28% não votariam no candidato, eram 31%. A seguir aparecem empatados Nilmário Miranda, Vanessa Portugal (25%, de rejeição, cada) e Fábio Magalhães (23%), Rosane Cordeiro é rejeitada por 21%. Apenas 5% não votariam em Aécio Neves, eram 8% nos levantamentos anteriores. Não votariam em nenhum dos candidatos no 1º turno 16% dos entrevistados e 2% rejeitam todos.

*Eliseu Resende (PFL) empata com Newton Cardoso (PMDB) na disputa pelo senado *

Caso as eleições para senador de Minas Gerais fossem hoje, a disputa estaria indefinida. O candidato do PFL Eliseu Resende subiu doze pontos percentuais indo de 15% para 27% das intenções de voto empatando com Newton Cardoso (PMDB) que oscilou um ponto em comparação ao levantamento do fim de agosto, indo de 27% para 26%. A diferença dos dois candidatos na pesquisa anterior era exatamente de doze pontos percentuais.

O candidato do PV, Ronaldo Vasconcelos obteve 3% das intenções de voto e Maria da Consolação do PSOL outros 2%. Josemar (PMN), Omar Peres (PDT), Sarg. Ricardo Vieira (PT do B), Betão (PCO), Silvio Rodrigues (PCB) e Tibé (PRP) obtiveram 1% cada. Pretendem anular ou votar em branco 11%, três pontos a menos que na pesquisa anterior. O total de eleitores indecisos caiu de 27% para 22%.

Até o levantamento realizado em 21 e 22 de agosto, o registro do nome de Eliseu Resende no TRE era "Eliseu", sem o sobrenome. Após essa data, houve alteração do registro para "Eliseu Resende", usado no levantamento atual.

Eliseu Resende (PFL) cresceu em todos os segmentos, no interior do estado obteve 12 pontos percentuais a mais (de 14% para 26%), na região metropolitana subiu de 17% para 27%. O candidato do PFL ganhou 15 pontos percentuais entre os mais jovens (de 12% para 27%), dezessete pontos entre os eleitores com o nível superior de escolaridade (de 16% para 33%) e vinte pontos entre os que têm renda familiar entre cinco e dez salários (de 18% para 38%).

Resende supera Newton Cardoso na capital do estado (30% para o pefelista contra 21% do peemedebista), entre as mulheres (28% contra 21%), entre os mais escolarizados (33% contra 17%) e com maior renda (40% contra 19%).

A vantagem de Newton Cardoso sobre Eliseu Resende é observada entre os homens (30% contra 25%), entre os que têm menor renda (26% contra 22%) e nos outros municípios da região metropolitana (33% contra 23%).

Dos eleitores de Aécio Neves ao governo do estado 31% pretendem votar em Eliseu Resende (era 19%, 12 pontos a mais) e 27% em Newton Cardoso, era 30%.

Aécio Neves obtém 75% de aprovação de seu governo

Após completar três anos e oito meses à frente do governo do estado de Minas Gerais, o desempenho do tucano é aprovado por 75% dos eleitores. Em comparação ao levantamento de julho, a avaliação positiva de seu governo subiu de 69% para 75%. Somente 4% consideram seu governo ruim ou péssimo (três pontos a menos), e 18% o avaliam de forma regular, eram 21%.

Entre os eleitores com renda familiar mais alta, acima de dez salários, Aécio é aprovado por 89% e entre os moradores da região metropolitana por 82%.

A nota média atribuída ao desempenho do governador Aécio Neves, em uma escala de zero a dez, é 7,7, sendo que 24% deram nota dez à sua administração.

*Avaliação do prefeito Fernando Pimentel
Fernando Pimentel é aprovado por 63%*

O prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT), que completou dois anos e oito meses à frente da prefeitura da capital mineira tem seu desempenho aprovado pela maioria dos eleitores, para 63% sua administração está sendo ótima ou boa, eram 62% em julho. O índice dos que o avaliam de forma regular caiu de 26% para 22% e a taxa dos que reprovam o desempenho do petista se manteve em 9%. Não souberam avaliar 6% dos entrevistados.

A melhor avaliação de Pimentel é observada entre os eleitores com 60 anos ou mais (73%), entre os que têm nível superior de escolaridade (74%) e entre os que têm maior renda (76%).

A nota média do prefeito de Belo Horizonte foi de 6,9. Para 23% Pimentel merece nota oito.